E aí, recarregou as energias?
Ontem fomos presenteados com um feriado no meio da semana para dar aquela descansada. Se você não aproveitou, não se preocupe... amanhã tem mais! \o/
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto disponibiliza treinamentos para evitar contaminação durante atendimentos
Educação
A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP disponibilizou um curso para os alunos e funcionários da unidade, como forma de minimizar as contaminações nos atendimentos durante (e após) a pandemia de Covid-19. Os estudantes passaram ainda por um treinamento prático pelas diferentes etapas de atendimento.
Segundo a professora Andiara De Rossi, chefe da seção de Biossegurança da Forp, a paramentação e a desparamentação são as etapas mais importantes a serem seguidas pelos profissionais nos consultórios. Elas devem ser realizadas de acordo com um protocolo, diminuindo os riscos de contaminação durante os procedimentos.
Em um dos treinamentos, houve uma simulação de contaminação das luvas por uma saliva artificial vermelha, além da retirada dos EPIs, para fazer com a contaminação ficasse visível aos alunos e profissionais.
(Imagem: Forp)
O presidente do Centro Acadêmico da Forp, André Santos, ressaltou a importância do treinamento de biossegurança, como forma de relembrar e reforçar os cuidados que devemos ter, não apenas durante a pandemia. Além disso, destacou que não podemos baixar a guarda em relação aos cuidados básicos. Segundo ele, devemos “relembrar e reforçar as recomendações para frear a proliferação do vírus, como lavar bem as mãos, evitar aglomerações e usar máscara de forma correta”.
A professora Andiara falou ainda sobre as adaptações que foram necessárias devido ao retorno dos atendimentos presenciais. “Um exemplo foi a construção de espaços externos ventilados, as chamadas tendas, para a realização do acolhimento e triagem dos pacientes”, conta.
Além disso, os pacientes recebem orientações durante as consultas, como a proibição da entrada de acompanhantes, e armazenamento de pertences dentro de sacolas, descartadas ao final das consultas, além da higienização das mãos, braços e rosto ainda no consultório, também ao final da consulta.
(Imagem: Forp)
Além do treinamento destinado aos alunos e funcionários, a Forp produziu um vídeo com orientações de cuidados para idas ao médico, supermercado, entre outros locais. Confira o material clicando aqui.
Cirurgiões-dentistas falam de alternativas para otimizar tratamentos de pacientes com Odontofobia
Saúde
As abordagens multidisciplinares têm surgido como uma boa opção de tratamento para quem morre de medo de ir ao dentista ou, em outras palavras, sofre de odontofobia. Um planejamento completo, feito com mais de um profissional, atende às necessidades de saúde bucal desses pacientes com segurança e tranquilidade.
“As fobias, por si só, se caracterizam como patologias que têm como natureza a necessidade de uma atenção multidisciplinar. Às vezes com envolvimento de especialidades além da Odontologia, com psicólogo, médico psiquiatra em casos mais severos, e até o médico anestesista”, explica José Roberto Barone, presidente da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).
Casos mais graves podem exigir o auxílio de um anestesista. Assim, o procedimento torna-se mais confortável e os profissionais dispõem de mais tempo de intervenção, já que o paciente está sedado e entubado, e com controle de respiração e monitoração hemodinâmica.
A avaliação dos casos com os pacientes, familiares e outros profissionais do ponto de vista emocional é a chave do sucesso das abordagens. Sem contar os exames realizados para o planejamento de procedimentos com anestesia, que incluem os mesmos necessários a um regime hospitalar para conhecer a realidade fisiológica do paciente e seus limites orgânicos. Na maioria das situações, são recomendadas avaliações com clínico geral, cardiologista e o próprio anestesista, além do risco cirúrgico, relacionado à sedação. Por isso, é mais do que fundamental um ambiente preparado especialmente para o paciente, com os equipamentos necessários para o procedimento e possíveis intercorrências.
Barreira gengival Top Dam: prática e fácil de retirar
Produto
Top Dam é uma barreira gengival fotopolimerizável da FGM, de aplicação direta e fácil remoção. Ela é indicada para a proteção do tecido gengival durante o clareamento dental com peróxido de hidrogênio a 35% e como auxiliar de vedação no isolamento absoluto.
Benefícios:
· Excelente poder de vedação, devido à sua viscosidade e tixotropia adequadas;
· Fácil remoção;
· Resina resiliente, de fácil aplicação e maior conforto.
Saiba mais no site da FGM.
Seleção da cor dental para restaurações indiretas
Professor Convidado
A escolha da cor das restaurações indiretas dentárias é um processo que deve ser feito de maneira muito minuciosa. Por isso, hoje trouxemos um vídeo do professor Vinicius Esteves Salgado, com o objetivo de auxiliar na escolha da cor, diminuindo assim as repetições dos trabalhos. Serão abordados tópicos como materiais empregados e algumas considerações técnicas sobre o assunto.
Para conferir o vídeo, clique aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.