Mais café, por favor!
Não importa se é com ou sem açúcar, gelado ou quente, a ideia é manter todos bem acordados para mais uma quarta-feira daquelas. Animados?
Os consultórios odontológicos são ambientes seguros contra a Covid-19?
Saúde
A pandemia de Covid-19 basicamente revolucionou o modo como vivemos e ressignificou nossos hábitos de higiene. Atividades simples, como ir ao mercado e encontrar outras pessoas, se tornaram situações de perigo e que poderiam contribuir para uma possível contaminação do vírus. A ida ao dentista, justamente pelo fato de exigir a retirada da máscara, tornou-se motivo de pânico para muitos pacientes. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, este tipo de atendimento pode sim ser considerado seguro, graças a toda a preparação realizada pelos profissionais de saúde.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em julho de 2020 apontou que apenas 0,2% dos contaminados por Covid eram dentistas. Esse fato pode ser explicado pelo uso dos EPIs por esses profissionais, hábito já adotado há muitos anos. Dentre os equipamentos, podemos citar luvas, óculos de proteção, máscara, face shield e avental.
O presidente do CRO-PR (Conselho Regional de Odontologia), Agnaldo Farias (CRO/PR 9087), destacou o uso dos modelos pff2, que conferem maior proteção aos dentistas. "Os instrumentais sempre foram esterilizados, além da assepsia nos consultórios. O que melhorou com a pandemia foram alguns materiais, como a pff2", afirma.
Além disso, as consultas ficaram mais espaçadas, como forma de diminuir as aglomerações. O Guia de Orientação Odontológica do Ministério da Saúde sugeriu ainda que os pacientes fossem às consultas desacompanhados e que os profissionais dessem preferência à ventilação natural em seus consultórios.
Agnaldo Farias complementa ainda a informação obtida com a pesquisa do CFO de que o número de dentistas contaminados era baixo, evidenciando que a maior parte deste grupo se contaminou fora do ambiente de trabalho. Assim, é importante não só comparecer periodicamente às consultas, como dar uma atenção especial à saúde bucal, principalmente neste período. "A boca é a porta de entrada do organismo, é um ambiente de contaminação. Por isso, precisamos estar com a saúde bucal sempre em dia", reforça Agnaldo Farias.
Abaixo, trouxemos algumas recomendações do Ministério da Saúde contidas no Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da Covid-19:
- Uso de máscara obrigatório na sala de espera e após o atendimento;
- Agendamentos espaçados para evitar contato entre pacientes;
- Ambientes arejados, de preferência com a janela aberta;
- Remover da sala de espera objetos que podem ser tocados pelas pessoas, como revistas, brinquedos, etc;
- Orientar o paciente a ir às consultas desacompanhado;
- Uso de EPIs por todos os funcionários da clínica;
- Colocar avisos de distanciamento nas cadeiras e filas.
DentalPost lança o "SmartView", recurso que tem como objetivo reduzir vieses inconscientes em triagem e contratação de funcionários
Atualidade
A DentalPost, principal e maior conselho de trabalho odontológico, anuncia o SmartView, um novo recurso de triagem para ajudar os empregadores odontológicos a expandir seu pool de candidatos e encontrar melhores correspondências, reduzindo o viés pessoal no processo inicial de triagem. O SmartView ajuda os empregadores odontológicos a manterem-se focados nas coisas certas- habilidades, experiência e insights de avaliação - em vez da aparência física, idade, etnia ou gênero de um candidato.
Com o SmartView ligado, os empregadores odontológicos podem ocultar temporariamente o nome e a foto de um candidato enquanto avaliam a formação e o treinamento profissional. Esse processo ajuda o gerente de contratação a deixar de lado suas preferências pessoais e vieses inconscientes ao revisar as qualidades mais importantes para eles em uma possível contratação. Uma vez que o empregador esteja pronto, ele pode classificar o perfil para revelar os detalhes completos do candidato, incluindo nomes e fotos.
Como uma plataforma de recrutamento baseada em dados, a DentalPost realiza regularmente pesquisas e relatórios nacionais sobre tendências e questões de emprego odontológico para informar e educar o setor. Mesmo antes da pandemia, que impactou ainda mais uma força de trabalho já esticada, as pesquisas da indústria da DentalPost apontaram a falta de diversidade nas equipes odontológicas, incluindo idade, sexo e raça. Assim, o SmartView incentiva os gestores de contratação a olhar para os méritos de cada candidato antes de olhar para sua etnia, sexo, idade ou aparência, expandindo assim o pool de candidatos no processo inicial de triagem.
"A maioria das pessoas pensa na contratação de diversidade como um processo subtrativo onde o potencial pool de candidatos é reduzido para se concentrar em diversos candidatos, mas não é nada disso", explica Tonya Lanthier, RDH, fundadora e CEO da DentalPost. "O novo recurso SmartView do DentalPost é na verdade um processo aditivo, onde o pool de candidatos permanece em seu tamanho máximo enquanto toda a triagem inicial é concluída com base nos detalhes que fazem uma grande contratação. Somente após a revelação começa um processo de triagem de candidatos mais subtrativos."
"O que começou como um quadro de trabalho odontológico evoluiu para muito mais. [...] Tendo participado de centenas de consultórios odontológicos ao longo dos meus 20 anos de Odontologia, comecei a notar a diferença entre as boas equipes e as grandes. Por anos, tem sido minha missão ajudar a melhorar as equipes odontológicas através da nossa plataforma. Então, lançar o SmartView, reduzir o viés e criar equipes mais fortes e diversificadas é uma extensão natural dessa missão”, complementa Lanthier.
Dedique atenção ao seu atendimento!
Marketing e Gestão
Nós estamos sempre batendo na tecla de que você deve oferecer o melhor dos melhores atendimentos ao seu paciente. Até porque sabemos que técnica é muito importante, mas se o seu paciente não se sentir confortável e acolhido em seu consultório, ele certamente pensará duas vezes antes de voltar.
O post abaixo traz alguns dos principais erros cometidos pelos dentistas durante o atendimento. Utilidade pública!
4 passos simples para criar uma rotina de posts nas redes sociais
Pense Como Uma Dentista
Olá colega dentista!
Hoje trago uma sugestão em quatro passos para ajudar você a ter mais consistência em suas postagens.
Estes são os quatro passos que uso no meu processo de criação e desenvolvimento de conteúdo e vou compartilhar aqui com você hoje.
Eu sei que a correria é grande e por isso, muitas vezes precisamos criar processos que nos ajudem a realizar as tarefas importantes do dia a dia. Então vamos lá:
1 - Planeje a quantidade de posts semanais
Saber com antecedência a periodicidade dos seus posts é o primeiro passo que você precisa dar.
Nas redes sociais, quanto mais você postar, melhor. Porém, isso também exige mais tempo e mais dedicação. Então, pense bem o quanto de posts semanais é realmente possível para a sua realidade e programe-se!
2- Anote as maiores dúvidas dos seus clientes e como você pode ajudá-los
Nesse segundo passo, você vai definir os temas sobre os quais você deseja falar no seu post. Você vai definir o “título do post” e é exatamente nesse passo que a maioria dos dentistas trava. A solução para isso é simples: você vai lembrar ou anotar as maiores dúvidas dos seus pacientes ou aquelas perguntas que você mais escuta quando está atendendo.
Não subestime uma dúvida achando que é bobeira, lembre que você está falando com um público leigo e o que soa muito banal para você pode ser uma dúvida que irá ajudar muitos pacientes.
3- Escreva os conteúdos para o tema escolhido
Chegou o momento de escrever a descrição do post. E neste momento, o principal é lembrar que você está falando para um público leigo, que não entende palavras técnicas e precisa entender seu texto.
Minha maior dica nesse passo é: escreva da forma como você explica o procedimento para o paciente no seu consultório. Assim, você será mais claro e simples na sua descrição.
4- Programe a data e a hora que fará o post
O ideal aqui é que você comece a observar na métrica da sua página quais são os melhores horários em cada dia da semana para realizar a postagem. Isso vai fazer uma diferença enorme no número de visualizações e interações, influenciando diretamente na distribuição dos seus conteúdos.
Geralmente, os horários de maior movimento no Instagram são: nove da manhã, meio dia e seis da tarde. Mas não podemos generalizar essa informação, pois cada público é um público. O ideal é que você teste outros horários e veja o desempenho dos posts. É realmente uma questão de análise.
Esses são os primeiros passos para que você consiga entender por onde começar e dar continuidade às suas postagens de forma organizada e sem interrupções! Consistência é um fator importante na jornada on-line de divulgação do seu trabalho!
Espero que eu tenha ajudado e que você arrebente na produção do seu conteúdo nas mídias digitais! Até breve!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.