Não nos vemos desde o ano passado...
Como foi seu final de ano? Por aqui ainda estamos meio tristes e com saudades do recesso... Agora, temos um ano inteiro pela frente e muita coisa boa para realizar. Vamos nessa?
'É um problema social', diz dentista sobre mortes em clínicas odontológicas em dezembro de 2021
Atualidade
Em dezembro de 2021, em um intervalo de apenas uma semana, dois pacientes morreram após realizarem procedimentos dentários em clínicas odontológicas.
As vítimas foram um garoto de 10 anos, em Igarapé, na Região Metropolitana de Minas Gerais, e uma idosa de 67 anos, em Belo Horizonte. A falta de acesso à informação sobre saúde bucal e sobre os direitos enquanto pacientes odontológicos foram os aspectos em comum nos casos.
A cirurgiã-dentista e periodontista, Vinciane Raquel, pontua que as fatalidades são o reflexo de um problema social. “Pode ser que a família não tenha como arcar (com os gastos de um tratamento dentário) e o serviço público, às vezes, não tem a possibilidade de atendimento". E é justamente a questão financeira que interfere no momento da escolha do local de atendimento.
A falta de conhecimento sobre a atuação do dentista também é um fator que pode influenciar no atendimento. “Em alguns casos, o paciente procura, primeiramente, um médico, e não um dentista”, comenta a cirurgiã-dentista Karina Martins.
Caso 1
No dia 27 de dezembro de 2021, uma idosa de 67 anos morreu enquanto realizava a extração de um dente em uma clínica odontológica no Bairro Nazaré, na região Nordeste de Belo Horizonte.
Segundo a Polícia Militar, a paciente tinha problemas cardíacos e havia procurado assistência médica uma semana antes em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com informações, a idosa teria sofrido um infarto na cadeira odontológica.
De acordo com o Conselho Regional de Odontologia (CRO), o dentista, cujo nome aparece na porta do estabelecimento, está registrado no Conselho e com a situação regular. No entanto, ele não é responsável por nenhuma clínica. Além disso, segundo a Vigilância Sanitária, o estabelecimento também não possui alvará de funcionamento no município.
O caso ainda vem sendo apurado pelas autoridades.
Caso 2
Já a segunda vítima se trata de uma criança de 10 anos, que morreu em uma clínica odontológica em Igarapé, na Grande BH, no dia 20 de dezembro, após sofrer uma hemorragia durante a extração de um dente.
“O garoto fez uma extração simples. E uma hemorragia que aconteceu durante o atendimento tem que ser em decorrência de um problema já existente. E muitas vezes, isso não é possível ser notado. Para uma criança de 10 anos, não é comum a gente pedir uma quantidade exorbitante de exames. A menos que a família relate algum problema”, pontua Karina.
Como registrar a clínica
Segundo o cirurgião-dentista Luciano Eloi Santos, todas as clínicas odontológicas devem estar registradas no Conselho Regional de Odontologia (CRO) por um responsável legal, que pode ou não ser dentista, desde que esteja apto a lidar com as questões jurídicas e legais envolvidas.
Primeiramente, o local necessitará do alvará da prefeitura de onde está localizado, além da autorização da Vigilância Sanitária. O órgão leva em consideração biossegurança, higienização ambiental, utilização correta dos materiais odontológicos e outras normas sanitárias para que o estabelecimento funcione da maneira correta.
Assim, o órgão realiza visitas periódicas às clínicas que precisam renovar o seu alvará. Em seguida, o estabelecimento deve ser registrado no CRO, seguindo as orientações do Conselho.
Fonte: Estado de Minas Gerais
Odontologia Estética deve movimentar mais de US$ 35 bilhões até 2023
Atualidade
Cerca de 12 milhões de brasileiros estão recorrendo à Odontologia Estética para melhor a autoestima e, claro, a saúde bucal. É o que mostram os dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO).
A especialista em Odontologia Estética, Larissa Lima, afirma que, mesmo com a queda na procura por atendimentos durante a pandemia, o cenário atual vem sendo marcado pela retomada nos atendimentos voltados para a estética, tendência que já estava em crescimento no período pré-pandêmico.
“A busca por um sorriso bonito e um contorno facial harmonioso leva cada vez mais pacientes ao consultório e isso é comprovado por pesquisa da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética que apurou que a área cresceu 300% nos últimos três anos. Esse é um cuidado que extrapola os limites da estética puramente, porque influencia positivamente na autoestima das pessoas, tendo reflexos nos relacionamentos pessoais e trabalho”, afirma Larissa.
Dentre os procedimentos mais procurados estão as restaurações em resina composta, clareamento dental, facetas dentais, alinhadores ortodônticos e harmonização orofacial. “A ida aos consultórios deixou de ser apenas para emergências. A possibilidade de tratamentos menos invasivos e mais tecnológicos, aliados a preços mais atrativos facilitam o acesso de cada vez mais paciente”, ressalta a cirurgiã-dentista.
Espera-se que aproximadamente US$ 35,7 bilhões sejam movimentados pelo mercado odontológico até 2023, segundo dados divulgados pela Research and Markets. E o Brasil está contribuindo – e muito – para que isso aconteça. Afinal, o país ocupa o 4º lugar na lista de países com os maiores mercados de Odontologia Estética. Não é pouca coisa não, viu?
Já conhece o podcast Da Boca Pra Fora?
Entretenimento
Pois a nossa recomendação é que você ouça já, principalmente agora que saiu a segunda temporada da série A Odontologia Não Tira Férias. E o assunto da vez é: estética.
Aproveita que ainda estamos voltando ao ritmo para se distrair um tiquinho entre um atendimento e outro... Você merece!
Clique aqui e aproveite.
Angulador Arcsys Slim: inédito no mercado mundial
Produto
O Angulador Arcsys Slim é um dispositivo inovador e exclusivo que vai facilitar muito o seu dia a dia. Foi especialmente desenvolvido para customizar a angulação de componentes protéticos do Sistema Arcsys.
Com ele, o profissional de Odontologia consegue transferir o ângulo de um referenciador angular para um pilar ou munhão final em poucos segundos, no seu consultório ou laboratório, sem depender de qualquer processo adicional de compra ou logística.
Benefícios
● Personalização: Angulação personalizada para cada paciente (0° a 20°);
● Versatilidade: Os Anguladores Arcsys Slim customizam munhões, pilares e minipilares, no consultório ou laboratório;
● Inovador: Tecnologia exclusiva FGM. Produto inédito no mercado mundial.
Para saber mais sobre o produto, clique aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.