Hoje a cerveja é por nossa conta
Hoje é dia de retocar a maquiagem e colocar um batonzão vermelho faltando 5 minutos pro final do expediente. Dia de ir com a roupa mais sextou do armário por baixo do jaleco. Bora ser feliz!
Aparelho feito com fio de vassoura? Adolescentes usam métodos inusitados para corrigir os dentes
BiZarrices
Nos últimos meses, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS) recebeu várias denúncias sobre a venda de falsos aparelhos ortodônticos e borrachinhas coloridas em redes sociais e sites. E, infelizmente, muitas dessas compras são feitas por adolescentes.
(Foto: Kísie Ainoã)
Eles têm usado fio de vassoura e até cola de alta resistência no aparelho, e o pior: às vezes o objetivo não é nem consertar os dentes e sim conseguir um novo visual. E são incontáveis os casos em que os jovens colocam o aparelho com um especialista, mas nunca retornam para dar continuidade ao tratamento.
A febre é tanta que tem até tutorial na internet de como fabricar um aparelho falso.
As denúncias chegaram à Comissão de Ortodontia do CRO-MS, que fez um alerta: “Esses aparelhos com produtos aleatórios de baixa qualidade, podem ser tóxicos e promover mudanças na arcada dentária da pessoa o que podem gerar sérios problemas”, disse a presidente do Conselho, Silvania Silvestre.
O uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um Ortodontista pode trazer problemas na mastigação, mobilidade e movimentação dentária indesejada, além de perda óssea e dos dentes.
Em alguns casos, os jovens colocam o aparelho sozinhos, com o auxílio de cola Superbonder. Silvania diz que o conselho luta para buscar uma lei que permita a venda desses produtos apenas para dentistas e acadêmicos de Odontologia: “Por enquanto, só conseguimos autuar quem estiver exercendo de maneira errada a profissão. Por isso, decidimos reforçar os alertas”.
Fios e elásticos usados em consultórios odontológicos devem ser testados e aprovados por agências reguladoras, o que reforça o quão perigosos podem ser os materiais vendidos em redes sociais e sites desconhecidos. “Os materiais necessitam ser biocompatíveis e possuírem aplicações de forças adequadas para os dentes suportarem”, completa Silvania.
CFO avança na análise de processos de habilitação na área de Odontologia Hospitalar
Saúde
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou uma reunião no dia 25 de fevereiro, em Brasília/DF, para prosseguir com a análise de processos de reconhecimento e credenciamento de habilitação em Odontologia Hospitalar.
Os esforços foram direcionados para o despacho de processos urgentes/emergenciais interrompidos em virtude da pandemia. O trabalho contou com o apoio técnico do Setor de Registro e Especialização da Autarquia para verificação e assinatura de parecer de cursos, deferidos e/ou indeferidos, bem como para avaliação de certificações profissionais com validação legal ou irregular.
Foi avaliada ainda a proposta de nova versão do documento elaborado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) relativa ao enfrentamento da covid-19 na Odontologia. O trabalho é conduzido para publicação da quarta edição do documento, lançado no início da pandemia, com base em publicações científicas, no avanço de conhecimento da doença e esclarecimento de dúvidas levantadas por Cirurgiões-Dentistas.
Instagram lança 'Salas ao Vivo', recurso que permite participação de até 4 pessoas em live
Redes Sociais
No começo da semana, o Instagram anunciou seu novo recurso: o "Salas ao Vivo", que permite que até 4 pessoas façam transmissão simultaneamente em uma live. Assim, além do criador da sala, mais 3 pessoas poderão participar da transmissão.
(Foto: Divulgação)
Segundo o Instagram, o objetivo foi oferecer uma nova opção para a criação de conteúdo "proporcionando uma maneira rápida e simples de se conectar com sua comunidade e público e trazer mais pessoas para a conversa".
Além disso, as Salas Ao Vivo podem ajudar os criadores de conteúdo a ganharem dinheiro e expandirem seus negócios. O recurso Selos permite que os seguidores paguem para terem seus comentários destacados em uma transmissão, ao mesmo tempo em que oferecem suporte aos participantes da live.
Assim como nas transmissões normais, os participantes da live podem bloquear usuários ou silenciar termos ofensivos. Ainda não é possível ter moderadores nas salas, mas o recurso deve chegar em atualizações futuras, segundo o Instagram.
O recurso está disponível para Android e iOS.
Dica de produto: IPS e.max ZirCAD Prime
Produto
Você já conhece o IPS e.max ZirCAD Prime? O material garante qualidade e estética excepcionais e oferece maior eficiência, flexibilidade e possibilidades na fabricação de restaurações cerâmicas. O IPS e.max ZirCAD Prime é adequado para todas as indicações - de coroas únicas a pontes de 14 unidades - incluindo todas as técnicas de processamento.
Isso é possível pela Tecnologia gradiente (GT). Nesta etapa, a matéria-prima de óxido de zircônio de alta resistência 3Y-TZP e a matéria-prima de óxido de zircônio altamente translúcida 5Y-TZP são combinadas.
O IPS e.max ZirCAD ainda é caracterizado por uma progressão contínua e realista de sombra e translucência e por propriedades translúcidas otimizadas, alcançadas devido ao uso de Tecnologia Gradiente (GT).
Os resultados alcançados também se devem ao sombreamento preciso dos materiais. IPS e.max ZirCAD Prime está disponível em 16 tons A-D e 4 tonalidades BL.
Para saber mais, clique aqui.
Halitose: Importância do manejo clínico pelo cirurgião-dentista
Professor Convidado
Na hora de buscar tratamento é bastante comum que as pessoas não saibam a qual profissional recorrer. Alterações no hálito provocadas pelo estômago respondem apenas a cerca de 2% dos casos. 90% tem origem bucal e as causas podem ir muito além de questões relacionadas a higiene.
Embora existam situações onde uma integração entre a área odontológica e outros profissionais de saúde sejam necessárias, em especial para o tratamento da halitose extra bucal, o cirurgião-dentista qualificado está preparado para diagnosticar, orientar e acompanhar estes casos.
Clique na imagem acima e saiba mais sobre o papel do cirurgião-dentista no tratamento da halitose.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos segunda-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.