As férias dos dentistas
Carregam uma mala só com os itens de higiene bucal. Chamam atenção do amigo que não escova os dentes há 2 dias. Ajudam aquela tia que tem uma amiga que tá sentindo uma dorzinha de dente... Confere?
Dupla contaminação por Covid e influenza é relatada em três estados brasileiros
Atualidade
Nesta semana, o Brasil registrou alguns casos de contaminação dupla por Covid-19 e influenza. Segundo dados do laboratório Diagnósticos da América (Dasa), mais de 40 casos desse tipo foram confirmados nas mais de 900 unidades da rede privada. Essas ocorrências foram relatadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.
A dupla contaminação ocorre quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. A imprensa internacional, inclusive, apelidou esse tipo de contaminação de “flurona” ("flu", de influenza, com "rona" de coronavírus).
Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirmou que uma contaminação dupla não é rara de acontecer. “Quando temos duas epidemias simultâneas, a chance de positivar os dois vírus é grande”.
No entanto, o que é raro é a infecção simultânea pelos dois vírus. Segundo o infectologista, é fundamental saber diferenciar a coinfecção da codetecção.“Os métodos para identificar vírus no nosso corpo, como o teste PCR, são muito sensíveis. Eles detectam facilmente pedaços do vírus que não necessariamente estão trazendo infecção ou doença para o indivíduo. Essa codetecção é muito frequente, mas não significa que os dois vírus estão agindo no corpo”, afirma.
A dupla contaminação pode levar a um quadro mais grave?
Sabe-se que a “flurona” pode comprometer a saúde de pessoas com o sistema imunológico debilitado. No entanto, essa dupla contaminação não é necessariamente um indicativo de um quadro mais grave.
Jamal Suleiman, infectologista do Hospital Emílio Ribas, ressalta a importância da vacina para evitar o quadro grave das duas doenças. "Se você estiver vacinado, o risco de desenvolver forma grave dessas doenças é remoto. Se você não estiver imunizado, vai seguir o fluxo e correr riscos, seja com um, dois ou três vírus".
Como identificar uma contaminação dupla?
A semelhança dos sintomas pode fazer com que as duas infecções sejam facilmente confundidas. Assim, a única maneira eficaz de identificação é realizando os testes para para Covid-19 e influenza. Porém, alguns sinais podem ajudar a diferenciar ambas as doenças.
Sintomas da gripe (influenza)
Sintomas agudos logo nos primeiros dias de infecção, como febre alta, calafrios, dor de garganta, mal-estar, perda de apetite, coriza, congestão nasal e irritação nos olhos.
Sintomas da Covid-19
Evolução da doença a partir do 7° dia, podendo ou não ocorrer insuficiência respiratória.
Pesquisadores da Universidade de Oxford afirmaram que os sintomas da nova variante ômicron se diferenciam das cepas anteriores do coronavírus, trazendo dor de garganta, dor no corpo, principalmente na região da lombar, congestão nasal, problemas estomacais e diarreia.
Curso de Odontologia promove projeto social em comunidade mineira
Responsabilidade Social
Os alunos de Odontologia do Centro Universitário UNIFACIG voltaram a promover o Projeto UNIFACIG em Comunidade. A ação, iniciada em 2017, é voltada para as crianças das redes municipal e estadual de Manhuaçu, município de Minas Gerais.
Atualmente, o trabalho é focado em implementar informações sobre saúde bucal, por meio de palestras, jogos, gincanas, além da realização de um levantamento das necessidades das crianças e adolescentes. A partir dele, os casos são classificados de acordo com seus riscos, organizando os atendimentos na Clínica Unifacig.
Além disso, os alunos doaram kits de higiene bucal, com escovas de dentes, fio dental e creme dental. O projeto contemplou cerca de 80 crianças.
Em 2022, a meta é integrar adolescentes entre 12 e 15 anos, idades que mais necessitam de atenção em saúde bucal.
Cronograma de postagens para janeiro
Marketing e Gestão
O ano acabou de começar e nada mais justo do que iniciar 2022 com o pé direito – na vida e nas redes sociais do seu negócio. Se ano passado você estava mais pra lá do que pra cá, sem tempo, abandonando sua conta profissional, a sua principal meta para 2022 deve ser marcar presença nas redes, e isso inclui postar com frequência e garantir engajamento!
Se você ainda se sente meio perdido em relação aos conteúdos que mais estão em alta, pode ficar tranquilo que trouxemos um guia para te nortear não só em janeiro, como nos demais meses do ano. Quer ver só? Clique no post abaixo!
Quem vai, quem fica?
Professor Convidado
Um texto que fala sobre como sair da zona de conforto pode ser vantajoso para a nossa carreira. Assim, bem curto e grosso. Dá uma olhada abaixo.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.