Clique aqui e encontre o amor da sua vida
Ele vai estar sempre ao seu lado. Nas manhãs de chuva, sol, tristeza, alegria. Mesmo que você seja do tipo que prefere suco a café. Estamos falando da Newz! Se isso não for amor, eu não sei o que é...
Curso de Odontologia da UCPel envia vídeos com orientações antes da consulta para reduzir o medo e a ansiedade dos pequenos
Saúde
É fato que ir ao dentista é sinônimo de medo para muitas crianças. E quando é a primeira consulta, nem se fala. Pensando nisso, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começou a produzir vídeos para serem enviados antes das consultas, apresentando o consultório e contando um pouco sobre os procedimentos que serão realizados.
“As imagens fornecem informações visuais para a criança saber o que esperar durante a visita odontológica. Isso gera previsibilidade, o que é super importante”, conta Luísa Jardim de Oliveira, professora do curso. Por meio dos vídeos, as crianças conhecem o consultório odontológico e o profissional dentista que realizará o atendimento.
“Temos notado que esses vídeos proporcionam às crianças um ambiente mais viável e elas têm chegado mais preparadas para os atendimentos”, afirma Luíza. A técnica tem sido mais do que aprovada pelos pais, que contam que os filhos chegam mais tranquilos ao atendimento. Alguns, inclusive, até mandaram um vídeo de agradecimento aos profissionais. Para a professora Gabriela Pinto, essa interação torna o atendimento mais humanizado.
Hoje em dia, existem alguns estudos que comprovam resultados positivos quando ocorre comunicação por meios digitais, a chamada Teleodontologia. “Os pacientes ficam mais tranquilos, porque já conhecem o cenário que vão encontrar”, afirma a estudante do sétimo período Gabriele Teixeira. Sua colega, Cássia Castro, complementa: “Não existe nada mais gratificante do que conseguir devolver o sorriso às crianças, vê-las felizes no consultório e se sentindo bem”.
Clínicas de Odontologia gratuitas da PUC Minas retomam os atendimentos presenciais
Saúde
(Imagem: Reprodução/PUC Minas)
As Clínicas de Odontologia da PUC Minas retomaram seus atendimentos presenciais na última segunda-feira (3). Os atendimentos aos pacientes encaminhados pelo SUS haviam sido interrompidos em decorrência da onda roxa, com restrições ainda mais rígidas impostas pelo governo de Minas para conter a pandemia de Covid-19 no estado.
A retomada ocorreu após uma rigorosa avaliação e autorização da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, e os atendimentos deverão ser feitos de acordo com rigorosos protocolos de biossegurança:
· Instalação de divisórias de vidro entre os boxes de atendimento;
· Instalação de uma bomba a vácuo para sucção de aerossol gerado durante o atendimento;
· Organização do fluxo de entrada e saída por meio de demarcadores no chão, evitando que os pacientes fiquem próximos;
· Distribuição de “scrubs”, vestimentas sanitárias utilizadas por equipes de trabalho em ambientes hospitalares, além da utilização de máscaras N95, face shields e propés;
· Redução do número de atendimentos, a fim de diminuir o fluxo de circulação de pessoas;
· Treinamento e capacitação de alunos e funcionários;
· Monitoramento da saúde de pacientes e de profissionais;
· Alteração nos cronogramas de aulas.
Os atendimentos retomam com serviços essenciais de urgência e emergência, além de outras necessidades. “O serviço prestado à população pelas Clínicas de Odontologia da PUC Minas é, sem dúvida, essencial para complementar a oferta de serviços de saúde que já existe na comunidade”, conta a professora Soraya de Mattos Camargo Grossmann, chefe do Departamento de Odontologia da Universidade.
Sistema de Isolamento Anterior Isolite: mais conforto e proteção durante os procedimentos
Produto
O Sistema de Isolamento Anterior Isolite é um sistema completo que se conecta diretamente ao HVE da cadeira do consultório, fornecendo sucção contínua e sem o uso das mãos. O produto ajudar a reduzir gotículas e aerossóis de procedimentos odontológicos em até 90%.
Essa redução e isolamento da umidade garantem que as ligações sequem de forma mais eficaz e permaneçam intactas por mais tempo, além de dar excelente visibilidade e acesso à região anterior com retração labial, da língua e bochecha.
Os pacientes também se sentirão mais confortáveis devido ao bocal de polímero macio e flexível, que acomoda o frênulo labial superior e inferior.
Indicações:
Ajuste e colocação de revestimento
Implantes
Ligação ortodôntica e colocação de fios
Ligação de esmalte ou abrasão
Clareamento
Obturações de resina composta periodontal
Extrações
Acúmulo de postes e núcleos
Pulpotomia terapêutica
Saiba mais clicando aqui.
Associação entre Periodontite e doenças cardiovasculares: novas diretrizes internacionais
Professor Convidado
O consenso sobre Medicina Periodontal publicado pelas Academia Americana de Periodontologia e Federação Europeia de Periodontologia (2012) teve por objetivo revisar a literatura e apresentar recomendações aos profissionais de saúde, no contexto da associação entre periodontite e outras doenças.
Recentemente, esse Consenso foi atualizado, no que tange a relação entre periodontite e doenças cardiovasculares, e teve sua versão revisada publicada em 2020.
O artigo de hoje traz um pouco do que é abordado neste novo consenso. Para conferir, clique aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.