É com muito pesar que anunciamos...
Que vamos ficar um tempo sem aparecer por aqui. PEGADINHA DE 1º DE ABRIL RSRS. Até parece que íamos te deixar sem as notícias do dia! Pode comemorar que você não vai se livrar da gente tão cedo!
6 dicas para ser aprovado em concursos de Odontologia
Carreira
Certamente, para a maioria dos profissionais de Odontologia, o processo de participar de um concurso é um dos mais temidos. Afinal, eles são muito concorridos e demandam muito estudo e dedicação, e a rotina de trabalho de um cirurgião-dentista não é lá das mais calmas. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a melhor se preparar para este momento.
1- Leia atentamente o edital do concurso
Se você é o tipo de pessoa que apenas bate o olho nos editais, hora de rever esse hábito! É fundamental que você entre de cabeça e saiba todos os detalhes não só sobre o cargo que você escolheu, mas sobre a prova no geral. É no edital que você tem acesso ao conteúdo programático, ao peso de cada disciplina, ao cálculo da nota final, etc. Portanto, lendo detalhadamente o edital, você vai poder direcionar os seus estudos para o que realmente interessa, além de entender melhor o que a banca leva em consideração na hora de avaliar as provas.
2- Organize uma rotina de estudos
Um plano de estudos é fundamental, principalmente quando temos uma rotina cheia e, consequentemente, pouco tempo livre para se dedicar aos estudos. Primeiro, tenha em mente de que o fato de você ter poucas horas livres não vai atrapalhar o seu rendimento, desde que seu estudo seja feito com qualidade.
Assim, priorize as disciplinas mais importantes, as que têm mais peso na formação da sua nota. Evite distrações. Estude em um lugar calmo, silencioso e deixe o celular de lado.
Outro ponto importante é estabelecer uma regularidade. E estudar um pouco todos os dias vai te ajudar nisso. Só assim o seu corpo se acostuma com o hábito de estudo diário.
Por fim, alterne entre as disciplinas do conteúdo programático. Assim, o estudo fica menos monótono e mais dinâmico.
3- Tenha consciência do que está enfrentando e trace objetivos claros
Afinal, não adianta apenas só estudar por estudar. Se você está participando de um concurso muito difícil e mega concorrido, busque sempre se lembrar disso. Dessa forma, você entende que precisa se dedicar muito e estudar para alcançar o que deseja. E uma coisa é certa: não vai ser fácil, vão ter momentos de desânimo e preguiça, mas o importante é persistir e não deixar fatores externos interferirem em seus objetivos.
4- Evite distrações
O principal inimigo de quem precisa estudar, trabalhar ou fazer qualquer outra coisa que exija disciplina. Ler e absorver o que foi lido são duas coisas bem diferentes, então é importante deixar as distrações de lado para que você consiga absorver todo o conteúdo.
Portanto, escolha um lugar calmo e isolado para iniciar os seus estudos. Afinal, não tem coisa pior do que ser interrompido a todo momento ou se distrair facilmente com pessoas passando, fazendo barulho e por aí vai. Fique longe de coisas que podem te distrair, como celular, televisão, videogame... E se ainda assim existe algum barulho que você não consegue controlar, utilize um fone de ouvido para redução de ruído.
5- Escolha um material de estudo adequado para você
Tem gente que se adapta muito bem com vídeo-aula, tem quem prefira o bom e velho livro, ou então a apostila daquele amigo. O importante é escolher o material que melhor se adapte a você. Vá testando um de cada vez e, assim, você vai descobrindo o que faz mais sentido para você.
Mas, independente do material escolhido, saiba que o caderno deve ser um item obrigatório em sua lista. Afinal, é ali que você fará as anotações mais importantes, além de resolver as questões e fazer um breve resumo sobre o conteúdo estudado.
Priorize ainda a realização de simulados. Como o próprio nome já diz, eles são a melhor forma de você se preparar para o dia da prova, não só em relação ao conteúdo, mas também ao tempo de realização da avaliação.
6- Chega de procrastinar
Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje. Em outras palavras, deixe a procrastinação de lado e comece já a sua rotina de estudos! Quanto mais você adia, mais difícil fica de dar o primeiro passo e, consequentemente, mais tempo você vai demorar para se adaptar a nova rotina. O importante é não pensar muito! Logo logo será automático para você encarar o estudo como parte de seu dia a dia.
Tendências de comportamento pós-pandemia
Atualidade
Dando continuidade ao nosso especial da semana, trouxemos mais duas tendências de comportamento esperadas para o mundo pós-pandemia.
Maior cuidado com higiene e segurança em espaços públicos
Ao final da pandemia, as pessoas automaticamente vão dar maior importância à higiene e aos cuidados com a saúde e bem-estar. Por conta disso, esses cuidados vão se estender aos espaços públicos. Estabelecimentos devem repensar seus espaços, para melhor distribuição do público, além de disponibilizar produtos de higiene, como álcool em gel.
Pagamento por aplicativos, como o ‘pague e retire’ estarão em alta.
Redução das viagens a trabalho
A tendência pós-pandemia é de que viagens de negócios, convenções e congressos diminuam. Chefes e funcionários vão perceber que existem alternativas - menos dispendiosas – para suprir essa necessidade. Ferramentas e alternativas virtuais são um ótimo exemplo.
Edel+White apresenta a Flosserbrush
Produto
Flosserbrush é a nova escova de dentes da Edel+White. Com maior flexibilidade, ela possui cerdas Konex HD afiladas, mais adaptáveis à superfície dos dentes, resultando no que a marca chamou de "reimaginação de uma escova de dentes manual".
A escova possui cerdas mais macias, trazendo maior conforto para quem possui dentes e gengivas sensíveis. Suas cerdas finas podem acessar áreas que cerdas mais grossas não poderiam, como os espaços entre os dentes e a margem da gengiva.
Com uma alça mais flexível, a Flosserbrush é ideal para quem possui destreza limitada ao escovar os dentes, proporcionando uma experiência de escovação mais adaptável.
Para mais informações, visite o site da Edel+White.
Existe relação entre a Periodontite e a doença de Alzheimer?
Professor Convidado
As pesquisas sobre a Doença de Alzheimer (DA) vêm sendo focadas na busca de fatores de risco modificáveis para a doença, uma vez que atualmente apenas fatores de risco não-variáveis foram identificados. A relação entre a periodontite e a DA vem sendo investigada nesse contexto.
Clique na imagem e saiba mais sobre os resultados encontrados.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.