O relacionamento dos dentistas...
É resumido em: “você tá usando a mesma escova desde o ano passado”; “o enxaguante bucal tem álcool”; “bem que eu avisei pra passar fio dental”; “abre a boca que acho que vi uma cárie!”. Romântico, né?
Babar enquanto dorme está associado à boa qualidade de sono: verdade ou mito?
Saúde
Mito! Está circulando pelas redes sociais uma mensagem que diz que babar durante o sono significa que a pessoa está com a saúde em dia e possui uma ótima qualidade de sono. Confira a mensagem:
"Você sabia? Quando você descansa corretamente, seu corpo relaxa completamente e isso faz sua boca abrir e acabar babando. Além disso, diz-se que ao botar saliva pela boca ao descansar significa que a pessoa está respirando corretamente e não tem apneia do sono ou um distúrbio que interrompe a respiração. O adulto desliga completamente suas funções cerebrais para fazer uma pausa e reparação; então começa a sair a saliva para fora e dando-se o famoso sono muito profundo."
No entanto, o G1, por meio de seu quadro Fato ou Fake, ouviu diversos especialistas que refutaram as informações contidas na tal mensagem.
Geraldo Lorenzi Filho, pneumologista e diretor do Laboratório do Sono do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), deu sua opinião a respeito das mensagens. "Não, eu não vejo assim, eu não vejo uma relação direta dessas coisas. Porque, na realidade, a gente deveria dormir de boca fechada e respirando pelo nariz. Então, normalmente as pessoas não babam. Se ela está babando, expelindo saliva, eu acho que deve ter algum nível de abertura de boca ou alguma coisa assim. Não vejo alguma relação direta entre babar ou não babar com a qualidade do sono.", afirmou.
Ainda segundo Lorenzi Filho, a informação de que, quando alguém dorme, o corpo relaxa por completo, resultando na abertura da boca, não está correta. "Não é correto isso. A gente, quando dorme, o jeito certo mesmo é com a boca fechada. A língua no céu da boca e a boca fechada. Muita gente acaba abrindo a boca durante a noite porque tem um hábito errado ou porque tem o nariz obstruído. Mas cada vez que a gente abre a boca para respirar, você tem que relaxar a língua e isso é muito ruim porque você pode projetar a base da língua, que está lá atrás da boca, para trás, causando o ronco."
De acordo com o profissional, o ronco pode indicar uma obstrução parcial na região posterior da faringe, atrás da língua. A forma correta de respiração é com a boca fechada e a língua encostada no céu da boca. Quando dormimos e relaxamos, seguimos respirando pelo nariz. Essa é a maneira “correta” de respirar.
Além disso, se a pessoa baba durante o sono, deve-se checar se ela está respirando corretamente pelo nariz e se há alguma obstrução nasal.
Magda Lahorgue Nunes, vice-diretora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e professora titular de neurologia da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, afirma que "não existe nenhuma relação entre o babar e o repouso do corpo".
Segundo Magda, quem baba durante o sono possui respiração bucal que, normalmente, está associada a alguma obstrução e apneias do sono. Por isso, se uma pessoa dorme de boca aberta, baba e/ou ronca, o ideal é que seja feita uma investigação.
Fonte: G1
Equipe da Universidade Federal de Pernambuco cria fórmula que promete combater a cárie sem dor e com menor tempo de tratamento
Atualidade
Hoje em dia, estamos acostumados a utilizar as canetas de alta rotação quando o paciente apresenta cáries, e o barulho do famoso “motorzinho” é motivo de terror para muitos. Mas os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco criaram um produto que pode facilitar a vida desses pacientes.
A fórmula composta por nanopartículas de prata promete tratar as cáries sem anestesia e sem dor. Segundo o pesquisador André Galembeck, basta aplicar o produto no dente afetado para inibir a ação das bactérias. A ideia é que a nova tecnologia reduza não só o tempo de atendimento, como o custo do tratamento.
A equipe da universidade vem utilizando as nanopartículas de prata em tratamentos odontológicos desde 2011. Mais de 2.000 crianças participaram dos ensaios clínicos. O produto também pode ser combinado com o tratamento convencional, de maneira complementar.
Fonte: Rádio Agência Nacional
Momento Odontologia #111: Os implantes são alternativas ao tratamento conservador com próteses
Saúde
O episódio do Momento Odontologia que trouxemos hoje responde questões enviadas por um ouvinte a respeito do tema “Implantes”. O assunto será abordado pelo professor Marcelo Munhóes Romano, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo.
Além de falar sobre a composição dos implantes, Marcelo aborda os cuidados que o paciente deve tomar e os benefícios em comparação com as próteses.
Para ouvir o episódio na íntegra, clique aqui.
Não compare seu início com o meio de outra pessoa!
Pense Como Uma Dentista
“Não compare seu início com o meio de outra pessoa”. Eu li essa frase em um perfil do Instagram chamado @simplesbellablog, e eu achei uma forma fantástica de dizer o que eu sempre repito no meu perfil, @marina.dradomarketing - “Não se compare!”.
O motivo de eu ter me conectado tanto com essa frase é que a tendência das pessoas é sempre se comparar com quem admiram, com suas referências. Pessoas que, geralmente, já estão há mais tempo na atividade (por isso são referência) e isso só vai levá-las ao desânimo, desmotivação e desistência.
Quando falamos de redes sociais de forma profissional, a comparação é quase um reflexo automático. Mas calma! Isso pode ser muito prejudicial e desanimador.
⚠️OBS.: Nunca devemos nos comparar - Nem quando somos iniciantes, nem quando já estamos há mais tempo na atividade. Cada um tem seu caminho e suas circunstâncias!
Voltando…
É preciso tempo para que você se aperfeiçoe e isso serve para qualquer área da vida. Portanto, faça o melhor que você consegue HOJE, mantenha a consistência, persista, estude, pratique, e, certamente, em breve você estará mais feliz com seus resultados.
Faça o seu melhor hoje!
Aqui vão sete dicas para que você faça seu planejamento semanal:
1- Registre seus casos;
2- Faça foto ou vídeos dos seus bastidores;
3- Mostre a satisfação de seus pacientes (foto com pacientes ou depoimentos);
5- Crie relacionamentos através das redes sociais, respondendo seus comentários, enquetes e inbox sempre;
6- Abuse dos seus stories diariamente;
7- Respeite a sua identidade visual.
Nunca se compare com quem está na estrada há mais tempo que você. Ao invés disso, inspire-se nele(a), respeite a sua curva de aprendizado, e tenha convicção de que você vai chegar lá! Um passo de cada vez e o sucesso vai chegar. Sem angústia e sem cobrança excessiva. Permita que seja leve e agradável!
Tudo melhora com a prática! E você sabe disso. Interiorize esse pensamento e vai!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.