Netflix ou barzinho?
É sexta e essa é a pergunta que não calar. Se bem que no momento, a primeira opção é a mais segura. Se você não larga um barzinho por nada, que seja com distanciamento social. Até segunda!
Adolescente em tratamento de fissura labiopalatina há 15 anos quer ser Odontopediatra
Saúde
A adolescente Sofia Macedo da Silva e Silva, de Manaus, completou 15 anos com a certeza de que quer ser Odontopediatra e cuidar de crianças que, assim como ela, possuem fissura labiopalatina.
Em tratamento no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP desde o primeiro ano de vida, Sofia deseja cursar a graduação na própria USP e, quem sabe, um dia trabalhar no mesmo local onde faz seu tratamento.
“Desde pequenininha, sempre fiquei encantada com as odontopediatras, o jeito que elas cuidavam de mim e toda a preparação para as consultas. Elas me davam desenhos, tinham brincadeiras de apertar a barriga na hora de abaixar a cadeira, bater palma na hora de acender a luz. Eu achava tudo muito divertido. Quando eu parei para pensar, disse: ‘quero fazer o mesmo trabalho que elas, quero ajudar outras crianças com fissura’. E esse desejo só aumentou”, contou Sofia.
Durante o processo de reabilitação, Sofia e sua mãe passaram por situações nada fáceis, mas contaram com o apoio de familiares, amigos e médicos. De acordo com a mãe, Sofia não pegava o peito, tomava leite em um copinho de café, e teve dificuldade para ganhar peso nos primeiros meses.
Sofia já passou por cerca de dez procedimentos cirúrgicos no HRAC, além de ter acompanhamento com um dentista e uma fonoaudióloga. Hoje em dia, está no final de seu tratamento, com uma ótima evolução.
A fissura labiopalatina
Trata-se de uma condição congênita relacionada a fatores genéticos e ambientais, onde há comprometimento da fusão dos processos faciais durante a gestação. Os indivíduos possuem dificuldade na alimentação, alterações na arcada dentária e na mordida, comprometimento do crescimento facial e do desenvolvimento da fala e audição.
O tratamento envolve a atuação de uma equipe interdisciplinar, das áreas de Cirurgia Plástica, Odontologia, Fonoaudiologia, entre outras especialidades, que englobam aspectos funcionais, estéticos e emocionais.
Odontologia melhora o rendimento no futebol
Saúde
A equipe de futebol da UNIRB, que vai disputar a primeira divisão do Campeonato Baiano de 2021, vem recebendo cuidados especiais pelos profissionais que integram o corpo de Odontologia da instituição.
A coordenadora do curso de odontologia da UNIRB, Simone Tosta Leal, reforça esse cuidado que deve ser feito diariamente: "A saúde bucal é parte integrante da saúde sistêmica dos indivíduos e também necessária para o bom rendimento físico dos atletas do futebol".
A presença de focos infecciosos, perda dentária ou mal oclusões severas, erosão causada por uso indiscriminado de isotônicos, respiração bucal, halitose, desordens temporomandibulares e traumatismo dentário são problemas que podem prejudicar o desempenho do atleta de futebol. "Esses fatores podem influenciar na recuperação de lesões musculares e cirurgias ortopédicas, pois como demonstra a literatura, a presença de focos infecciosos, de origem periodontal ou endodôntico, podem dificultar a cicatrização tecidual e reparação muscular de tecidos lesionados", garante Simone.
Assim, os clubes de futebol têm investido cada vez mais no atendimento odontológico de seus atletas. A Rede UNIRB atua em consonância com este novo segmento da Odontologia, que é a Odontologia Esportiva.
Por intermédio dos alunos e professores do curso de Odontologia, os atletas do Clube de Futebol UNIRB são atendidos seguindo os protocolos de biossegurança necessários devido à pandemia, se submetendo às técnicas avançadas, tanto na área de prevenção e educação em saúde, como nas áreas de tratamentos clínicos.
Use a criatividade e torne a concorrência irrelevante
Professor Convidado
A maior certeza que temos nessa vida é: nunca vamos viver sem concorrência. E, infelizmente, muitos profissionais desanimam (e até desistem!) por conta disso.
O artigo que trouxemos hoje é justamente para você, profissional, que está precisando ouvir uma palavrinha incentivadora que te ajude a se superar quando o assunto é concorrência. De nada!
Dica de livro: O Livro do Dentista - Daniel Korytnicki
Entretenimento
Um livrinho antes de dormir ou para descansar no final de semana é sempre bem-vindo, né? Por isso, nossa dica de hoje é de um livro bem-humorado e que, com certeza, vai prender muito a atenção dos dentistas.
Escrito pelo dentista Daniel Korytnicki e baseado em sua própria experiência, o livro apresenta a história da profissão, desde o primeiro dentista egípcio até os projetos comunitários e as pesquisas de hoje. Daniel conta como escolheu a profissão e mostra também como funciona uma faculdade de Odontologia. Relembra ainda casos divertidos do seu tempo de estudante, além de descrever ao leitor as diferentes etapas de sua formação profissional, como as aulas teóricas e os primeiros tratamentos com pacientes de verdade.
O material traz muita informação e curiosidades, além de fotos e ilustrações que fecham o livro com chave de ouro. Depois conta pra gente o que achou!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos segunda-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Bom final de semana!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!