Leia com atenção!
Afinal, só lemos a Newz do dia uma vez! A não ser que você seja daqueles que gostam de ler 2, 3 vezes para absorver melhor a informação. Desejamos que não te falte Newz nesta semana. Bom dia!
Plataforma avalia situação epidemiológica de 15 países da América Latina com base em sua saúde bucal e geral
Saúde
A Faculdade de Odontologia (FO) da USP criou um painel dinâmico que contém dados detalhados acerca da saúde bucal e geral de 15 países participantes do Observatório Ibero-americano de Políticas Públicas em Saúde Bucal. O projeto foi realizado pela professora da FO em São Paulo, Fernanda Campos de Almeida Carrer, a doutoranda Mariana Lopes Galante, a doutoranda em Saúde Pública Nicole Pischel, e a aluna de iniciação científica Amanda Lida Giraldes.
As pesquisadoras coletaram dados sobre a saúde bucal de cada país por meio de sites governamentais, documentos e relatórios públicos disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas (ONU), World Bank, e contato com o Ministério da Saúde de cada país.
De acordo com as idealizadoras do projeto, o maior desafio enfrentado foi o desacordo entre essas informações nos países abrangidos pela pesquisa. Isso aconteceu, pois os levantamentos nacionais de saúde bucal não seguem os padrões determinados pela OMS, dificultando a organização de elementos comparativos. Outro problema diz respeito à atualização periódica desses dados, já que muitos países não possuem informações recentes que permitam avaliar a situação epidemiológica de sua população.
“Os últimos levantamentos epidemiológicos na Argentina foram feitos em 1989, muitos anos atrás, logo já houve uma mudança política e populacional. Também, alguns países, como o Uruguai, agruparam a idade de 11-14 anos, no lugar de 12 anos para o índice CPO (usado pela OMS para medir a prevalência de cárie dentária em diversos países)”, avalia Nicole Pischel, uma das idealizadoras da pesquisa.
Já no caso do Brasil, os últimos dados encontrados são de 2010, o que traz dificuldades para a análise, principalmente devido à pandemia de covid-19 que trouxe mudanças sociais e na saúde da população. Como exemplo, podemos trazer o crescimento do número de pessoas na linha da pobreza, a falta de atendimento odontológico durante o período de quarentena, entre outros.
Desse modo, o levantamento de dados é muito importante para a política e as finanças de um país, já que possibilita a implementação de políticas que estejam de acordo com as necessidades do país no momento.
O trabalho venceu o prêmio do 22º Seminário de Iniciação Científica da FO, na Categoria “Iniciação Científica de Odontologia Social”. Confira clicando aqui.
Seus pacientes têm vergonha de sorrir?
Patrocinado
Então chegou o momento de conhecerem os alinhadores da Smart Aligner! Eles proporcionam um tratamento muito mais simples e rápido do que os aparelhos metálicos, trazendo menos desconforto e mais praticidade.
A lista de benefícios é enorme e é fundamental que você converse com seu paciente e explique detalhadamente cada um deles. Afinal, quando se fala em tratamento ortodôntico, muitos já o associam diretamente ao uso do temido aparelho fixo. Felizmente, isso vem mudando!
Conheça a Smart Aligner e surpreenda-se, junto com seus pacientes, com a qualidade e eficiência dos alinhadores.
E quando o paciente não volta?
Marketing e Gestão
Quando o paciente volta para outras consultas, elogia e recomenda nosso trabalho, nós ficamos felizes e confiantes de que estamos indo pelo caminho certo. Mas e quando ele não volta? Começamos a nos questionar sobre o que fizemos de errado... Será que o preço está muito alto?
O post abaixo vai te dar uma luz para quando acontece este tipo de coisa. Confira!
Cirurgia guiada na rotina clínica
Professor Convidado
A cirurgia guiada vem revolucionando as reabilitações com implantes. Ela conta com alto nível de previsibilidade, porque todo o planejamento é feito com base em exames minuciosos, como imagens radiológicas, modelos de estudo, guias cirúrgicos e exames físicos.
No vídeo que trouxemos hoje, o Prof. Dr. Bernardo Passoni fala sobre o procedimento, desmistificando ideias que alguns dentistas possuem sobre ele, além de dar algumas dicas para que o procedimento seja implementado no dia a dia clínico.
Confira abaixo.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.