Cadê minha motivação?
Como assim eu compartilhei um texto motivacional e não encontrei minha motivação?! Segundas são difíceis e às vezes nem uma boa xícara de café ajuda. Força para todos nós!
Odontologia geriátrica: por que a saúde bucal é saúde geral
Saúde
É inegável que a maioria dos idosos só visita o dentista quando perde um dente ou quando precisa colocar a famosa dentadura. É aí que entra a Odontologia Geriátrica, que nada mais é do que a prestação de cuidados bucais aos pacientes mais velhos, muitos dos quais requerem diagnóstico, manejo, prevenção e tratamento de problemas dentários associados a mudanças e doenças relacionadas à idade.
Meera Asokan, dentista que dirige a Clínica Odontológica Thrive, na Malásia, falou um pouco sobre o assunto: "Com uma conscientização crescente, e com a maioria das pessoas querendo manter um conjunto saudável de dentes por mais tempo, todos nós precisaremos de serviços para idosos em algum momento”.
De fato, a Odontologia Geriátrica difere da Odontologia convencional quando se trata de tratar pacientes idosos, pois eles geralmente necessitam de uma equipe multidisciplinar composta por dentistas, médicos e familiares e, se necessário, um cuidador ou familiar.
Segundo Meera a capacidade funcional do idoso deve ser avaliada levando em conta sua saúde bucal, física, cognitiva e mental. A equipe também deve levar em conta as circunstâncias socioambientais e revisar as prescrições do paciente.
Problemas mais comuns
Os problemas dentários mais comuns em idosos incluem cárie, gengivite, periodontite, boca seca, estomatite de dentadura, úlceras, candidíase oral e cânceres bucais.
E infelizmente, muitos desses problemas são causados por conta de seu estilo de vida: "A dieta desempenha um papel enorme na saúde bucal", diz ela, ressaltando que as iguarias malaias são ricas em açúcar, uma bandeira vermelha para aqueles com condições médicas subjacentes, como diabetes.
Escovação e mobilidade reduzida
Desse modo, é mais do que fundamental que os idosos escovem os dentes regularmente, com a escova de dentes adequada. Além disso, o fio dental deve ser uma obrigação.
Mas infelizmente, a realidade não é bem assim, principalmente devido à mobilidade reduzida de alguns idosos. “Aqueles com destreza manual reduzida, devido a derrame ou artrite, enfrentarão dificuldades para realizar escovação de rotina. Por isso, é melhor conversar com o seu dentista, onde uma possível solução para este problema é mudar para uma escova de dentes elétrica e usar dispositivos de retenção de fio dental", sugere Meera.
Check-ups
Os check-ups odontológicos regulares, duas vezes ao ano, também devem ser uma prioridade para os idosos em geral. Durante essas visitas, os idosos que utilizam dentaduras devem passar pelo ajuste e higiene das mesmas, esta última muito importante, pois sua má realização pode ser uma das causas de pneumonia.
"E quem está em asilos pode solicitar que um dentista entre para treinar os cuidadores ou auxiliares na assistência básica de higiene bucal. [...] O equívoco de que a saúde bucal é separada da saúde geral tem que mudar”, acrescenta.
5 fatos assustadores sobre os dentistas do passado
BiZarrices
Se hoje muitos pacientes morrem de medo de ir ao dentista, imagina antigamente, quando não existia anestesia e tudo era feito apenas com a coragem? Risos. Se você tem um paciente que tem pavor de dentista, mostre essa lista para ele. Vai que ele muda de ideia...
1- O dentista mais antigo do mundo vivia no Egito
O primeiro dentista do mundo vivia no Egito, há cerca de 4.500 anos, e se chamava Hesi-Re. Ele era conhecido como o “maior médico que tratava dos dentes”, fase escrita em hieróglifos, encontrados perto de crânios sem dentes. Ele extraía os dentes de seus pacientes, mas não era o único “dentista” da época. Foram encontrados papiros com descrições de tratamentos egípcios indicados para algumas doenças bucais. Por exemplo, eles indicavam “amassar uma pasta e aplicar sobre o dente uma parte de cominho, uma parte de incenso e uma parte de cebola” no dente que “corrói as partes altas da carne”.
2- Métodos curiosos para limpar os dentes na Grécia e na Roma Antiga
O médico grego Diocles de Caristo, que viveu no século 4 a.C., recomendava uma técnica de escovação específica para seus pacientes: “A cada manhã deveis esfregar vossas gengivas e dentes com os dedos desnudos e com menta finamente pulverizada, por dentro e por fora, e em seguida deveis retirar todas as partículas de alimento aderidas”.
Já em Roma, influenciados pela cultura grega, o método era um tanto quanto estranho. Os ingredientes dos pós-dentifrícios, considerados “parentes distantes” dos cremes dentais, eram bizarros: cascas de ovos e conchas de ostra e base de ossos.
3- A primeira escova de dentes
Não parecia ser nada confortável! A primeira escova de dentes foi criada pelos ingleses apenas no século 17. Suas cerdas eram feitas de pelo de porco, que era amarrado em perfurações feitas em um osso, que servia como o cabo da escova.
Imagem: Pixabay
Antes disso, no século 7, Maomé recomendava o uso do siwak, uma espécie de escova, feita do ramo de uma árvore que tinha bicarbonato de sódio em sua madeira.
4- Barbeiros também cuidavam dos dentes
Antes dos dentistas existirem, profissionais de diversas áreas exerciam sua função. Na Idade Média, os monges católicos faziam procedimentos cirúrgicos, mas rapidamente foram proibidos pela Igreja. Os barbeiros foram os próximos da lista.
Além de fazer a barba e cortar cabelo, eles realizavam inúmeras cirurgias: eles faziam sangrias, tiravam pedras dos rins e extraíam dentes. Como não eram especializados em nenhum tipo de medicina, eles faziam tudo como dava, mas provavelmente de forma bem dolorida.
5- Dicas um tanto quanto bizarras
Pierre Fauchard, autor do livro O Cirurgião Dentista, publicado em 1728, trouxe grandes avanços para a Odontologia, por inventar pivôs e dentaduras para a substituição de dentes perdidos.
Entretanto, naquela época, deu alguns conselhos bizarros e grotescos para seus pacientes. Por exemplo, uma das dicas de Fauchard era enxaguar a boca de manhã com colheradas da própria urina. Quem está disposta a testar a eficácia desta técnica?
Como se manter motivado quando você quer jogar tudo para o alto?
Negócios
No emprego dos sonhos, nós estamos motivados todos os dias e sempre com ótimas ideias para colocar em prática. Mas como nem tudo são flores, sabemos que na vida real, às vezes só queremos desaparecer na nossa cama e jogar tudo para o alto. Como somos todos humanos e esse sentimento vez ou outra cisma em aparecer, trouxemos algumas dicas que podem nos ajudar. Fiquem ligados!
Quem vai, quem fica?
Professor Convidado
Um texto que fala sobre como sair da zona de conforto pode ser vantajoso para a nossa carreira. Assim, bem curto e grosso. Clica na imagem acima e dá uma olhada.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.