De dentista e de louco todo mundo tem um pouco
E o importante é ter equilíbrio! Tá tudo bem num dia ser o profissional mais f*@% e ágil e, no outro, cismar em conversar com o paciente durante o procedimento... Faz parte da vida!
Tabagismo aumenta em até oito vezes o risco de desenvolver câncer de boca
Saúde
Pessoas que fumam apresentam mais chances de desenvolver câncer de boca. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 70% dos diagnosticados com esse tipo de câncer também fumam.
E engana-se quem pensa que só os cigarros “tradicionais” causam o problema. De acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), os novos cigarros que vêm surgindo no mercado aparentam ser mais naturais, mas na verdade são tão perigosos – ou mais – do que os comuns. Narguilés, versões que se passam por naturais, como de camomila ou essências com sabor e os vapes – cigarros eletrônicos – são um exemplo. Aliás, esses últimos costumam enganar muitas pessoas que acham que, por emitir menos fumaça, são menos prejudiciais. Mas é o contrário. Uma hora de cigarro eletrônico equivale a 10 cigarros convencionais. O problema está na concentração alta de nicotina, que causa dependência de maneira mais intensa.
"Não existe consumo seguro de tabaco. Se tem tabaco, sempre tem o risco, pois são as substâncias que estão nele que prejudicam a saúde bucal e, consequentemente, o corpo em geral. Nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e até a fumaça e o calor geram danos à mucosa da boca", alerta a cirurgiã-dentista Silmara Regina da Silva.
O uso de tabaco começa com sinais leves, como manchas nos dentes e periodontite, e pode levar a problemas mais complexos, sendo o câncer bucal o pior deles. "Os sinais surgem em feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas e nódulos em qualquer região da boca: língua, gengiva, bochecha ou palato, por exemplo. Ao notar um desses sintomas é preciso procurar imediatamente por um serviço de Saúde", enfatiza Silmara.
A profissional afirma ainda que não há como prevenir os efeitos do cigarro na boca: "Nenhum cuidado com higiene bucal pode evitar os riscos trazidos pelo tabaco. Contudo, bons hábitos, como a correta higienização, o consumo de frutas e vegetais e a periodicidade das consultas com o cirurgião-dentista são fundamentais para fazer o diagnóstico precoce e tratamento das possíveis alterações”.
Assim, os fumantes devem visitar o dentista regularmente – de duas a três vezes ao ano. O diagnóstico precoce oferece 90% de chance de cura, enquanto o tardio, 50%.
Projeto ajuda a transformar o sorriso e a autoestima de crianças e adolescentes em Forquilhinha (SC)
Responsabilidade Social
(Imagem: Coopera | Divulgação)
Para ter o tão desejado sorriso bonito e saudável, é necessário tomar diversos cuidados com a higiene pessoal em casa e no consultório do dentista. No entanto, esses hábitos, que podem parecer tão básicos para alguns, ainda são desconhecidos ou inacessíveis para muitas famílias. Foi a partir dessa percepção que nasceu, no bairro Cidade Alta, em Forquilhinha, Santa Catarina, o projeto “Espelho, espelho meu”.
Dinho Rampinelli, idealizador da iniciativa e líder comunitário, conta que identificou essa falta de acesso das famílias da comunidade a consultórios odontológicos ao encaminhar uma criança que tinha a dentição muito comprometida para tratamento bucal em 2018. Através de sua participação no LAB’s em rede, o Laboratório de Inovação Social da COOPERA, e nesse grupo de estudos, o “Espelho, espelho meu” começou a ganhar forma. “Junto com a cooperativa o projeto foi colocado em prática. Conseguimos parceria com dentistas e profissionais da área da saúde. A UNESC também adotou o tratamento de algumas crianças”, lembra o voluntário.
A iniciativa tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do público atendido de modo geral. Para isso, oferece acompanhamento psicológico, promove palestras de orientação sobre higiene bucal e já forneceu kits de higiene pessoal a mais de 100 crianças e jovens.
Segundo o presidente Walmir Rampinelli, apoiar essa e outras iniciativas é muito satisfatório, pois são ações que integram o 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. “Estamos sempre trabalhando baseados nos nossos valores e cultivando um espírito empreendedor e responsável”, garante o presidente.
Como contribuir
Embora a pandemia tenha cessado os eventos presenciais do projeto, a necessidade de tratamento bucal em crianças e jovens continua. Segundo Dinho, os voluntários seguem atendendo os casos mais críticos nas casas e fornecendo kits de higiene pessoal. Por isso, caso algum profissional de Odontologia tenha interesse em se voluntariar ao projeto, basta entrar em contato com a Coopera.
Colgate conduzirá pesquisas de saúde bucal na estação espacial internacional
Saúde
A Colgate-Palmolive informou que enviará o primeiro experimento de higiene bucal do setor privado para a Estação Espacial Internacional (ISS), sob o patrocínio do Laboratório Nacional da ISS dos EUA. De acordo com a empresa, o experimento tem como objetivo aprender mais sobre as bactérias que afetam a saúde bucal e geral, em um ambiente único de microgravidade.
O experimento viajará para o laboratório orbital a bordo da missão comercial de reabastecimento de vinte segundos da SpaceX, contratada pela NASA, na espaçonave Dragon. O lançamento está programado para acontecer a partir do dia 3 de junho de 2021, no Kennedy Space Center, na Flórida.
“O objetivo da Colgate é reimaginar um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e o planeta. Nós nos esforçamos constantemente para ultrapassar os limites de pesquisa e desenvolvimento. Agora estamos avançando ainda mais no espaço”, conta Pat Verduin, diretor de tecnologia da Colgate-Palmolive.
Segundo Verduin, a parceria única entre a Colgate-Palmolive, o Laboratório Nacional ISS e a Universidade de Nevada-Las Vegas (UNLV) será de grande ajuda para que a pesquisa vá além do que é esperado, do que é conhecido e até mesmo além do nosso planeta para testar e acelerar a ciência da saúde bucal.
O experimento
O experimento foi desenvolvido com o intuito de recolher mais informações sobre o crescimento e o metabolismo dos biofilmes orais, que assumem a forma de placa dentária em nossas bocas e podem causar cáries e doenças gengivais.
Para conduzir o experimento na ISS, a tripulação usará dispositivos microfluídicos, desenvolvidos por professores da Faculdade de Engenharia da UNLV e microbiologistas da Colgate, a fim de simular o crescimento bacteriano em uma superfície semelhante a um dente.
Depois de mais de um mês de exposição à microgravidade, os dispositivos serão devolvidos à Terra a bordo da espaçonave SpaceX Dragon, e os cientistas da Colgate irão analisar e comparar os resultados com experimentos de controle conduzidos no solo.
A próxima missão da SpaceX para reabastecer a estação espacial com suprimentos essenciais também inclui pesquisas que agregam valor à nossa nação e possibilitam um mercado robusto em órbita baixa da Terra. “Damos as boas-vindas à Colgate, à comunidade de pesquisa da estação espacial e esperamos que esta seja a primeira de muitas investigações bem-sucedidas lançadas pelos cientistas da empresa no ambiente único do laboratório orbital”, diz o Dr. Michael Roberts, cientista-chefe interino, em nome do Laboratório Nacional da ISS .
O que esperar dos resultados?
A Colgate espera que os resultados da missão beneficiem mais da metade da população mundial nos próximos cinco a 10 anos, à medida que busca novas maneiras de criar terapias mais eficazes para combater doenças, cáries e qualquer coisa que ameace a saúde bucal.
Este é o primeiro de vários projetos de pesquisa no espaço que a Colgate planejou em parceria com o Laboratório Nacional da ISS. “Este é apenas um pequeno passo para o avanço da saúde bucal e um salto gigante para o avanço da pesquisa e desenvolvimento da Colgate centrados em soluções de saúde inteligentes”, finaliza Verduin.
Ah o algoritmo...
Marketing e Gestão
Quem está no Instagram sabe bem que é muito comum as publicações não alcançarem o público desejado. Isso acontece devido ao algoritmo da plataforma que segue todo um mecanismo para que seus conteúdos cheguem – ou não – aos seus seguidores. É chato? É chato, mas o primeiro passo para conseguir engajamento na sua página é entender como o algoritmo funciona. Dominando essas regrinhas, você consegue produzir e gerenciar o seu conteúdo de maneira muito mais inteligente e eficiente. Dá um confere no post abaixo!
Express™ XT: material de moldagem que promove mais conforto e agilidade
Produto
(Imagem: 3M | Divulgação)
O Express™ XT é um material de moldagem à base de silicone por adição, que possui uma fórmula avançada e que oferece a melhor opção para moldagens finais de alta qualidade e restaurações perfeitamente adaptadas na primeira tentativa, economizando tempo e aumentando o conforto para o dentista, técnico em prótese dentária e paciente.
Benefícios
• Alta hidrofilia com alta reprodução de detalhes, mesmo na presença de umidade;
• Excelente resistência à tração para evitar rasgamento e a necessidade de uma nova moldagem;
• Quase 100% de recuperação de elongação, minimizando o risco de distorção após a remoção da boca;
• Maior estabilidade dimensional, quando comparado aos silicones por condensação, possibilitando múltiplos vazamentos de gesso.
Para conhecer mais detalhes sobre o produto, clique aqui.
Jaleco médico é questão de saúde pública
Professor Convidado
O jaleco é classificado pela OMS (Organização Mundial da saúde) como Equipamento de Proteção Individual (EPI). A peça é uma importante barreira protetora contra os microrganismos que ficam expostos no dia a dia de trabalho dos profissionais de saúde.
A Dra. Ana Paula Moro, dentista e empresária fundadora da grife de jalecos customizados Dra. Chica, falou um pouco sobre o uso deste equipamento e trouxe algumas dicas para otimizar seu uso.
Clique aqui e confira!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.