Hoje a Newz está fazendo aniversário! 🥳
Estamos só no aguardo da festa surpresa e do com quem será! Hoje completamos 1 aninho ao seu lado, sempre te dando o bom dia mais caloroso e as melhores dicas! Que venham muitos anos pela frente!
São Paulo realizou mais de dois milhões de atendimentos odontológicos gratuitos nos últimos dois anos
Atualidade
Entre 2020 e novembro de 2021, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou cerca de 2.049.185 atendimentos odontológicos. O programa de Saúde Bucal do município abrange os locais que possuem atendimento inicial pela rede básica e que realizam os encaminhamentos para as mais diversas especialidades.
Os interessados em receber atendimento devem se encaminhar até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde deverá receber todas as orientações acerca da realização das triagens de risco odontológico. Uma vez realizada a triagem, o paciente iniciará seu tratamento.
De acordo com Marta Lopes de Paula Cipriano, responsável pela Assessoria Técnica de Saúde Bucal da SMS, os pacientes que não se encontram em situação de risco costumam receber alta em um período de 30 a 40 dias, o que equivale a cinco consultas aproximadamente.
Esses pacientes recebem orientações sobre higienização bucal, uso de fio dental e recebem aplicações de flúor, se necessário. Após esses procedimentos, é agendada uma nova consulta no período de seis meses.
Atualmente, 424 UBSs oferecem serviços voltados para Odontologia, como restaurações, aplicação de flúor e tratamento periodontal básico.
Se necessário, os pacientes são encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamentos de média complexidade. Os CEOs também recebem pacientes com necessidades especiais e ofertam atendimento odontológico nas especialidades de periodontia, endodontia, ortodontia e cirurgia oral menor.
As SMS ainda contam com cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e um ônibus destinado ao atendimento da população em situação de rua. Os veículos ficam em locais de grande concentração de pessoas, das 7h às 19h, nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Saúde mental também é papo de dentista, viu?
Saúde
Não é de hoje que o estresse vem interferindo na saúde bucal da população. Fato é que isso se agravou durante a pandemia e muitos pacientes nem imaginam a relação de proximidade que existe entre ambos. Afinal, os problemas emocionais podem gerar grandes impactos na saúde bucal.
Pessoas que vivem em constante situação de estresse passam por uma liberação desenfreada de hormônios que resulta no tensionamento dos músculos da mastigação. Essa instabilidade emocional pode resultar em herpes, aftas, xerostomia, doenças gengivais, cáries e, principalmente, bruxismo. Inclusive, a atenção deve ser redobrada quando o paciente apresenta casos de bruxismo, já que ele pode culminar em dores de cabeça e na mandíbula, e até fraturas dentais, em níveis mais extremos.
Além disso, problemas emocionais interferem na rotina de higiene bucal do paciente, sendo comum que deixem de lado a escovação e principalmente o uso de fio dental em situações de estresse, quadros depressivos e/ou de ansiedade, entre outros.
Todos esses fatores, quando reunidos, podem provocar sérios problemas na região bucal. No caso da xerostomia, por exemplo, o paciente experimenta uma redução na quantidade de saliva na boca, a principal responsável por manter a região lubrificada, e por remover os microrganismos que causam doenças como cáries e gengivite. O mau hálito também acaba aparecendo, já que é uma consequência de outros hábitos prejudiciais à saúde bucal.
Desse modo, diversos problemas odontológicos podem surgir como resultado de fatores que nada têm a ver com a região da boca, mas que, quando compreendidos, fazem todo o sentido.
Por isso, é sempre importante conversar de forma mais próxima com seus pacientes, a fim de entender melhor sobre sua rotina e também sobre seu emocional, identificando possíveis reflexos em sua saúde bucal. Combinado?
E vamos de dicas de reels!
Marketing e Gestão
Sim, nós já falamos muito de reels por aqui. E sim, nós vamos continuar falando, porque eles são muito importantes no Instagram – e pelo visto vão continuar sendo em 2022, ok?
Então se você ainda não inaugurou sua abinha de reels na rede social, pode ir tratando de colocar isso como meta para o próximo ano. E isso significa que você já pode, desde já, ir estudando sobre o assunto e dando uma olhada em algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de produzir e divulgar os seus vídeos.
E a primeira dica já começa aqui, na introdução mesmo: reserve uma parte da sua agenda/planner para anotar ideias e roteiros de reels - se quiser ter um caderninho apenas para isso, melhor ainda! Esse é o grande segredo para você conseguir se organizar e ter um conteúdo bem elaborado para os seus vídeos. Feito isso, agora já podemos ir para as outras dicas.
Confira clicando aqui!
Rei Leão na Odontologia: efeito manada!
Professor Convidado
Analogia com filmes da Disney? Temos! O texto de hoje apresenta uma discussão sobre o efeito manada. Sabe quando um procedimento começa a bombar e todos os dentistas começam a buscar especialização nisso? Acontecendo este efeito manada, o tal procedimento começa a cair devido ao alto número de profissionais no mercado fazendo os mesmos procedimentos e, consequentemente, o preço também despenca.
Quer saber como evitar que esse tipo de situação aconteça? Confira abaixo!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.