Mais amor, por favor!
Afinal, um chameguinho nunca é demais. Nesta semana, que tal ser mais gentil com o próximo? Pode ser com o crush, o porteiro, a tia da padaria... O mundo está precisando!
Autópsia de restos mortais de Hitler revela detalhes peculiares sobre o ditador nazista
BiZarrices
Em março de 2017, o corpo de Adolf Hitler foi examinado pela primeira vez após a sua morte, ocorrida em 1945. E os pesquisadores franceses descobriram detalhes bem peculiares sobre o ditador nazista:
• A análise de uma radiografia tirada em vida por Hitler revelou que ele possuía apenas quatro dentes originais em sua boca, todos apodrecidos. O restante se tratava de próteses. Por conta da genética – ou maus hábitos – sua boca era bastante danificada, o que fez com que ele precisasse usar uma espécie de dentadura;
• Foram localizadas manchas azuis em seus dentes artificiais. Elas indicam a hipótese de que Hitler tenha tomado cianureto antes de cometer suicídio, atirando em si mesmo. Esse fato foi entendido como uma medida de precaução, caso o disparo não funcionasse;
• Ao analisar a placa bacteriana do alemão com um microscópio, os especialistas descobriram que Hitler era vegetariano. Foram encontrados apenas vestígios de alimentos de origem vegetal. Quem diria, hein?
Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui.
Estudo descreve a “língua da Covid” como sintoma do coronavírus
Saúde
A dermatologista Almudena Nuño González encontrou um novo sintoma marcante em pacientes infectados pelo coronavírus: “a língua da Covid”. Ela caracteriza-se por uma língua alargada, como se estivesse inchada, com marcas dos dentes, e, em algumas situações, despapilada, com áreas do dorso com pequenos orifícios onde as papilas são achatadas.
Foram estudados 666 pacientes internados entre 10 e 25 de abril de 2020 no hospital de campanha do Ifema (Instituição de Feiras de Madrid). A análise mostra que mais de 25% dos pacientes apresentavam também alterações na mucosa oral, como papilite lingual transitória (11%) — uma espécie de espinha na língua —, úlceras bucais (7%), língua dilatada com marcas de dente nas laterais (7%), sensação de queimação (5%) e inflamação da língua com a referida depapilação em manchas (4%).
Especialistas alertam para a existência desses possíveis sintomas desde a primeira metade de 2020. Em maio, a dentista Carmen Martín Carreras-Presas, da Universidade Europeia de Madri, publicou três casos de úlceras ou bolhas na boca provavelmente associadas à Covid. Em julho, o dentista Milagros Díaz Rodríguez apresentou outros três casos de sintomas ligados ao coronavírus, como sensação de queimação e depapilação da língua.
O epidemiologista britânico Tim Spector, do King’s College London, relatou que está recebendo dezenas de relatórios de lesões na língua, por meio de um aplicativo no qual os pacientes de Covid descrevem seus sintomas.
Cirurgiã-dentista é a primeira a tomar a vacina de Oxford em Mairinque
Saúde
A cirurgiã-dentista Maria Fernanda Melguizo Chesini foi a primeira a tomar a vacina de Oxford contra a Covid-19, na última quarta-feira (27), em Mairinque (SP). A vacina inglesa vai imunizar todos os profissionais de saúde que não trabalham na luta contra a pandemia.
O Prefeito Toninho Gemente comemorou o fato de que a campanha de vacinação no município esteja avançando, já indo para a vacinação dos idosos: “É com muita alegria que acompanho de perto este momento tão importante para a nossa cidade. Muito em breve todos os profissionais da rede particular da saúde estarão vacinados, e prosseguiremos para aplicação em idosos acamados. As famílias já podem fazer os respectivos cadastros nas unidades de saúde. Parabenizo a cada membro da equipe, que vem de forma exemplar atuando na vacinação. As etapas seguirão ordenadas e sempre buscaremos oferecer o melhor para o mairinquense. Aproveito para agradecer imensamente ao Comandante Ceoloni da Polícia Militar de Mairinque pelo apoio e suporte nas escoltas’’.
Recomendações de biossegurança em época de Covid-19 para cirurgiões-dentistas
Professor Convidado
Em meio à pandemia de Covid-19 que estamos vivendo, recomendações de biossegurança nunca são demais. Por isso, hoje trouxemos este vídeo, da Profª. Drª. Lilian Pasetti, destrinchando o assunto. Mais do que necessário!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!