É sexta-feira, amor!
E a semana passou voando! Por aqui já está caindo a ficha de que o ano realmente começou e de que é hora de focar com tudo em nossos projetos. Quer dizer, na segunda a gente foca...
Idosos representam mercado em crescimento na Odontologia brasileira
Saúde
A Odontogeriatria é uma especialidade que vem demandando cada vez mais. Isso porque a população idosa tem crescido, graças ao aumento da expectativa de vida decorrente de cuidados de saúde mais frequentes e acessíveis.
Segundo o IBGE, de 2012 a 2018, a população brasileira com 65 anos de idade ou mais cresceu 26%. E a expectativa é que ela continue aumentando. A Odontogeriatria foi reconhecida como campo odontológico somente em 2002 e de lá para cá muita coisa mudou. “A saúde bucal do idoso já não é mais a mesma de 20 ou 30 anos atrás. E muitas novidades ainda estão por vir, por conta do novo estilo de vida e até do investimento maior que tem sido feito por quem busca um sorriso bonito e saudável, com implantes e próteses. Isso faz com que o desafio seja constante. A gente estuda o comportamento e os hábitos do idoso de hoje, de olho no idoso de amanhã”, explica a cirurgiã-dentista Denise Tibério.
O atendimento ao paciente idoso deve receber uma atenção especial. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista deve observar o comportamento e estado cognitivo do paciente. Além disso, deve prestar atenção se há outras doenças além das condições bucais; o uso de medicamentos; o objetivo do tratamento procurado; contatos de emergência; rotina familiar; comportamento e todos os aspectos que possam contribuir para a construção do perfil do paciente idoso de forma detalhada. Assim, aliar o conhecimento teórico, a ética profissional e o respeito ao tempo de vida dos pacientes é a fórmula de sucesso na Odontogeriatria.
Vestida de princesa, dentista inspira criando novas experiências de atendimento com crianças
Saúde
A Odontopediatra Stella Toschi tem dado o que falar entre os pequenos – e principalmente entre os adultos. Ela conseguiu transformar a consulta em um momento de diversão e muita brincadeira. Além de um consultório todo decorado e cheio de bichinhos de pelúcia, Stella não abre mão de seus jalecos-fantasias, que faz questão de usar todos os dias. Jaleco branco? Nem pensar!
Como tudo começou?
A ideia de receber as crianças de uma forma totalmente diferente veio de um trauma sofrido na infância. Quando tinha 9 anos, Stella sofreu um traumatismo dentário grave. Ao brincar na rede, ela caiu de boca no chão. No hospital, Stella conheceu a Odontopediatra Leila Daher Moreira, sem fazer ideia de que ela mudaria sua vida.
"Sempre carinhosa, atenciosa e doce, brincava muito comigo na cadeira. Ela tornava aquele momento prazeroso, e fazia o trauma anterior ser menos doloroso. O tratamento já foi diferenciado, me cativando desde aquele primeiro momento em que nos conhecemos", relembra.
Stella se formou em Odontologia em 2004, se especializou em Odontopediatria e hoje é mestre na área. Já foi militar, deu aula na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e atualmente trabalha na CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul) da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Campo Grande).
Desde então, Stella nunca mais usou jalecos brancos, e não abre mão de suas fantasias e do gorro colorido. Hoje em dia, possui quatro jalecos: da Branca de Neve, Mulher Maravilha, Super-Homem e Minions. E as crianças gostam tanto da ideia, que vão à consulta fantasiadas, inspiradas na “tia” Stella.
A Odontopediatra garante que não basta só vestir os jalecos-fantasias. O atendimento também faz toda a diferença para as crianças e suas famílias. "O fato de eu receber a criança de uma forma diferenciada já é de extrema importância, principalmente para mostrar empatia e trabalhar o emocional da família, conversar com todo mundo, descobrir as rotinas da saúde bucal. Porque ser Odontopediatra é um cuidado familiar, e não somente para os pequenos", afirma.
Nordeste: Odontologia na UniAteneu se destaca por tecnologia, professores qualificados e apoio ao aluno
Carreira
O Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu em Messejana, Fortaleza (CE), vem se tornando referência no Brasil. Além do ensino teórico, o curso tem todo um enfoque em experiências práticas que fazem a diferença no processo formativo dos futuros profissionais. No início deste semestre, será inaugurada uma clínica odontológica, para que os estudantes fortaleçam seu aprendizado e atendam à comunidade.
O ensino
Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, os alunos realizam práticas que envolvem a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, onde o ensino é compartilhado de forma integral, aumentando a compreensão e a visão do estudante sobre a profissão.
Corpo docente
A graduação investe em um corpo docente qualificado, composto por mestres, doutores e pós-doutores com vivência no campo da pesquisa científica e atuação no ramo odontológico nas suas diversas especialidades. Os professores do curso compartilham conhecimento teórico e experiências práticas e profissionais com os alunos, mesclando a visão acadêmica com a de mercado.
Carreira profissional
Através das disciplinas de Gestão na Área da Saúde e Planejamento de Carreira, os alunos são orientados sobre o comportamento e a atuação deles no exercício profissional, assim como são informados sobre a realidade do campo de trabalho em que serão inseridos após formados. A partir desta vivência inicial, são preparados para atuar nos diversos cenários que circundam a profissão, avaliando e pesando as suas escolhas.
Estrutura
Os laboratórios básicos, pré-clínicos, clínicos e de imagem destinados ao Curso de Odontologia da UniAteneu estão cada vez mais modernizados para atenderem às necessidades técnicas e científicas dos alunos. Eles contam com estrutura e equipamentos em conformidade com as tecnologias mais modernas utilizadas no ramo odontológico na atualidade. Além disso, o acervo físico e virtual das bibliotecas segue o mesmo padrão de qualidade.
Atualmente, o curso está em fase de finalização das obras da clínica odontológica, com uma arquitetura moderna e espaçosa, equipamentos de ponta e conforto para os alunos, professores e pacientes que buscarem o atendimento na clínica-escola da UniAteneu. A previsão de inauguração é para o início do semestre 2021.1.
Dica de série: Mãe Só Tem Duas
Entretenimento
A dica de hoje é de uma série que vai te fazer rir, chorar, se emocionar e rir mais uma vez. ‘Mãe Só Tem Duas’ chegou na última quarta (20) à Netflix, e já está recebendo vários elogios.
A produção mexicana fala sobre duas mães, completamente diferentes, que tiveram suas filhas trocadas na maternidade. Inclusive, uma das mães é interpretada por Ludwika Paleta, a Maria Joaquina da versão original de Carrossel.
A série traz alguns clichês misturados com uma dose de originalidade que deram muito certo. Sem dúvidas, você vai se divertir, além de refletir sobre relações familiares e de afeto. Perfeita para esse final de semana!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos segunda-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Bom final de semana!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!