Mais produtivo que eu?

Estamos ligados no 220 e esperamos que você também! Tem coisa melhor do que estar no trabalho, cheiroso e arrumado, e com as notícias em dia antes das 10h? Continua por aqui que vamos te ajudar nessa!

Trabalho sobre saúde bucal na pandemia fatura prêmio

Atualidade

Um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu o prêmio de melhor do estado em um evento promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), de 13 a 16 de setembro. Os autores do trabalho receberam uma menção honrosa e um prêmio de R$ 5 mil.  

O trabalho, intitulado "Educação em Saúde, Promoção e Prevenção da Saúde Bucal em Tempos de Pandemia de Covid-19: Desafios e Estratégias", formulou uma estratégia para fornecer informações sobre saúde bucal para a população no período da pandemia.  

De acordo com a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS), Márcia Helena Destro Nomelini, a tecnologia teve um papel importante no projeto. “Juntos, elaboramos uma estratégia para levarmos conhecimento sobre saúde bucal para crianças, adolescentes e gestantes de Uberaba, durante a pandemia, que distanciou as pessoas. Tivemos o desafio de superar essa barreira. O caminho encontrado foi a tecnologia virtual”, contou.  

Por meio do projeto, alunos das redes municipal e estadual, gestantes e puérperas receberam vídeos educativos, contendo orientações sobre escovação, uso do fio dental e informações sobre o flúor, higienização da língua e da boca como um todo.  

Além de Nomelini, outras quatro autoras assinam o trabalho premiado: Alessandra Siega, Isadora Mundim, Ketellen Kill e Renata Nascimento, todas cirurgiãs-dentistas da rede municipal.  


A importância da higiene bucal na prevenção da doença de Alzheimer

Saúde 

Diversos artigos científicos sugerem que existe uma relação entre a periodontite e a doença de Alzheimer. Isso porque as bactérias que causam a periodontite geram uma inflamação sistêmica que é agravada pelas células de defesa do indivíduo. Por conta disso, maiores são as chances de desenvolvimento da doença em pessoas predispostas.  

O acesso dessas bactérias ao córtex cerebral e a liberação de citocinas pró-inflamatórias constituem um mecanismo em que a periodontite pode ter relação com o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Com o aparecimento da pessoa, há um impacto direto na higiene bucal, aumentando ainda a confusão mental do paciente, além de irritação e desconforto.  

Portanto, manter a saúde bucal em dia é um passo importante para prevenir a doença de Alzheimer. Uma escovação eficiente, associada ao uso do fio dental e ao acompanhamento com um profissional dentista auxiliam na prevenção da doença.  

Atenção aos mais idosos 

Os portadores de Alzheimer, principalmente os mais idosos, precisam ter um cuidado ainda maior para evitar o desenvolvimento de doenças periodontais. De acordo com a presidente da Câmara Técnica de Odontogeriatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Denise Tibério: “A gengivite e a periodontite estão relacionadas com o acúmulo de placas bacterianas na superfície dentária, por isso a dificuldade de higienização à medida que a doença prospera, fazendo com que aumentem os biofilmes nas superfícies dentárias, evoluindo mais a progressão dessas doenças bucais”. 

A doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases e é fundamental que os portadores recebam uma assistência adequada em cada uma delas: 

Fase inicial

É quando o idoso começa a apresentar as primeiras dificuldades, quase sempre confundidas com o envelhecimento natural. Ele pode esquecer de realizar a higiene, portanto, é importante lembrá-lo sobre a forma correta de utilizar a escova de dentes, higienizar a língua e orientar o uso das próteses. Os profissionais de Odontogeriatria auxiliam na elaboração de uma rotina que traga mais conforto e qualidade de vida.  

Fase intermediária

Normalmente, há um comprometimento maior da rotina do idoso. Com isso, ele precisa de um acompanhamento com algum familiar ou um cuidador, que vai auxiliá-lo a realizar a higiene bucal. É aconselhada a retirada das próteses neste momento.  

Fase avançada 

A higienização bucal torna-se ainda mais difícil. Na maioria dos casos, o idoso está acamado e a alimentação é pastosa. As alterações de comportamento também costumam ser mais frequentes.  

À medida em que o idoso vai envelhecendo, é importante contar com o auxílio de um profissional de Odontologia, que vai cuidar do planejamento de cada etapa do tratamento. “O cirurgião-dentista, neste momento, torna-se um ‘educador’ da família e dos cuidadores responsáveis, orientando-os e treinando-os para manter a higiene bucal do paciente com qualidade de vida e, assim, ganhar sua confiança”, conclui a Dra. Denise Tibério. 


Discos de feltro Diamond – FGM 

Produto

Os discos de feltro Diamond, da FGM, podem ser utilizados para suportar pastas e abrasivos para polimento de superfícies, dando brilho final às restaurações.  

Além de maior praticidade, devido ao seu encaixe rápido, eles não possuem partes metálicas, evitando danos durante o polimento. Também são multiusos, podendo ser utilizados em superfícies variadas, como amálgama, resina, metal e ionômero de vidro. 

Saiba mais no site da FGM.  


8 dicas práticas para ser mais produtivo

Professor Convidado

Você se considera uma pessoa produtiva? Com produtiva, não nos referimos a quem produz um alto volume de trabalho, mas sim quem consegue otimizar tempo de forma a realizar diversas tarefas, sem perder qualidade.  

Independente da sua resposta, é fundamental dar uma atenção especial à produtividade, pois ela é um dos pilares de um negócio de sucesso. É sobre isso que se trata o artigo de hoje. Boa leitura!  


Já volto!

A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!


Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.


E aí, gostou do que leu?

Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.