Meta de 2021: ficar rico!
Chegou 2021! E parece que não nos vemos desde o ano passado rs. Esperamos que você tenha aproveitado cada minuto do recesso de final de ano, porque é hora de voltar pra vida de proletariado.
Úlceras na língua podem ser um sinal precoce de infecção por COVID-19
Saúde
O aparecimento de úlceras na língua pode ser um sintoma precoce de infecção pelo coronavírus. A suscetibilidade precoce da mucosa oral ao SARS-CoV-2 ocorre devido à alta expressão da enzima conversor de angiotensina 2 (ACE2) em células epiteliais da língua.
Evidências demonstraram uma ligação entre manifestações orais, como erupções bucais, e o novo coronavírus.
Pesquisadores utilizaram registros hospitalares para analisar os traços demográficos, clínicos e laboratoriais dos pacientes que tiveram úlceras na língua e visitaram o hospital entre abril e junho de 2020. Inicialmente, suspeitava-se que esses pacientes tinham SARS-CoV-2 devido a casos confirmados entre os membros de suas famílias. Testes de reação em cadeia de polimerase (PCR) confirmaram suas infecções. Nenhum dos pacientes apresentava condições básicas; a maioria apresentava sintomas respiratórios leves ou não, e nenhum estava hospitalizado.
Dentista explica que usar a mesma escova de dente antes e depois da covid-19 não causa reinfecção
Saúde
A imagem acima foi compartilhada nas redes sociais por moradores de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Entretanto, diversos dentistas afirmaram que ainda não existe nenhuma comprovação científica sobre o caso.
De acordo com o cirurgião-dentista e membro do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Mousse Ribeiro, o vírus causador do coronavírus pode sobreviver em algumas superfícies num período de aproximadamente 24h. Sendo assim, a transmissão da doença só pode ocorrer caso uma pessoa saudável acabe dividindo uma escova com outra que já foi contaminada.
A mensagem circulou na internet com a logo da prefeitura de Campo Grande e do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que a publicação não possui nenhum embasamento científico.
Descoberta proteína ligada a alterações no osso causadas pela perda dental
Saúde
Sabemos que a perda de um dente impacta toda a arcada dentária. Afinal, a mastigação e a oclusão precisam ser adaptadas. Isso ocorre porque, de acordo com estudo publicado na revista Frontiers in Physiology, a proteína Beta-catenina passa a ser produzida quando um dente é extraído, levando a maior sobrecarga no osso que sustenta os dentes vizinhos.
"A análise biomecânica por simulação computacional mostrou que a extração de um dente acarreta mudanças no ambiente de microdeformações do osso alveolar e em toda a arcada dentária, ocasionando problemas em série. Além disso, se nenhum tratamento for feito, como, por exemplo, um implante dentário, ocorrem ainda alterações no comportamento alimentar e perdas consideráveis na qualidade de vida do indivíduo", afirma diz Ana Cláudia Rossi, autora do estudo.
Confira a matéria completa e o estudo detalhado aqui.
Inscrições abertas para residência multiprofissional com bolsa de R$3,3 mil
Carreira
Estão abertas as inscrições para a residência multiprofissional em saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
Vagas: são 47 vagas, sendo quatro delas destinadas para candidatos que concorrem por ações afirmativas.
Áreas: as vagas são para as áreas de Educação Física (Bacharel), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
Bolsa: o valor das bolsas é de R$3.330,43.
Inscrições: os interessados devem se inscrever aqui, até o dia 13 de janeiro. A prova terá duração de quatro horas, será realizada no dia 14 de fevereiro e contará com 50 questões de múltipla escolha.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!