Fevereiro, o que trazes pra mim?
Vai ter Valentine’s Day, mas, pela primeira vez em anos, não vai ter Carnaval. Estamos tristes, mas também no aguardo de que fevereiro traga as alegrias que janeiro (e 2020) não trouxe. Acredite!
Pesquisadores da UFF avaliam eficácia de jalecos na proteção de dentistas
Saúde
Em junho de 2020, foi divulgado um estudo realizado por pesquisadores da UFF, liderados pela cirurgiã-dentista e professora titular de Periodontia, Eliane dos Santos Barboza, a respeito da eficácia dos EPIs de TNT para os dentistas. Agora, como desdobramento desse estudo, os pesquisadores estão investigando também a resistência de jalecos cirúrgicos confeccionados de outros materiais.
A equipe chegou às seguintes conclusões:
• No primeiro estudo, os TNTs que compõem o material dos jalecos cirúrgicos descartáveis foram testados de forma simples e dobrada, em três diferentes gramaturas, para avaliar a resistência a cinco minutos de exposição ao aerossol produzido pela caneta de alta rotação. Os resultados mostraram que eles não garantem a proteção contra a passagem de aerossóis.
• No segundo estudo, os autores contataram seis empresas responsáveis pela confecção de vestimentas cirúrgicas no Brasil. Foram testados cinco TNTs, relatados como impermeáveis, um tecido à base de poliéster e um tecido à base de algodão. Os resultados mostraram que o têxtil SMS, composto de seis camadas, mundialmente utilizado na fabricação de vestimentas cirúrgicas, e o tecido de algodão impregnado com nanopartículas não ofereceram proteção contra aerossóis.
De acordo com a pesquisadora, os TNTs laminados com polietileno e o tecido de camada tripla (Trilayer) com membrana de poliuretano mostraram-se barreiras mais eficientes contra o procedimento de geração de aerossol no tempo de cinco minutos. Salientou ainda que o material hidrorrepelente permite a penetração de fluidos, dependendo da quantidade de líquido e do tempo de exposição. Os estudos relataram ainda que, quando um líquido penetra em um material, seus microrganismos são transportados juntamente com o líquido, sendo a penetração possível mesmo que o líquido não seja visível.
Com base nos resultados, Eliane finalizou ressaltando a importância de tecidos com diferentes pesos e camadas de impermeabilização, que, por ora, apresentam uma garantia a mais de proteção aos profissionais de saúde.
Consultório Odontológico é interditado pelo CRO de Mato Grosso do Sul
BiZarrices
Tem dentista que faz tudo bonitinho para abrir seu consultório. Regulariza tudo que tem que ser regularizado, contrata bons profissionais, investe em equipamentos de qualidade. Mas também tem dentista que não faz muita questão de estar com tudo em dia.
Foi o caso de um consultório odontológico em Três Lagoas (MS), que foi interditado por funcionar sem o alvará sanitário e de funcionamento, além de não possuir condições sanitárias adequadas para o exercício das atividades.
Instrumentos em péssimas condições e até uma cadeira furada (!!!) foram encontrados pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul. Além disso, em vez de utilizar toalhas de papel durante o atendimento, o “profissional” mantinha uma toalha de rosto (daqueles que usamos no nosso banheiro, isso mesmo) na cadeira odontológica.
O CRO-MS acionou a Vigilância Sanitária do Município para ação conjunta que resultou na interdição do local. O cirurgião-dentista foi autuado e será alvo de um processo ético.
Vídeo educa pacientes sobre resistência antimicrobiana
Saúde
Para ajudar a reduzir a propagação da resistência antimicrobiana, a Universidade de Lancashire Central (UCLan) e a Sociedade Endodôntica Britânica produziram um vídeo para ajudar os pacientes a entender melhor suas opções para tratar os tipos mais comuns de dor de dente.
A maioria das causas não pode ser tratada com antibióticos. Sendo assim, métodos alternativos de tratamento se tornaram muito eficazes.
"A maioria das nossas prescrições de primeira linha são antibióticos de amplo espectro, o que significa que eles trabalham em uma gama mais ampla de bactérias. Em alguns casos, isso será útil, mas os efeitos colaterais do uso deles é que mais bactérias provavelmente se tornarão resistentes aos seus efeitos e, eventualmente, não funcionam mais", disse Nargis Sonde, professor clínico de Odontologia Restauradora da UCLan.
"É importante que os pacientes saibam que seu dentista pode decidir não prescrever antibióticos para eles e lembrar que provavelmente haverá uma boa razão para isso. Pensamos que um vídeo educacional curto poderia ajudar os pacientes a entender melhor quais seriam suas opções", disse Sonde.
Segundo o Dr. Shalini Kanagasingam, da UcLan School of Dentistry, atualmente, as doenças resistentes a medicamentos são responsáveis por 700.000 mortes por ano em todo o mundo, e a Organização Mundial da Saúde estima que esse número aumente para 10 milhões por ano até 2050. “O problema não está desaparecendo, então precisamos agir agora para fazer o que pudermos para tentar evitar essa crise iminente e capacitar os pacientes a fazer melhores escolhas de saúde", afirmou Kanagasingam.
Definindo meu público-alvo: criando uma buy persona
Professor Convidado
Já definiu a buy persona do seu negócio? Ou melhor, você sabe do que se trata? Em resumo bem resumido, buy persona é basicamente seu cliente ideal. E sem saber o seu perfil ideal, fica difícil estabelecer uma comunicação assertiva com o seu público.
Saiba mais sobre o assunto no artigo de hoje.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!