Isso ou aquilo?
Jaleco branco ou colorido? Crianças ou adultos? Ir direto ao procedimento ou perguntar da mãe, do pai e do gato primeiro? Dentistas e suas particularidades...
Higiene bucal previne 56% das infecções respiratórias em pacientes internados em UTIs
Saúde
Diversos profissionais são essenciais para os cuidados com a saúde de pacientes com Covid internados em UTIs. Os dentistas fazem parte desse grupo e exercem um papel fundamental no controle de infecções da boca que podem prolongar a permanência do paciente no hospital.
Segundo um estudo publicado em 2018 no International Dental Journal, tratamentos bucais realizados em pacientes intubados em UTI podem prevenir 56% das infecções respiratórias. “O estado de saúde do paciente com Covid-19 pode ser agravado caso sua higiene bucal não seja realizada da maneira correta. Uma boa higienização da cavidade bucal pode evitar, principalmente, problemas pulmonares”, destaca Mariana Pereira, coordenadora do curso de Odontologia da Estácio.
De acordo com a cirurgiã-dentista, a literatura odontológica demonstra a influência da condição bucal na evolução do quadro dos pacientes. O uso dos medicamentos pode funcionar como um redutor do fluxo salivar, o que gera um aumento do biofilme e de sua complexidade. “A presença de um biofilme bucal, bem como a de doença periodontal, podem atuar como fontes de infecção nosocomial ou hospitalar. Bactérias presentes na boca podem ser aspiradas e causar pneumonias de aspiração”, descreve Mariana.
Trabalho visa a redução de riscos
Para reduzir os riscos de mortalidade de pacientes que contraíram pneumonia durante o período de internação, a especialista explica que ações mecânicas e farmacológicas são empregadas. “A higienização é feita com uma escova especial que faz a sucção de secreções e um gel à base de digluconato de clorexidina a 0,12%, duas vezes ao dia. Para limpeza das áreas edêntulas, da mucosa, língua e lábios utiliza-se um swab ou um palito de madeira envolvido em uma gaze, umedecido na solução a base de clorexidina 0,12%. Associado a esses cuidados e, em razão de uma redução do fluxo salivar, o que é comum em pacientes hospitalizados, faz-se uma aplicação de vitamina E nos lábios e mucosas para uma hidratação”, explica a especialista.
Mariana Pereira ressalta que pacientes submetidos a traqueostomia ou intubação orotraqueal exigem ainda mais cuidados com a higiene bucal. “É de suma importância promover a limpeza eficaz das estruturas bucais e do tubo orotraqueal. Nesses pacientes, a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é uma das principais causas de morte e permanência no leito. Os procedimentos de higiene bucal são semelhantes aos já descritos, mas aqueles que estão intubados e pronados precisam de atenção redobrada, porque a presença do tubo orotraqueal e a posição adotada dificultam mais os protocolos de higienização”, finaliza Mariana Pereira.
Parceria entre universidade e fabricante de equipamentos odontológicos leva a Odontologia restauradora ao Reino de Tonga
Responsabilidade Social
A Midwestern University College of Dental Medicine Arizona e a Planmeca, uma fabricante finlandesa de equipamentos odontológicos de alta tecnologia, anunciaram uma parceria que promete expandir a Odontologia restauradora para o Reino de Tonga, através da doação de equipamentos e software CAD/CAM para Odontologia. A colaboração é coordenada pelo reitor da faculdade P. Bradford Smith e pelo gerente de vendas de instituições e escolas Planmeca USA, Don Erickson.
Estão entre os equipamentos a serem doados: dois scanners intraorais Planmeca com laptops, software Planmeca Romexis, PlanCAD Easy Design e Mill. Com isso, a equipe odontológica do Hospital Vaiola vai conseguir ajudar a salvar os dentes da população, fabricando coroas restauradoras no local e oferecendo atendimento clínico por custo significativamente reduzido. Além disso, o grupo de nove dentistas participantes pretende concluir as restaurações em uma única visita do paciente.
A escola de Odontologia tem conduzido viagens missionárias a Tonga há mais de 10 anos. Lá, auxiliam o fornecimento de equipamentos odontológicos e educação continuada para avançar os níveis de atendimento. As viagens anteriores resultaram em um programa de assistência odontológica para Odontologia a quatro mãos, avançando no tratamento ortodôntico e treinamento didático e prático em Implantologia.
Segundo a Planmeca, as doações e parcerias com organizações possibilitam o fornecimento de atendimento odontológico essencial para a população mais carente, melhorando seu bem-estar e qualidade de vida. “A Planmeca fez contribuições em todo o mundo, incluindo a doação de unidades odontológicas e produtos de imagem. A expansão de uma contribuição na área de Odontologia CAD/CAM é um grande acréscimo ao nosso alcance para fornecer atendimento odontológico aprimorado”, disse Jussi Ylisaari, diretor de pós-vendas e projetos universitários da Planmeca Oy.
Atrasos no desenvolvimento infantil e Odontologia: o que os profissionais podem fazer para educar e ajudar crianças e famílias a enfrentarem esse problema?
Saúde
Miguel é um menino de dois anos que visitará o dentista pela primeira vez. Seus pais são pacientes há muito tempo em seu consultório e você está animado para conhecê-lo depois de ouvir tudo sobre ele. No entanto, quando a mãe e ele chegam, algo não parece certo. Ele não fala muito e aponta para vários itens em vez de dizer palavras, embora pareça feliz.
Aos 2 anos, Miguel deveria estar juntando palavras e respondendo a comandos de 2 partes, mas a mãe percebeu que ele realmente não atendia a essas expectativas e contou que a crianças esteve na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) por vários dias depois que nasceu devido a um pequeno problema médico, mas fora isso era uma criança saudável de dois anos. Você saberia como aconselhá-la?
Identificar e educar
Profissionais de Odontologia atuam também como educadores dos pacientes, desde os mais novos aos mais velhos. No caso citado acima, o dentista pode fornecer encaminhamento a profissionais que estão acostumados com atrasos no desenvolvimento infantil. Quanto mais cedo ocorrer uma intervenção ou cuidado precoce, melhor será o resultado para a criança e para a família.
Um atraso de desenvolvimento é definido quando as habilidades da criança se desenvolvem mais lentamente do que o normal. Esses atrasos podem ser percebidos na linguagem/comunicação, habilidades motoras, habilidades cognitivas, bem-estar social/emocional e habilidades de autoajuda. Cada criança é um indivíduo e se desenvolverá em seu próprio ritmo, mas existem intervalos de quando as crianças devem alcançar marcos apropriados de desenvolvimento.
Durante o exame inicial de uma criança, seja no colo ou na cadeira odontológica, revisando o posicionamento da língua e deglutição, a região tonsilar, os freios lingual/bucal, a sucção do polegar ou o uso de chupeta, é possível determinar se há alguma sensibilidade oral ou outro tipo de problemas de sensibilidade. Além disso, é possível também verificar se a criança respira principalmente pela boca em vez do nariz. Tudo isso pode ajudar a determinar se existe um atraso e indicar se é uma condição bucal que a Odontologia pode tratar ou um sinal de outros problemas que requerem encaminhamento.
Intervenção precoce
Para crianças de 3 a 5 anos de idade, dependendo das regras e regulamentos estaduais, o programa de intervenção precoce (PI) do estado é a fonte de referência apropriada para esse tipo de situação. Cada estado oferece triagem de intervenção precoce para crianças dentro de suas faixas etárias, mas nem todas as crianças podem se qualificar. As qualificações são baseadas em situações familiares e sociais e no histórico médico da criança.
Além disso, o dentista pode fornecer tratamento adequado por um terapeuta miofuncional, terapeuta odontológico do sono ou cirurgião oral, dependendo do diagnóstico da criança. A Odontologia pode trabalhar em conjunto com o PI e prestadores de serviços médicos, como otorrinolaringologistas.
Fornecer referências para programas de intervenção precoce apropriados é uma forma de demonstrar à família o conhecimento de que deram um pequeno passo na colaboração médica/odontológica que, por sua vez, ajuda a aliviar a frustração e as preocupações de pais e filhos. Uma vitória para todos.
5 motivos para você usar a ferramenta Guias no Instagram
Marketing e Gestão
Se você usa o Instagram para divulgar o seu trabalho, mas ainda não usa a ferramenta Guias, só temos uma coisa a dizer: comece o quanto antes! Com a ajuda dela, a sua produção de conteúdo será muito mais organizada e bem direcionada. Confira a seguir 5 motivos para apostar nessa ferramenta.
Clareador Dental Whiteness HP AutoMixx
Produto
A dica de hoje é para profissionais que buscam um produto completo, prático e seguro para clarear os dentes de seus pacientes. O Whiteness HP AutoMixx é um clareador à base de peróxido de hidrogênio a 35% para clareamento em consultório. Ele conta com um sistema exclusivo de automistura, contém cálcio, o que mantém a integridade do esmalte dental e sua aplicação é única por sessão.
Para saber mais sobre o produto, clique aqui.
Clareamento dental – Individualizando protocolos para obter eficácia e segurança
Professor Convidado
O conceito de beleza propagado atualmente sempre tem os dentes brancos e perfeitos como item fundamental da lista. Prova disso é que o clareamento dental, seja caseiro ou de consultório, é um dos procedimentos estéticos mais procurados e desejados pelos pacientes. No entanto, toda uma avaliação clínica é necessária antes do processo e o dentista precisa ter participação ativa durante todo o procedimento para que ele seja seguro e o resultado saia como esperado.
No vídeo que trouxemos hoje, o Prof. Dr. Leandro Augusto Hilgert aborda o assunto e ainda traz algumas dicas sobre esse processo. Confira clicando aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.