Mais vale um pássaro na mão do que dois voando
Em outras palavras, uma coisa de cada vez. Não adianta ter 15 metas e tentar alcançá-las todas de uma vez. É devagar que se chega lá. Sem desespero, hein?
Cirurgiões-dentistas previnem até 80% das infecções em UTIs de Covid-19
Saúde
A atuação dos cirurgiões-dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva de Covid está ganhando cada vez mais destaque. Os cuidados com a saúde bucal dos pacientes, que vão desde a escovação até restaurações, evidenciaram a importância da Odontologia Hospitalar na prevenção de infecções respiratórias, como a pneumonia.
A cirurgiã-dentista Denise Abranches viu sua vida mudar há mais de um ano, momento em que começou a atuar na linha de frente de combate à Covid-19. A chefe de Odontologia do Hospital São Paulo percorre cerca de 73 leitos de UTI todos os dias para cuidar da saúde bucal de pacientes infectados pelo vírus. Ela passa ao menos 10 horas por dia no trabalho, almoça dentro do carro, como forma de evitar contaminação pelo coronavírus, passou aniversário, Natal e Ano Novo no hospital e, ao chegar em casa, precisa tomar remédios para conseguir dormir.
Denise ainda tem que conviver com o medo de ser infectada, já que os riscos da profissão são altos: “Eu ponho a mão na boca do paciente contaminado, ponho a mão no vírus. A carga viral na saliva é alta. Para os médicos e técnicos de enfermagem, é um imenso risco colocar a mão na boca. Esse é o meu trabalho, não deles. E enquanto eu estiver de pé, estarei aqui cuidando do paciente que houver”, conta a dentista.
Em março deste ano, Denise perdeu a assistente, com quem trabalhava há seis anos, para a Covid. No Hospital São Paulo, o atendimento é feito com mais 11 dentistas e oito residentes.
Odontologia Hospitalar no Brasil
Segundo estudo publicado no International Dental Journal em 2018, cuidados odontológicos preveniram 56% das infecções respiratórias, como a pneumonia, em pacientes em ventilação mecânica. No entanto, poucos profissionais atuam na Odontologia Hospitalar no Brasil – cerca de 2.120, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia.
Infelizmente, muitos hospitais ainda não contratam dentistas hospitalares para cuidar da higiene bucal nas UTIs. Esse trabalho vem sendo feito por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Por isso, desde o ano passado, os coordenadores da Odontologia Hospitalar na RioSaúde decidiram dar cursos para enfermeiros e técnicos para replicar procedimentos básicos de higiene oral durante a pandemia, contribuindo para a redução de problemas causados pela intubação prolongada.
No entanto, os técnicos ainda enfrentam dificuldades para remover focos infecciosos, trabalho para um dentista hospitalar. Ricardo Pimentel, coordenador da Odontologia Hospitalar da RioSaúde, e sua colega, Daniela Fagundes, têm percorrido hospitais públicos do Rio para dar treinamento às equipes de enfermagem da linha de frente, além de ajudar no atendimento de pacientes intubados. Fagundes estima que o índice de prevenção de infecções respiratórias por meio do trabalho dos dentistas nas UTIs pode chegar a 80%.
A dentista Claudia Baiseredo, criadora de um dos primeiros cursos de Odontologia Hospitalar no país, conta que quando começou a trabalhar nas UTIs, em 2008, ouvia diversas piadas, pois não era comum a presença de dentistas no local. “Era comum chegar à porta da UTI e ouvir gracinhas do tipo: “Veio fazer clareamento dental no paciente, doutora?”. As pessoas não entendiam nosso trabalho. Hoje, somos chamados para trabalhar na linha de frente da maior crise sanitária da História”, conta.
Dica de podcast: Momento Odontologia #91 - Proteção labial é importante aliado na prevenção ao câncer nos lábios
Entretenimento
O câncer de pele é uma das principais preocupações de quem se expõe ao sol regularmente. No entanto, muitos não dão a devida atenção à proteção dos lábios, que podem desenvolver problemas graves, incluindo câncer, caso não sejam bem protegidos.
Entre os tipos de câncer oral, o câncer dos lábios é o terceiro tipo mais frequente, correspondendo de 25% a 30% de todos os tipos de câncer oral. Ele ocorre principalmente em homens de pele clara com mais de 50 anos de idade. O episódio do podcast Momento Odontologia que trouxemos hoje fala sobre este tipo de câncer, reforçando a importância da proteção dos lábios como forma de prevenção e apresentando como se dão os processos de diagnóstico e tratamento.
Ouça clicando aqui.
HeronClinic 3.2: conheça a nova versão do software
Produto
A 3DISC anunciou na última semana o seu mais novo lançamento: o HeronClinic 3.2, que introduz novos recursos e aprimoramentos ao software já intuitivo, fornecendo resultados mais confiáveis e precisos, e elevando a experiência de digitalização para médicos e pacientes.
Benefícios:
Modo de alta resolução
Fabricantes e modelos adicionais para a biblioteca de implantes
Alinhamento aprimorado de mordidas para uma aquisição de mordidas mais confiável
Saiba mais sobre o software clicando aqui.
Perfil de emergência em prótese sobre implante
Professor Convidado
O artigo de hoje fala sobre o perfil de emergência de uma coroa sobre implante, fundamental para o resultado estético se assemelhar ao dente natural, garantindo suporte aos tecidos peri-implantares. São abordados detalhes, riscos e técnicas deste procedimento.
Para conferir o texto na íntegra, clique aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.