It's a match!
Você e Newz gostaram um do outro. E poderia ser diferente? Não tem coisa melhor do que saber que somos a primeira companhia que você escolhe pela manhã. Estamos honrados!
Dentistas alegam “desastre odontológico” após um ano de pandemia, devido à maior incidência de cáries e doenças gengivais avançadas
Saúde
É fato que a pandemia está interferindo diretamente na saúde bucal das pessoas. Entretanto, o que não imaginávamos era a dimensão desses efeitos. Os conselheiros e membros da World Dental Federation (FDI) afirmaram que a Covid-19 causou consequências catastróficas na saúde dos dentes e gengivas da população mundial.
Durante a primeira onda da pandemia, os consultórios odontológicos de todo o mundo tiveram seu funcionamento interrompido. Em um período de aproximadamente três meses, apenas as consultas de emergência estavam autorizadas a serem realizadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os serviços odontológicos estavam entre os serviços essenciais mais afetados devido à pandemia. Cerca de 77% dos países tiveram uma interrupção parcial ou total deste serviço.
Quando os consultórios foram autorizados a abrir, os dentistas adotaram rigorosos protocolos de higiene exigidos pelos governos para prevenção e controle da infecção. Hoje, um ano após o início da pandemia, os dentistas estão tendo que lidar com as consequências dessa interrupção. Muitos pacientes desenvolveram cáries em estágio avançado, além de diversas outras complicações mais sérias, como infecções, resultando no que o presidente da FDI chamou de “desastre odontológico”.
Diversos pacientes de alto risco adiaram suas consultas pelo receio de se infectarem com Covid. Esses pacientes devem realizar exames odontológicos a cada três a seis meses. Porém, alguns esperaram de nove meses a um ano para as consultas, resultando em complicações graves, que levaram a tratamentos mais complexos e até extrações.
"Durante a pandemia, os pacientes de alto risco têm tido a tendência a desenvolver mais de um problema, apresentando, muitas vezes, três ou quatro ao mesmo tempo, porque passaram muito tempo sem ser examinados", disse o professor e conselheiro da FDI, Paulo Melo.
"Uma das consequências dramáticas da pandemia é que os problemas de saúde oral que não eram considerados urgentes durante o surto da pandemia tornaram-se urgentes depois de ter que esperar dois meses para serem tratados", disse Maria Fernanda Atuesta Mondragon, médica, presidente da Federação Odontológica Colombiana e conselheira da FDI.
O confinamento das pessoas e decretos que forçaram o trabalho e o estudo em casa contribuíram para uma alteração nos hábitos diários, impactando em sua saúde bucal. As crianças e os adolescentes também foram bastante afetados. De acordo com um estudo global conduzido pela Unilever, as crianças se espelham no comportamento dos pais e, na pandemia, isso não foi diferente. Portanto, se os pais tiveram alguma mudança em relação à rotina de higiene bucal durante a pandemia, é bem provável que os filhos também adotassem essas mudanças. Apesar dos desafios que cercam este momento tão delicado, é fundamental que os pais priorizem uma rotina completa de cuidados orais tanto para eles, quanto para seus filhos.
Estudo revela que bactérias que provocam periodontite são transmitidas de pais para filhos
Saúde
Um estudo conduzido pela Unicamp concluiu que pais com periodontite transmitem para os filhos as bactérias que, futuramente, podem causar a doença.
De acordo com Renato Corrêa Viana Casarin, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) e orientador da pesquisa: "Com essa linha de pesquisa inédita comparamos pais sem e com periodontite. Encontramos colonização das bactérias muito precocemente nos filhos. Porém, ter a comunidade de bactérias 'herdada' não significa que a criança, quando adulta, está fadada a desenvolver a doença. Por isso, a importância de ficar atento aos mínimos sinais e procurar ajuda especializada”.
Casarin explicou ainda que, mesmo com controle de placa bacteriana e escovação intensa, foi confirmada a presença das bactérias na cavidade bucal dos filhos de pais com periodontite. Já nos filhos de pais saudáveis, a higiene bucal e a profilaxia apresentaram resultados mais significativos.
Segundo o professor da FOP-Unicamp, há uma relação de transmissão mais forte por parte da mãe. Agora, os estudiosos vão trabalhar com mulheres grávidas numa tentativa de "quebrar o ciclo", buscando uma forma de evitar a colonização das bactérias na cavidade bucal das crianças.
O estudo é resultado de dez anos de trabalho do grupo, que vem acompanhando pais com periodontite e o impacto na saúde de seus filhos.
Dentes brancos e saudáveis com o Whiteness Perfect, da FGM
Produto
O Whiteness Perfect é um clareador dental à base de peróxido de carbamida a 10%, 16% e 22% para uso caseiro, sob supervisão de um cirurgião-dentista.
Ele contém nitrato de potássio e fluoreto de sódio como agentes dessensibilizantes, pH neutro e possui excelente viscosidade. Em 2020, foi eleito produto preferido pela Dental Advisor, dos EUA.
O dentista deve indicar ao paciente a quantidade de gel a ser dispensada na placa. Uma gota de gel deve ser depositada nas regiões correspondente às faces vestibulares dos dentes a serem clareados. Tempo de uso: 3 a 4 horas diárias para as concentrações 10% e 16% e 1 hora diária para a concentração 22%.
Para saber mais, acesse o site da FGM.
Crenças limitantes: você possui alguma?
Professor Convidado
Ao longo de nossa vida, corremos o risco de nos depararmos com algumas crenças que acabam nos limitando.
No texto de hoje, são abordadas duas crenças limitantes que precisam ser ressignificadas dentro do nosso desenvolvimento pessoal. Clique na imagem e confira.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.