Não abra a Newz de hoje!
Até parece que você ia conseguir! Hoje estamos todos de bom humor, pois chegou o dia mais esperado da semana. De manhã lemos sobre saúde e à noite saímos sem hora pra voltar (e de máscara). Sextou bb!
Estudo salivar com infectados por Covid-19 será realizado nas escolas odontológicas do Canadá
Saúde
Cerca de 10 escolas de Odontologia Universitária do participarão de um estudo de pesquisa do Covid-19. Estudantes, professores e funcionários de apoio em odontologia e higiene dental nas 10 escolas de odontologia do Canadá em breve serão convidados a apresentar amostras mensais de sua saliva para análise e preencher um questionário online mensal.
O objetivo é testar a resposta imune à doença dos casos positivos por um mês após a infecção. O estudo possibilitará aos alunos de Odontologia e Higiene Dental a experiência prática com pacientes reais, além de produzir dados valiosos.
"Poderemos analisar se as diferenças nos protocolos de controle de infecções entre as clínicas em todo o Canadá afetam as taxas de infecção. Também investigaremos se papéis ocupacionais específicos e origens sociodemográficas colocam as pessoas trabalhando em clínicas, laboratórios e escritórios operados por universidades com maior risco de infecção", disse Dr. Bob Schroth, dentista, clínico-cientista e líder do projeto.
Como a equipe de pesquisa está conduzindo um estudo semelhante das taxas de infecção do Covid-19 entre os dentistas canadenses praticantes, os dados das escolas de Odontologia podem ser comparados com os resultados para dentistas comunitários. Os pesquisadores analisarão os dados a cada dois meses para que, à medida que os achados surjam, as escolas de Odontologia possam agir para alterar os protocolos de controle de infecções, se necessário.
O projeto começará a inscrever os participantes em breve. Schroth espera cerca de 40 alunos e 40 funcionários clínicos, incluindo professores, da Faculdade de Odontologia Dr. Gerald Niznick e da Escola de Higiene Dental. Em todo o Canadá, cerca de 800 participantes devem se inscrever no estudo.
Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?
Saúde
A cárie atinge aproximadamente 90% da população mundial, passando por quatro fases. Isso quer dizer que, antes do aparecimento daquela manchinha preta, o dente já pode estar sendo lesionado pelas bactérias.
As manchas escura podem ocorrer tanto no início da lesão quanto em casos mais sérios. Quando a cárie avança, atingindo a dentina, o dano é maior e indica um processo mais severo, que acaba por alterar a coloração do dente como um todo.
Outro ponto preocupante é que a cárie progride na forma de um cone ou pirâmide, com a ponta voltada para a superfície externa do dente. Com isso, a destruição interna pode ser muito maior do que a visível externamente.
Fases
· Inicialmente, a cárie provoca modificações teciduais, perceptíveis apenas pelo microscópio. A percepção macroscópica das lesões só ocorre com o aparecimento de uma mancha branca, até o momento de surgimento de cavitações no dente;
· A perda da translucidez do esmalte e a presença de uma superfície esbranquiçada, rugosa e sem brilho indicam os primeiros sinais de manifestações clínicas visíveis da cárie. A mancha branca ocorre pela ação do biofilme oral sobre a superfície dos dentes e significa que está ocorrendo perda mineral do dente;
· A progressão da cárie pode ocorrer de uma forma aguda ou crônica, dependendo de uma série de fatores relacionados com o biofilme oral. São eles: constituição da estrutura dental, qualidade da saliva e quantidade do fluxo salivar, tipo de dieta mais ou menos cariogênica, flora bacteriana e pela higiene oral realizada.
É imprescindível que todos os sinais de cáries, por menores que sejam, recebam um acompanhamento desde o início. Assim, o especialista evitará a progressão da lesão e a consequente necessidade de tratamentos mais invasivos.
Criatividade para transformar cenários
Professor Convidado
Quem tem o próprio negócio sabe bem que o cenário nem sempre está do jeito que queremos. E isso faz parte! Quem deseja transformar cenários críticos, precisa espantar a inércia, a preguiça e a procrastinação para bem longe. Como? Com a criatividade.
Saiba como isso é possível clicando aqui.
Dica de filme: Contágio (2011)
Entretenimento
A dica de filme de hoje não é nada atual e a escolha foi feita totalmente de propósito. Mas como assim? O filme ‘Contágio’, lançado em 2011, mostra como uma epidemia de um vírus letal, transmissível pelo ar, impactou diversos continentes ao redor do mundo. Parece que já ouvimos falar dessa história, não?
Nele, assistimos as autoridades lutando para conseguir comportar o número de hospitalizados, entender a origem do vírus e produzir uma vacina o quanto antes. Tudo bem similar ao que estamos vivendo atualmente. E é um filme interessante de rever justamente pelo fato de estarmos com uma perspectiva totalmente diferente da que estávamos no ano de seu lançamento. E prepare-se, pois as coincidências são bizarras! Você vai se impressionar.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos segunda-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!