Aproveite a semana!
Que tal menos contagem regressiva pra sexta e mais buscar aproveitar os nossos dias da semana? Encontre prazer nas suas atividades e curta os pequenos acontecimentos diários. Vamos tentar?
UEL produz três novas ferramentas que prometem auxiliar na Odontologia Restauradora
Saúde
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) oficializou um contrato de licenciamento de tecnologia para produzir e comercializar três ferramentas que vão auxiliar em restaurações dentárias. O contrato foi assinado na sede da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) por representantes da Universidade, da Fundação de Apoio (Fauel) e da empresa licenciada.
As três ferramentas consistem em uma Régua Milimetrada para Fotografia, que permite uma verificação rápida da boca do paciente; uma Régua Milimetrada de Proporção Áurea, que permite uma análise detalhada de sua proporção e uma Régua Milimetrada de Proporção Individual, que auxilia na medição individual de cada dente. As ferramentas serão confeccionadas em acrílico, permitindo sua desinfecção em autoclave.
As réguas foram desenvolvidas pelos professores Adriana de Oliveira Silva e Hebert Samuel Carafa Fabre, do Departamento Odontologia Restauradora, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), durante um Programa de Formação Complementar oferecido aos estudantes de Odontologia Restauradora em 2019.
Os professores decidiram investir nesta tecnologia devido às dificuldades enfrentadas no cálculo da proporção dos dentes e da boca dos pacientes com as ferramentas já existentes para este fim.
De acordo com Adriana, com as novas réguas, os cirurgiões-dentistas conseguem fazer medições e cálculos mais precisos para chegar à proporcionalidade, fator fundamental para obter um sorriso mais harmônico. Além disso, com as novas ferramentas, os profissionais conseguem ter uma dimensão biométrica muito mais precisa, dispensando cálculos matemáticos e tornando o trabalho mais simples.
Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, as ferramentas permitirão que a sociedade usufrua de mais resultados de pesquisa, resultando em tratamentos odontológicos mais completos e avançados. “Estamos cumprindo nossa missão. A universidade resgata o propósito para o qual foi criada”, afirma.
Como a cárie se desenvolve no dente?
Saúde
A cárie é uma doença que afeta aproximadamente 90% da população. Mas o que muitos pacientes não sabem é que, antes do aparecimento do pontinho preto característico da cárie, as bactérias já podem estar lesionando os dentes.
As manchinhas pretas podem aparecer tanto no início da lesão quanto em casos mais avançados. Nesses últimos, quando a doença atinge a dentina, os dentes podem ter sua tonalidade alterada como um todo.
A maior preocupação em relação à cárie é que ela se desenvolve no formato de cone ou pirâmide, com a sua base voltada para a parte mais interna do dente. Com isso, os danos internos podem ser muito maiores do que se aparenta. Mas pode tranquilizar seus pacientes que, após a restauração, o dente recupera sua estética natural.
Fases
- Os primeiros sinais da cárie são vistos apenas microscopicamente. Quando surgem as primeiras manchas brancas, o dentista já consegue perceber as lesões macroscopicamente;
- Quando a cárie começa a se manifestar de forma visível, podemos perceber perda da translucidez do esmalte, acompanhada do surgimento de uma superfície esbranquiçada e sem brilho. Isso acontece devido à ação da placa bacteriana sobre os dentes e significa que está ocorrendo a sua desmineralização. O tratamento neste primeiro momento é feito com a aplicação de flúor ou de outro produto que estimule sua remineralização;
- Dependendo da higienização bucal realizada pelo paciente, a progressão da cárie pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Portanto, a escovação correta, o uso de fio dental e demais cuidados com a saúde bucal são a maneira mais eficaz de evitar o aparecimento da cárie.
Resina bisacrílica PrimmaArt
Produto
PrimmaArt é um compósito autopolimerizável para confecção de provisórios, reembasamento de restaurações pré-fabricadas ou mock-ups.
Benefícios
- Maior resistência à fratura e ao desgaste;
- Estabilidade de cor;
- Viscosidade adequada com reprodução perfeita de detalhes;
- Maior previsibilidade de resultados;
- Baixa liberação de calor;
- Fórmula balanceada.
Saiba mais no site da FGM.
Curso de redes sociais para dentistas
Marketing e gestão
Karina Caporal, dentista e fundadora do método Dentista além do Mocho, acabou de lançar um curso 100% gratuito para ajudar dentistas a utilizarem, de uma vez por todas, as redes sociais como método de trabalho.
Com a ajuda das redes sociais, Karina conquistou a liberdade de sua clínica, atendeu 100% dos pacientes privados e não sofreu mais lacunas na agenda. Assim, criou sua autoridade nas redes sociais e deu até entrevistas na televisão. E é este método utilizado por ela que é ensinado em seu curso.
A primeira aula foi ao ar ontem, mas realizando a inscrição, você consegue assisti-la e acompanhar as próximas. No total, serão 4 aulas que te ajudarão a fidelizar pacientes, lotar a sua agenda e triplicar o seu faturamento.
Clique aqui e realize sua inscrição.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.