É agora ou nunca!
Se você ainda não fez algo que tinha colocado como meta para 2020, essa é sua última chance! A não ser que essa meta seja começar a vida fitness... Nesse caso, é melhor deixar para o ano que vem mesmo
Nanotecnologia dando uma mãozinha à Odontologia
Ciência
Dois dentistas canadenses, Dr. Andrew JM Willoughby e Dr. Keith W. Moeller, obtiveram e emitiram inúmeras patentes em todo o mundo - incluindo Ásia, Europa e Estados Unidos - sobre a combinação e utilização de nanoprata junto a neurotoxinas botulínicas ("BONTs").
Esses compostos apresentam vantagens clínicas e logísticas significativas, incluindo o prolongamento da estabilidade e vida útil do BONT reconstituído de 2-3 semanas para mais de 3-4 meses, além do aumento da eficácia dos BONTs injetados até 6-7 meses.
Os profissionais acreditam que agora existe o potencial de que a neurotoxina botulínica não precise ser refrigerada, estendendo ainda mais seu uso em nações mais isoladas em todo o mundo.
Em 2017, o Dr. Willoughby concluiu um ensaio clínico de Fase 1 off-label em humanos, com 39 pacientes a serem injetados com OnaBotulinumToxin-A, que havia sido reconstituída com um composto de nanoprata, autorizado para uso no Canadá e nos EUA, como solução irrigante para lavagem de feridas cirúrgicas.
Após o ensaio, foi observado um aumento na duração do efeito terapêutico entre os pacientes que sofriam de uma série de problemas, como dores de cabeça tensionais crônicas, bruxismo e rugas. Houve também efeitos antivirais notáveis em pacientes com herpes labial (HSV-1) e nenhum desses pacientes apresentou efeitos adversos. Outros ensaios clínicos posteriores em humanos foram concluídos desde então, com resultados semelhantes.
Estudo realizado em SP e MA revela que apenas 5% das crianças foram ao dentista antes dos dois anos
Saúde
Um estudo da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (USP) e da Universidade Federal do Maranhão, publicado na revista "Brazilian Journal of Medical and Biological Research", mostrou que apenas 5% as crianças dessas cidades tinham ido ao dentista antes dos dois anos, em 2004 e 2005. Além disso, a pesquisa evidenciou que até os sete anos, 35% destas crianças ainda não tinha passado por ao menos uma consulta odontológica.
São resultados preocupantes, tendo em vista que o ideal é que a primeira consulta odontológica ocorra no momento da erupção do primeiro dente, geralmente entre os 4 e 10 meses de vida.
O estudo investiga a possível associação entre fatores socioeconômicos e comportamentais com o atraso da visita ao dentista entre 1463 crianças de 10 e 11 anos de Ribeirão Preto (790 crianças), e de São Luís (673 crianças).
A seguir algumas evidências observadas:
Baixa escolaridade da mãe e não possuir um plano de saúde privado foram associados a maior atraso na primeira consulta odontológica para ambas as cidades, assim como pequeno número de consultas de cuidados pré-natais da mãe e haver um contexto familiar sem a presença pais biológicos ou com pais solteiros;
Na amostra de mães mais instruídas, apenas 39,9% em Ribeirão Preto e 9,73% em São Luís haviam levado os filhos ao dentista até os dois anos;
Dentre os agravantes apontados está o fato de pais/cuidadores terem medo de dentista e passarem esse medo para as crianças ou, até mesmo, evitar levar seus filhos ao dentista;
Muitos consideram não necessário, pois a dentição decídua (dente de leite) é temporária e, em razão disso, não se preocupam com a perda deste dente por cárie.
Assim, identificar características de cuidadores e famílias menos prováveis de terem levado seus filhos ao dentista pode ajudar na criação de estratégias para estimular o acesso das crianças à primeira visita ao dentista em idade mais precoce.
Odontomóvel chega para cuidar da saúde bucal dos moradores de São Joaquim
Saúde
A cidade de São Joaquim, localizada no interior de Santa Catarina, recebeu, na última sexta (18), um consultório odontológico em forma de trailer para atender a população local.
A Unidade do Odontomóvel é na verdade um consultório odontológico estruturado em um veículo devidamente adaptado e equipado para o desenvolvimento de ações de atenção bucal, que atenderá as necessidades odontológicas de pessoas que não possuem condições de fazer um tratamento na cidade.
O Odontomóvel deverá entrar em funcionamento no início de 2021.
Dica de filme: Last Christmas
Cultura
A dica de hoje é para quem ama o Natal e não perde a oportunidade de fazer aquele esquenta quando a data se aproxima! O filme Last Christmas (ou em sua tradução nada fiel, Uma Segunda Chance para Amar) traz uma história levinha e meio clichê de Natal, mas com um final que deixa muita gente surpresa.
É aquele tipo de filme que você acha que é bobinho, mas acaba se surpreendendo. E ainda tem todo o carisma da Emilia Clarke, que faz a gente gostar ainda mais dos personagens. Não tem como não sentir o espírito natalino!
O filme está disponível no TelecinePlay.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!