Eu ouvi as notícias do dia de um jeito diferente?
Você ouviu Newz! Porque dá sim pra ter uma rotina corrida e ainda ler as notícias do dia. Tem coisa melhor do que se informar de forma rápida, leve e descontraída? Acho que não hein...
Escolas de Odontologia dos EUA veem pouco progresso na matrícula de estudantes negros
Atualidade
As escolas de Odontologia dos Estados Unidos não conseguiram fazer incursões significativas na atração e matrícula de estudantes negros e afro-americanos nas últimas duas décadas, o que pode estar contribuindo para a continuidade nas disparidades de saúde bucal entre os negros americanos, de acordo com a American Dental Education Association (ADEA).
Após analisar dados demográficos encontrados no site da ADEA, os pesquisadores concluíram que um olhar apenas para números brutos de matriculados em escolas de Odontologia, que apontam para um aumento significativo de alunos negros entre 2000 e 2019, fornece um quadro incompleto, se não enganoso.
Segundo os pesquisadores, quando eles existem, os ganhos para certos grupos raciais são muito mais modestos quando considerados como uma proporção de todos os matriculados em escolas de Odontologia e quando comparados com o crescimento global da população dos Estados Unidos.
Talvez mais significativamente, grande parte do aumento das matrículas de alunos negros pode ser atribuída à abertura de novas escolas odontológicas e classes maiores nas escolas existentes.
Por exemplo, os inscritos negros representaram 4,7% dos estudantes em 2000 e 5,78% em 2019, enquanto o percentual desses indivíduos na população dos EUA em geral é de 13,4%.
Além de analisar os dados agregados de todas as escolas de Odontologia dos EUA, os pesquisadores também examinaram dados de escolas específicas. Em 2019, 10 escolas ainda não tinham matrículas de estudantes negros, apesar de 236 candidatos. Além disso, as escolas mais novas estão tendo pior desempenho na matrícula destes alunos em comparação com as escolas mais estabelecidas.
Os pesquisadores convocaram essas escolas de Odontologia a revisarem seus processos de admissão para considerar vieses inconscientes e fazer parcerias com escolas alimentadoras para desenvolver uma melhor compreensão do porquê os candidatos negros não têm sucesso em realizarem a matrícula.
O autor principal e nativo da Austrália Romesh P. Nalliah, BDS, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan, disse que a ideia para o estudo veio de sua primeira experiência como professor nos Estados Unidos. "Ensinei assistência odontológica a estudantes minoritários do interior da cidade na esquina da Adams com a State em Chicago", disse Nalliah. "Quando comecei a aprender sobre as incríveis barreiras que meus alunos enfrentaram para progredir na vida, eu sabia que tinha que ajudar."
O estudo, "Diversity, equity, and inclusion interventions to support admissions have had little benefit to Black students over past 20 years", foi publicado pela Revista de Educação Odontológicada ADEA.
Lasers oferecem vantagens sobre dispositivos tradicionais em Odontopediatria
Saúde
De acordo com alguns estudos, aproximadamente 33% das crianças sofrem de medo e ansiedade na hora de ir ao dentista. E não é raro que essa fobia infantil chegue à idade adulta. Esses pacientes podem evitar o tratamento odontológico mais tarde na vida, o que pode levar à má saúde bucal e a uma infinidade de outros problemas de saúde. No entanto, existem muitas maneiras dos dentistas pediátricos ajudarem a minimizar esse resultado, começando por alguns equipamentos que podemos utilizar em nossas práticas.
Equipamentos tradicionais
O barulho da peça de mão pode ser assustador para uma criança, podendo dificultar – e muito – a ida ao dentista após esta primeira impressão.
Além do ruído, a peça de mão em si também pode causar alarme, devido às vibrações do dispositivo durante um procedimento, até o cheiro de "queimado" que pode ocorrer durante o processo. E depois há a dor associada às brocas dentárias. Além disso, algumas crianças precisam receber anestesia para realizar determinados procedimentos, o que pode ser preocupante para os pais.
Com até 50% das crianças sentindo medo de agulhas, dentistas pediátricos podem ter cada vez mais dificuldade em manter seus pacientes. Não é à toa que tantas crianças temem o dentista.
Lasers dentários
Felizmente, todos esses medos e muitos outros podem ser neutralizados através do uso de lasers dentários. Eles são uma excelente alternativa aos dispositivos tradicionais e podem ser usados tanto para procedimentos de dentes, quanto de tecido mole.
Além de diminuir o barulho que tanto incomoda as crianças, o laser também não cria vibrações ou calor, e é muito menos invasivo. Portanto, há menos sangramento com procedimentos de tecido mole, o que significa menos problemas pós-operatórios.
Como as crianças experimentam menos desconforto durante um procedimento com um laser dentário, muitas não precisam de anestesia local. Isso alivia tanto a mente dos pais quanto dos pacientes, ao mesmo tempo em que ajuda o dentista a construir uma melhor relação com os pequenos.
Depois que um paciente passa por um tratamento dentário onde um laser é usado, o tecido normalmente cicatriza mais rapidamente do que com os procedimentos tradicionais. Não só os pacientes pediátricos sentirão menos desconforto na cadeira, mas também sentirão menos dor quando saírem do consultório e voltarem para casa. Quando nenhum anestésico local é usado para procedimentos a laser, o paciente é capaz de retornar às atividades normais logo em seguida, sem medo de morder o lábio ou bochecha.
Outro benefício dos lasers dentários é que requerem menos tempo. Embora ninguém goste de sentar em uma cadeira odontológica por longos períodos de tempo, isso é especialmente difícil para as crianças.
Transição para procedimentos odontológicos amigáveis
Os dentistas pediátricos têm um papel fundamental em fazer com que as crianças se sintam confortáveis com a assistência odontológica e, principalmente, em consultas odontológicas de rotina. De fato, a Academia Americana de Odontologia Pediátrica (AAPD) reconhece o uso de lasers como instrumento benéfico no fornecimento de tratamentos especializados a pacientes pediátricos, incluindo portadores de necessidades especiais.
Embora haja sempre um processo de treinamento como parte da adoção de novas tecnologias, o retorno do investimento em fornecer aos pacientes pediátricos uma consulta rápida e praticamente indolor ao dentista é inestimável. Algo me diz que o laser será a nossa salvação, hein?!
Fonte: Dentistry Today
Vakker EASY REMOVER®: removedor automático de coroas e pontes
Produto
O EASY REMOVER ®, novo produto da Vakker, permite remover com sucesso coroas e pontes sem causar grandes desconfortos em seus pacientes.
O kit inclui 1 alça, 4 pontas, 3 pontas de arame e um conjunto de 3 fios de substituição.
Benefícios
Microgolpes de alta frequência que fornecem até 20 movimentos por segundo;
5 configurações de intensidade para uma intensidade mais controlada;
Design ergonômico;
Se encaixa em todos os motores E-type elétricos e movidos a ar.
Saiba mais clicando aqui.
O dentista agindo em tempos de Coronavírus
Professor Convidado
Estamos há mais de um ano vivendo um cenário de pandemia. E é inegável o impacto que ela causa não apenas em nossos negócios, mas em nós mesmos. O texto que trouxemos hoje foi escrito no ano passado, no início da pandemia, mas traz dicas muito interessantes e que continuam válidas para o cenário que estamos vivendo nos dias atuais.
Clique aqui e confira algumas ações que vão auxiliar você, dentista, a tomar decisões mais assertivas neste momento de crise.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.