Manual de sobrevivência na pandemia
Use máscara em toda e qualquer hipótese. Pode encharcar a mão de álcool em gel. Lanche só se for pra viagem. Encontros de apps cancelados até a última ordem. Repete.
Conheça a história da extinta Escola de Pharmacia e Odontologia de Ouro Fino
Curiosidades
A Escola de Pharmacia e Odontologia de Ouro Fino foi fundada em 20 de junho de 1911, inicialmente no município de Silvestre Ferraz (atual Carmo de Minas), pelo professor Alberto Nunes Brigagão. Em 1912, ela foi reconhecida pelo Governo de Minas Gerais e, em 1913, transferida para Ouro Fino.
Apesar de ter se tornado uma renomada instituição, a Escola de Pharmacia e Odontologia de Ouro Fino acabou fechada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1937.
O fechamento
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Ouro Fino, um possível motivo para o fechamento da instituição foi a sua relação com a Ação Integralista Brasileira (AIB). O movimento integralista implantou algumas escolas em Minas Gerais nos anos de 1932 a 1937. O Integralismo surgiu oficialmente em 1932, por meio do Manifesto de 7 de Outubro. Seu fim se deu em dezembro de 1937, quando ocorreu a implantação do Estado Novo e Getúlio Vargas realizou a cassação desses partidos políticos.
O fechamento da instituição se deu justamente pelo fato do líder do núcleo de Integralistas que atuaram no Conflito de Jacutinga ser o estudante da Escola de Pharmacia e Odontologia de Ouro Fino Sebastião de Paiva, mais conhecido como Bellini. Ele foi preso ao lado de seus sete companheiros, conhecidos como “camisas-verdes”, devido à cor de seus uniformes.
A instituição contou com mais de mil alunos matriculados durante seu período de funcionamento, entre eles figuras de destaque, como o escritor Manuel Casasanta, Dom Lafayette Ferreira Álvares (2º bispo da Diocese de Bragança Paulista) e Antonio Baracchini (fundador da Escola de Pharmacia e Odontologia de Ribeirão Preto).
Cirurgiões da USP substituem osso mandibular de paciente por prótese impressa em 3D
Saúde
(Imagem: Reprodução - Jornal USP)
Os profissionais, alunos e residentes da Divisão de Odontologia do Hospital Universitário (HU) da USP adaptaram placas de reconstrução e fixação mandibular para uma mandibulectomia, procedimento que consiste na remoção de todo o osso mandibular ou parte dele.
Os protótipos auxiliam na impressão das próteses e no planejamento da cirurgia. Por meio da impressão, os profissionais conseguem realizar o procedimento antes da execução nos pacientes, ganhando mais tempo no momento da cirurgia e maior previsibilidade na execução.
Caso clínico
Um paciente apresentava um tumor ósseo benigno bastante invasivo e, por conta disso, precisou passar pela mandibulectomia. O procedimento escolhido pela equipe foi a remoção cirúrgica da parte óssea que estava comprometida e a sua substituição pela prótese impressa em 3D.
Outro paciente também foi beneficiado com o uso das placas em protótipo 3D. A cirurgia realizada foi de mandibulectomia parcial, sem reconstrução por enxerto.
Ionômero de Vidro Vitremer™
Produto
Os ionômeros Vitremer foram desenvolvidos para uso em restaurações, base e forramento sob restaurações e selamento de fóssulas e fissuras. Ele garante polimerização em qualquer situação clínica, mesmo com ausência de luz e é bastante rápido, tornando-se ideal para Odontopediatria.
Benefícios:
Tripla presa: fotopolimerizável, autopolimerizável (reação ácido-base do ionômero de vidro) e presa no escuro
Aplicação em único incremento
Liberação de flúor: evita o aparecimento de cárie
Disponibilidade de cores
Coeficiente de Expansão Térmico Linear semelhante ao do dente
Saiba mais detalhes sobre o produto clicando aqui.
O seu paciente já não é mais tão paciente
Professor Convidado
Os tempos são outros. Agora quem dá as cartas são os clientes cada vez menos pacientes. Eles não admitem mais o desrespeito com a sua agenda. O cliente hoje em dia pesquisa, solicita orçamentos, pede indicações, questiona, negocia. E também critica e dissemina a sua insatisfação junto à sua rede de relacionamento. Quer todas as informações sobre o seu problema, qual o tratamento e os procedimentos a serem realizados, qual o tempo de duração, quais os resultados esperados e as garantias.
Desenhado o cenário, você empreendedor da Odontologia, sabe o que fazer? Clique aqui e confira.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.