Foco, força e café
Vamos acordar, vamos viver, porque o dia é longo e cheio de trabalho. Pega a xícara de café, joga uma água fria no rosto e bora trabalhar. A semana está só começando!
Dentistas relatam dramas na linha de frente de combate ao coronavírus no Ceará
Saúde
Devido à Covid-19, os profissionais de saúde bucal que atuam nos hospitais têm enfrentado uma rotina exaustiva física e emocionalmente. Além de acompanharem pacientes em situações delicadas e sem contato com os familiares, muitos desses profissionais perdem, diariamente, colegas de trabalho para o vírus.
De acordo com a cirurgiã-dentista Carla Welch da Silva, profissional da UTI do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e conselheira do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), “dentro das unidades são várias mortes mesmo, a gente chega num determinado dia e o paciente está bem na medida do possível. Horas depois, quando a gente está atendendo o paciente vizinho, aquele que até então estava bem tem uma parada cardíaca e muitas vezes vem a óbito. Isso é muito difícil pra gente”.
Cuidados com os pacientes
Os dentistas hospitalares avaliam os pacientes internados não apenas para manter a sua saúde, como para prevenir o desenvolvimento de outras infecções, principalmente a pneumonia associada à ventilação mecânica, muito comum em pacientes entubados.
“Além disso, realizamos a higiene bucal e observamos também outras necessidades em relação a próteses, dentes com mobilidade, processos infecciosos de origem dentária ou traumatismos nos tecidos bucais. Todas essas questões são tratadas durante a internação no próprio leito hospitalar”, ressalta Tácio Bezerra, cirurgião-dentista.
O CRO-CE recomenda que os profissionais sigam os protocolos de saúde, usando máscaras N95, protetores faciais, óculos de proteção, macacão, gorros e luvas descartáveis.
Número reduzido de dentistas hospitalares
De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia, existem apenas 17 cirurgiões-dentistas habilitados em Odontologia Hospitalar no Ceará. No Brasil todo, são aproximadamente 2.120 profissionais registrados, número muito abaixo do ideal.
Carla Welch, também conselheira do CRO-CE, ressalta a importância de que haja um número maior de dentistas atuando nos hospitais. “A especialidade de odontologia hospitalar é imprescindível numa equipe multidisciplinar, trazendo um novo olhar sobre questões específicas dos pacientes, inclusive com dentistas realizando pesquisas científicas e tentando entender causas de determinadas lesões bucais, principalmente nos pacientes entubados”.
O CRO tem se posicionado em defesa da obrigatoriedade de profissionais da área nas unidades de terapia intensiva e de internações prolongadas nos hospitais. Atualmente, o Projeto de Lei 883/2019 que trata do assunto aguarda parecer do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Outra proposta semelhante foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2019, mesmo com aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal - a PLC 34/2013.
Dica de podcast: Por Que Dói #24 | Tratamento de canal
Entretenimento
O canal é um dos procedimentos mais temidos entre os pacientes odontológicos. Muitos acreditam que ele é muito doloroso e, por isso, morrem de medo de realizá-lo. Entretanto, esses pacientes não sabem que o que realmente causa a dor no canal não é o tratamento em si, mas sim os seus efeitos.
No podcast Por Que Dói de hoje, o endodontista Miguel Haddad fala sobre o procedimento e sua evolução ao longo dos anos. Confira abaixo.
Resina para Restauração Filtek™ Universal
Produto
Simplificar o procedimento restaurador é o objetivo do desenvolvimento da Resina para Restauração Filtek™ Universal. Ela combina as tecnologias de exclusivos monômeros de baixa tensão de contração de polimerização (estresse) com nanopartículas para obter elevadas propriedades mecânicas e físicas numa resina composta universal.
É indicada para restaurações diretas em dentes anteriores e posteriores, confecção de núcleo de preenchimento, esplintagem e restaurações indiretas, como inlays, onlays e facetas.
Benefícios
Seleção de cores simplificada: 8 cores capazes de mimetizar a maioria dos casos clínicos: A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2 e D3;
Opacidade universal, para dar naturalidade;
Cor Extra White (XW) para dentes clareados e cor Pink Opaquer (PO) para mascarar substratos escurecidos;
Tecnologia patenteada 3M™: 100% de nanopartículas de até 100 nm, a qual contribui para a elevada resistência ao desgaste e excelente manuseio; mais rápida e fácil de polir;
Pigmentos fluorescentes, para dar aspecto natural;
Exclusivos monômeros de baixa tensão de contração de polimerização, para aliviar tensões e elevar a resistência à fratura;
Radiopacidade;
Apresentação em seringas de 4 g e cápsulas (com pontas longas de 8 mm, para melhor acesso e adaptação) de 0,2 g;
Aquecimento seguro da cápsula da Filtek™ Universal.
Saiba mais clicando aqui.
Clareamento dental – os erros que você mais comete
Professor Convidado
O clareamento dental é um procedimento cada vez mais procurado pelos pacientes e, por conta disso, não para de crescer o número de profissionais que buscam se especializar no assunto. No entanto, é muito comum que aconteçam erros durante o procedimento, comprometendo o resultado e até a saúde dos dentes.
No vídeo de hoje, o Prof. Dr. Alexander Nishida fala abertamente sobre esses erros e dá algumas dicas para a prática correta do clareamento. Clique aqui e assista.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.