Anote a receita de hoje! 📝
Ingredientes: Newz + café quentinho + lugar aconchegante. Modo de fazer: se acomode em um lugar confortável e acesse a sua Newz enquanto degusta um delicioso café. Tem jeito melhor de começar o dia?
UEM instala primeiro ecoponto para descarte de escovas de dentes usadas do país
Atualidade
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a empresa júnior da instituição, Insight Odonto, criou o primeiro ecoponto para descarte de escovas de dentes usadas do Brasil. O dispenser está instalado na Clínica Odontológica da UEM, no centro de Maringá.
O material recolhido será enviado para uma indústria que utiliza o plástico das escovas como matéria-prima para a produção de madeira. A ideia é construir bancos e mesas para locais públicas com a madeira reaproveitada.
Cerca de 3 milhões de escovas de dente são descartadas anualmente em Maringá e na região metropolitana.
A professora Narumi Orita Pavan, orientadora das atividades da empresa júnior, explica que o projeto tem como principal objetivo amenizar o impacto do descarte das escovas de dente no meio ambiente, de forma que os estudantes tenham maior contato com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental durante sua formação.
“Os alunos de Odontologia têm ótima formação técnico-científica, uma vez que a universidade prepara o futuro profissional para diversos procedimentos clínicos em variadas especialidades. A partir de projetos práticos, como esse do ecoponto, os estudantes ganham também formação em empreendedorismo, em outras atividades que fazem parte da rotina profissional e em práticas de sustentabilidade, algo ainda pouco explorado no campo odontológico”, afirma.
Agora, o foco principal da empresa júnior é instalar ainda mais ecopontos pela cidade. A empresa está negociando com a Prefeitura Municipal de Maringá para implementar o projeto nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas da rede pública. A instituição ainda deseja firmar novas parcerias, agora com as organizações institucionais do setor público e empresariais de iniciativa privada.
Estima-se que, até o final de 2022, 50 novos ecopontos sejam instalados pelas regiões de Maringá. A empresa planeja ainda realizar o plantio de uma árvore a cada projeto finalizado e distribuir um e-book para os profissionais de Odontologia, com dicas visando promover maior sustentabilidade nos consultórios.
Fonte: AEN-PR
Com fim do uso obrigatório de máscara, cresce a busca por consultas odontológicas e procedimentos estéticos no Paraná
Atualidade
No final de março, o uso da máscara deixou de ser obrigatório em ambientes fechados. Não demorou muito para que os profissionais de Odontologia começassem a sentir os efeitos da medida, com um aumento expressivo na busca por tratamentos odontológicos.
O crescimento, que chegou a 50% em algumas clínicas, abrange não só os cuidados com a saúde bucal, mas também a procura por procedimentos estéticos e ortodônticos.
De acordo com especialistas, muitas pessoas deixaram os cuidados com a saúde bucal de lado durante a pandemia: deixaram de comparecer às consultas e de realizar a higiene bucal adequadamente. Agora, com o fim do uso da máscara e o rosto exposto novamente, essas pessoas retomaram os cuidados com a saúde bucal e estão correndo atrás do prejuízo, por meio de limpezas, troca de restaurações, procedimentos como o clareamento, etc.
“Nosso setor de profilaxia e limpeza está bombando, porque a pessoa retira a máscara e vê que tem uma necessidade que não é só de saúde, é estético também. Então a retirada da máscara aumentou a procura por questões estéticas”, comenta o dentista Vitório Bonacin Filho. “Temos recebido muitos pacientes que dizem que não tratam o dente há dois anos e agora estão doidos para tirar a máscara, mas estão com dente amarelado, cárie, e querem arrumar”.
Este retorno dos pacientes aos consultórios indica que a saúde bucal da população está bem pior do que antes da pandemia, tanto pelo período sem acompanhamento odontológico quanto pelo aumento no consumo de alimentos prejudiciais à saúde bucal.
“O que aconteceu muito é que as pessoas estão comendo mais, fazendo mais comida em casa ou mesmo pedindo muita comida. O uso excessivo dos dentes, consumo de alimentos muito doces, isso é prejudicial para a saúde bucal. Os pacientes estão voltando com quadros bem piores do que víamos anteriormente” afirma o dentista Frederico Fortes. “Durante a pandemia houve um aumento muito grande de doenças de gengiva, provocadas por bactéria. Pessoal come, não escova o dente direito e aí fica com o alimento apodrecendo na boca. Quando coloca a máscara, esquenta boca e a bactéria vai crescendo, o que vai provocar manchas no dente, cárie, gengivite, tártaro e etc e tal, que é o que está fazendo as pessoas procurarem o dentista agora”, complementa Bonacin Filho.
Fonte: Bem Paraná
A importância do acompanhamento odontológico de pacientes com doença de Parkinson
Saúde
A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa, que causa danos às células cerebrais responsáveis pela produção de dopamina. Estima-se que no Brasil, aproximadamente 200 mil pessoas são portadoras da doença. Ela é mais comum entre os adultos acima de 65 anos.
O distúrbio afeta a região motora dos pacientes, provocando tremores, rigidez muscular, postura curva, lentidão nos movimentos, passos mais curtos e acelerados, e sinais não-motores, como depressão, demência, alterações na fala, entre outros.
Os cuidados com a saúde bucal dos pacientes com Parkinson são fundamentais para garantir melhor qualidade de vida e independência. Suas limitações exigem técnicas específicas durante o atendimento odontológico, além de um tratamento planejado de acordo para as necessidades daquele paciente.
“Deve ser realizado um plano de tratamento odontológico individualizado que considera o estágio atual e a progressão da doença. O acesso aos cuidados e a tolerância aos tratamentos propostos são levados em consideração para a redução doa estresse ou desgaste desnecessário ou impróprio para o seu estágio da doença”, esclarece a cirurgiã-dentista Dra. Juliana Franco, especialista em Odontologia para Pacientes Especiais e doutora em Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais.
Indivíduos com sintomas leves podem receber o atendimento ambulatorial, com foco na prevenção e adaptações de escovas dentárias e medidas que facilitem a rotina de higiene bucal.
No entanto, conforme a doença vai evoluindo, os atendimentos passam a ser realizados pelos profissionais de Odontologia para Pacientes Especiais ou Odontogeriatras. Dessa vez, o atendimento é mais curto, gerando menos estresse para o paciente e, consequentemente, menos tremores. A indicação é que ele aconteça uma hora após a administração dos remédios em uso.
“É importante sempre posicionar o paciente na cadeira odontológica de forma confortável utilizando apoios ou colchões para a estabilização e para a sua segurança, com a realização de aspiração efetiva da cavidade oral, durante os procedimentos, devido ao risco de disfagia e broncoaspiração. Abridores de boca ou mantenedores de abertura bucal são indicados para diminuir o esforço do paciente em manter a boca aberta durante o procedimento, diminuindo os riscos de acidentes”, afirma a profissional
A prevenção continua sendo a melhor maneira de garantir a saúde bucal das pessoas portadoras de doenças neurodegenerativas. Desse modo, evita-se o aparecimento de cárie e periodontite que, no caso de pacientes em estágio avançado, só podem ser tratados com a administração de anestesia geral.
O recomendo é que os cuidadores ou familiares do paciente realizem treinamentos com os cirurgiões-dentistas, a fim de aprender a higienizar a região bucal adequadamente quando o paciente não conseguir mais realizá-la, devido à intensificação dos tremores ou déficit cognitivo.
Fonte: SEGS
Smart Aligner: inteligência em alinhar sorrisos
Patrocinado
Cá entre nós, quando o assunto é corrigir os dentes, as palavras “aparelho fixo” são suficientes para desanimar muitos pacientes. Afinal, além de ser um tratamento demorado, ele é bastante incômodo e nada agradável esteticamente. Sem contar nas restrições alimentares.
Por isso, é fundamental que os dentistas estejam antenados com as novas tecnologias do mercado que proporcionem tratamentos mais confortáveis, práticos e sem impactos na rotina dos pacientes.
Já conhece os alinhados estéticos da Smart? Eles são tudo isso e mais um pouco! Acesse o site e confira.
Resina bisacrílica PrimmaArt
Produto
PrimmaArt é um compósito autopolimerizável para confecção de provisórios, reembasamento de restaurações pré-fabricadas ou mock-ups.
Benefícios
- Maior resistência à fratura e ao desgaste;
- Estabilidade de cor;
- Viscosidade adequada com reprodução perfeita de detalhes;
- Maior previsibilidade de resultados;
- Baixa liberação de calor;
- Fórmula balanceada.
Saiba mais no site da FGM.
Quais as recomendações clínicas em periodontia para pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica?
Professor Convidado
Doença cardiovascular aterosclerótica é o nome dado a um conjunto de doenças potencialmente fatais, em que ocorre aterosclerose, uma patologia vascular progressiva, com espessamento das artérias e obliteração da luz, diminuindo o aporte sanguíneo. Sabe-se que a periodontite é um fator de risco para o desenvolvimento dessa doença.
No artigo de hoje, a Profª. Drª. Mariana Fogacci traz algumas recomendações clínicas e reforça a importância do profissional dentista incentivar seus pacientes a adotarem hábitos saudáveis. Leia abaixo.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos na quarta-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.