Já deu por hoje!
De paciente que sempre atrasa, ar que não dá vazão, impressora que não funciona... Seria pedir muito conquistar a independência financeira aos 13 anos? 🙄
Última chance de garantir tudo que seu negócio precisa!
O prazo para se inscrever no sorteio em parceria com a Do It! One está chegando ao fim e eu realmente espero que você não perca essa oportunidade.
Afinal, não é todo dia que nos deparamos com uma empresa disposta a ajudar um profissional liberal a trilhar o seu caminho rumo ao sucesso, compreendendo sua disponibilidade de orçamento momentânea.
Você receberá um atendimento personalizado e exclusivo, além de 1 mês de:
Conteúdos para redes sociais
Identidade visual
Site
Tudo isso levando em conta a personalidade da sua marca!
Clique logo no botão abaixo para não correr o risco de se arrepender! 😉
Como o cirurgião-dentista pode auxiliar no tratamento de pacientes obesos?
Saúde
A obesidade é uma condição crônica e que pode impactar diversas partes do nosso corpo, incluindo a região bucal. O excesso de peso pode contribuir para o desenvolvimento de periodontite e até traumatismo dentário, principalmente em crianças.
Por conta disso, é fundamental que pacientes obesos sejam acompanhados de perto por um dentista.
4 de março foi o Dia Mundial da Obesidade e o Conselho Federal de Odontologia entrevistou a cirurgiã-dentista Joana Ramos-Jorge, que falou um pouco sobre os cuidados voltados para este público.
Quais os principais cuidados que os profissionais de Odontologia devem ter com pacientes obesos?
Entre os principais cuidados, cabe ao cirurgião-dentista orientar o paciente a adotar maior regularidade às consultas odontológicas. O tempo de intervalo depende da condição sistêmica de cada paciente se comparado com a população não obesa, em que a recomendação para o retorno é a cada seis meses, no caso de tratamento preventivo.
Pessoas obesas possuem maior prevalência de cárie dentária, doença periodontal e traumatismo dentário, gerados pela baixa imunidade do próprio organismo. Um exemplo comum a esse tipo de paciente é o consumo frequente de sacarose, que pode predispor tanto à obesidade quanto à cárie dentária e requer atenção específica do cirurgião-dentista, bem como da rotina alimentar integral do paciente.
Qual a avaliação clínica ideal de pessoas obesas?
É importante que o cirurgião-dentista considere a performance mastigatória do paciente durante a avaliação clínica, para melhor compreender a carga de bactérias comuns em pessoas obesas. A atenção profissional deve abranger o ciclo mastigatório e a quantidade de ciclos de cada paciente por refeição. Uma estratégia muito utilizada é o consumo de goma de mascar ou de castanhas para avaliação da função mastigatória.
Após a inserção do alimento na boca, a língua o transporta da porção anterior para as superfícies dos dentes posteriores para que o alimento seja triturado através dos ciclos mastigatórios. Nesse processo, a amilase salivar age sobre o amido e as mucinas são responsáveis por unir as partículas em um bolo lubrificado, facilitando seu deslizamento pela faringe e esôfago sem danificá-los. Os passos seguintes da digestão serão tanto mais eficazes quanto mais completa for a mastigação. Consequentemente, uma função mastigatória prejudicada, seja pela ocorrência de cárie dentária, doença periodontal, disfunções temporomandibulares ou má-oclusões, pode impactar no quanto o alimento será triturado.
De que forma o cirurgião-dentista pode intensificar os cuidados bucais desses pacientes?
Por se tratar de uma condição de caráter crónico, o cirurgião-dentista deve trabalhar de forma multidisciplinar com outros profissionais da área da saúde, com olhar integrado, na condição de agente de saúde. Todas as informações são somativas para identificar o perfil clínico do paciente, como estilo de vida, hábitos deletérios (consumo de álcool e tabaco, entre outros), dieta diária, avaliação da função mastigatória e as condições de saúde bucal são fundamentais para a atuação nesse sentido. A adoção de comportamentos saudáveis é capaz de prevenir doenças bucais, como a cárie e a periodontite. Uma rotina saudável previne problemas bucais e uma gama doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e várias formas de câncer.
Fonte: Ascom CFO.
O dia da mulher foi ontem, mas...
Marketing e Gestão
Sabemos que a vida da mulher empreendedora não é fácil e, apesar dos incentivos recebidos no dia de ontem, é importante ativarmos pequenos lembretes que vão nos ajudar a sacodir a poeira e seguir em frente nessa trajetória nada linear, que tem como linha de chegada o sucesso.
Clique no post abaixo, arraste para o lado e leia a legenda. Tenho certeza que você vai se identificar e se sentir inspirada!
Ah, e se você é homem, pode clicar também! É sempre importante abraçar as oportunidades de entender um pouco mais as jornadas vividas por aquelas que estão ao seu redor. 😊
Quais as recomendações clínicas em Periodontia para pacientes com diabetes?
Professor Convidado
Está bem estabelecido que a relação entre diabetes e periodontite é bidirecional, ou seja, diabéticos possuem um risco aumentado para periodontite, e a periodontite pode causar ou agravar o diabetes. Assim, são várias as recomendações e cuidados com a saúde bucal envolvendo esses pacientes. Saiba mais clicando abaixo!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.