Esse troféu é seu!
Você acaba de ser premiado como o leitor mais dedicado! Dorme já pensando na Newz do dia seguinte, mostra para os colegas, puxa assunto no elevador com as matérias que leu... Um verdadeiro exemplo!
Pesquisa revela que 89% dos brasileiros não realiza higiene bucal corretamente
Saúde
Sabemos que realizar a higiene bucal completa, com escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal é primordial para manter a saúde oral em dia. No entanto, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) em 2020 revela que apenas 53% da população brasileira se atenta a esses cuidados. Além disso, 89% realiza a higienização menos de duas vezes ao dia.
O Ministério da Saúde vem realizando um outro levantamento, o SB Brasil, que está previsto para ser concluído em março. Ao todo, estão sendo entrevistadas e examinadas 50 mil pessoas em 422 municípios brasileiros.
O objetivo do levantamento é identificar de forma mais precisa a necessidade e urgência de tratamentos dentários, além de novas políticas públicas que auxiliem na prevenção e educação sobre a saúde oral. Essas políticas, aliás, são de extrema importância para combater o problema de maneira mais efetiva, já que as cáries e o mau hálito, por exemplo, são apenas a ponta do iceberg.
“O organismo pode ser afetado pela presença de bactérias na cárie e doença periodontal (das gengivas), o que está relacionado a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Já a perda dentária resultante das doenças bucais, caso não ocorra rápida reabilitação, pode levar a dificuldades para mastigar, má oclusão dentária e distúrbios na articulação têmporo-mandibular com dores de cabeça e zumbido no ouvido”, explica a professora de Odontologia Cristiane Costa da Cunha Oliveira.
O câncer bucal também pode aparecer por conta de uma má higienização, impactando na saúde geral e no funcionamento sistêmico da cabeça e do pescoço, sem contar que pode levar à morte. Com a pandemia de Covid-19, os cuidados com a higiene bucal vêm sendo ainda mais reforçados, já que podem prevenir quadros mais graves da doença.
Fonte: Estadão
HRAC-USP abre processo seletivo para práticas profissionalizantes e especialização em Odontologia
Educação
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru abriu processo seletivo para práticas profissionalizantes e especialização em Odontologia. Ao todo, são 23 vagas destinadas aos profissionais com formação na área.
Os cursos são totalmente gratuitos e as inscrições estarão abertas durante o mês de fevereiro. O início das atividades acontecerá em março de 2022.
Práticas profissionalizantes
Odontopediatria
7 vagas para 16 horas semanais e 2 vagas para 28 horas semanais
Duração: 6 meses
Inscrições: até o dia 11/02/2022
Periodontia
8 vagas para 28 horas semanais
Duração: 12 meses
Inscrições: de 25/02 a 11/03/2022
Em ambas, os candidatos deverão ser graduados em Odontologia e possuir especialização nas respectivas áreas.
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia
Carga horária: 24 horas semanais
Duração: 2 anos
Inscrições: até às 18h de 15/02/2022
Os candidatos devem possuir graduação em Odontologia.
Processo seletivo
A seleção contará com duas fases:
Provas específica e de proficiência em Inglês
Análise curricular
As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Apolo USP e os editais dos processos podem ser consultados aqui. Para mais informações, basta mandar um e-mail para saac@usp.br.
“Ah, mas eu tenho poucos seguidores...”. E daí?
Marketing e Gestão
Essa é uma das principais queixas entre os dentistas que criaram perfis profissionais nas redes. E isso não quer dizer que você não vai conseguir conquistar o seu espacinho ali e realizar vendas! Se você faz posts certeiros e direcionados, pode ter certeza de que a qualidade dos seus conteúdos vai superar a quantidade de algumas páginas por aí, que têm muitos seguidores e conteúdos rasos.
Quer um exemplo? Confere só este post!
O seu paciente já não é mais tão paciente
Professor Convidado
Os tempos são outros. Agora quem dá as cartas são os clientes cada vez menos pacientes. Eles não admitem mais o desrespeito com a sua agenda. O cliente hoje em dia pesquisa, solicita orçamentos, pede indicações, questiona, negocia. E também critica e dissemina a sua insatisfação junto à sua rede de relacionamento. Quer todas as informações sobre o seu problema, qual o tratamento e os procedimentos a serem realizados, qual o tempo de duração, quais os resultados esperados e as garantias.
Desenhado o cenário, você empreendedor da Odontologia, sabe o que fazer?
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.