“No pain, no gain” – A frase preferida do dentista fitness
Dentistas também malham! E vamos ser sinceros, a frase “no pain, no gain” tem tudo a ver com a nossa rotina. E aí, a academia tá em dia? Vamos mexer esse corpinho!
Polícia fecha laboratório protético que adquiria material em cemitérios clandestinos
BiZarrices
Na última segunda-feira (1), a Polícia Civil interditou um laboratório protético irregular no bairro de Ricardo de Albuquerque, Zona Norte do Rio. O estabelecimento confeccionava próteses dentárias a partir de materiais obtidos em cemitérios clandestinos no Rio.
Foto: Divulgação/ Polícia Civil
O material, conhecido como roach – prótese dentária removível – passava por um processo químico para parecer um produto novo. Segundo as investigações, as próteses eram comercializadas livremente em consultórios odontológicos do Rio de Janeiro.
Os responsáveis foram presos em flagrante por crimes contra o consumidor e a saúde pública.
Teste da linguinha: IORB de Paraíso explica a importância da frenotomia precoce
Saúde
O “teste da linguinha” é um exame simples e rápido que analisa se há alterações no frênulo lingual desde o nascimento. Seu diagnóstico precoce evita problemas na hora da amamentação, deglutição, mastigação e fala, alerta a Odontopediatra da IORB, Drª. Regina F. Silva.
São vários os graus de língua presa, por isso a importância de um teste que leve em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para um diagnóstico preciso e indique a necessidade da realização da “correção do frênulo que está preso na língua”.
Caso não seja identificada e corrigida, essa alteração pode provocar alterações no crescimento e desenvolvimento crânio facial, muscular e cognitivo da criança.
Análise sanguínea revela possíveis marcadores de gravidade e alvos terapêuticos de pacientes com Covid-19
Saúde
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram sete proteínas no plasma sanguíneo de pacientes infectados pela Covid-19 que podem servir como indicadores de gravidade e até indicar alvos terapêuticos. Essas moléculas estão associadas à resposta imunológica, proteção do pulmão, complicações vasculares e descontrole inflamatório.
“A Covid-19 trata-se de uma enfermidade com grande variação de sintomas e de gravidade, e proteínas relacionadas a diferentes complicações e estágios da infecção podem abrir caminho para a identificação de alvos terapêuticos e biomarcadores que auxiliem a tomada de decisão por parte dos profissionais de saúde”, disse a pesquisadora Marília Rabelo Buzalaf.
Pistas encontradas no sangue
Entre maio e julho, o estudo avaliou 163 pacientes internados no Hospital Estadual de Bauru com diagnóstico positivo para Covid-19. Eles foram divididos em casos leves, severos e críticos.
Assim que os pacientes deram entrada no hospital, amostras de sangue foram coletadas. Ao comparar as variações de expressões proteicas dos três grupos, os pesquisadores encontraram, apenas em casos leves, altos níveis das proteínas IREB2, GELS, POLR3D, PON1, SFTPD e ULBP6.
Já em pacientes que precisaram de tratamento intensivo, os pesquisadores encontraram a proteína Gal-10 no plasma sanguíneo. Ela é um marcador de morte de células de defesa (eosinófilos), sugerindo comprometimento do sistema imunológico.
Alvos terapêuticos
A identificação das proteínas específicas em pacientes contaminados pelo vírus da Covid-19 pode ajudar os especialistas a desenvolverem medicamentos que controlem os efeitos da infecção. “Além disso, essas proteínas têm influência no resultado clínico de uma variedade de patologias ligadas ao sistema imune, como nefropatia diabética e alopecia areata. Mas o que mais nos interessou foi seu polimorfismo. É possível que os pacientes críticos tenham esse polimorfismo, o que poderia acarretar uma resposta imunológica prejudicada”, explicou Buzalaf.
Os dados preliminares do estudo foram divulgados aqui.
Como escolher as cores certas para o jaleco
Professor Convidado
Qual tipo de jaleco você prefere? O tradicional jaleco branco ou os modernos coloridos e estampados?
A diretora da empresa Dra. Chica, Ana Paula Moro, revelou que existe uma ciência por trás do surgimento dos jalecos coloridos: “não foi por acaso que eles surgiram. Há evidências científicas de que, além da questão estética, a escolha das cores pode auxiliar a proteger a visão dos profissionais durante os procedimentos cirúrgicos, pois as cores são complementares das várias nuances, inclusive do vermelho presentes no sangue”.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia o texto completo aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!