Opa, é hora de ler as notícias do dia!
Modéstia à parte, o nosso momento preferido do dia. Lê, relê, repassa no grupo de reencontro da faculdade, usa pra puxar assunto com o paciente... As oportunidades são muitas. Só não vê quem não quer!
Estamos de mudança, hein?
Já começamos a empacotar as nossas coisas e não vamos te deixar de fora, né?! Já se inscreve pra continuar recebendo a Newz em sua caixa de entrada, todas as manhãs, só pra não perder o costume! Clique aqui e venha curtir essa nova etapa com a gente! ♥
Enxaguante bucal que combate o Sars-CoV-2 volta a ser regularizado após ter sua comercialização cancelada
Atualidade
À esquerda, versão antiga, e à direita, rótulo atual do produto. (Foto: Reprodução)
Em janeiro de 2021, o enxaguante bucal Detox Pro teve sua comercialização cancelada pela Anvisa com a justificativa de que sua eficácia contra o Sars-CoV-2 não havia sido comprovada.
A Anvisa solicitou que fossem realizados novos estudos que acabaram comprovando que o produto, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação da empresa Dentalclean, em parceria com pesquisadores de quatro instituições públicas, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), foi capaz de inativar em 99,9% a proliferação do Sars-CoV-2, causador da Covid-19.
O enxaguante bucal chegou a ser aprovado em outubro de 2020, mas a Anvisa voltou atrás em janeiro deste ano. Além da realização de novos estudos, o órgão regulador solicitou a alteração das informações no rótulo da fórmula. Com isso, o produto voltou a ser regularizado e já circula em farmácias e supermercados com a etiqueta de antisséptico bucal que reduz bactérias, fungos e vírus, com "eficácia comprovada na redução da carga viral do Sars-CoV-2".
Os novos experimentos
Os experimentos realizados antes da nova solicitação da Anvisa tiveram seus resultados divulgados no final de 2020. No total, foram seis etapas de experimentação, que contaram com 107 pacientes em testes de laboratório, análises de casos e estudos randomizados triplo-cegos, que demonstraram uma eficácia de, até então, 96%. O produto possui uma composição baseada na tecnologia PHTALOX®, pigmento conhecido por reduzir a concentração de microrganismos na boca.
Com as novas exigências da Anvisa, os pesquisadores realizaram uma nova testagem, agora com pacientes diagnosticados com Covid-19. Foram extraídas amostras do vírus da boca desses pacientes que, posteriormente, foram expandidas em células da linhagem Vero e expostas a soluções com o produto. Consideraram-se três intervalos de incubação: 30 segundos, 1 minuto e 5 minutos. Todas as experimentações foram realizadas de acordo com as recomendações dos Art. 1 e 3, das instruções normativas 04/13 e 12/16 da Anvisa.
Resultados
Em todos os cenários, o antisséptico teve uma eficácia ainda maior do que a observada nos testes anteriores: de 99,93%. No entanto, isso não indica que o produto é capaz de curar o coronavírus. “Não significa que se a pessoa usar [o antisséptico] ela não vai pegar a doença, mas, se ela entrar em contato com o coronavírus pela via oral, o produto pode reduzir essa carga viral ali, impedindo que o vírus avance para o resto do organismo", explica Fabiano Vieira Vilhena, cirurgião-dentista e pesquisador da Faculdade de Odontologia da USP em Bauru, que liderou o estudo.
Segundo os autores do estudo, o produto promove a formação de oxigênio reativo a partir do oxigênio molecular, funcionando como uma "barreira" contra o coronavírus na cavidade oral, considerada a porta de entrada e de disseminação da doença.
Fonte: Galileu
Odontologia integrativa ajuda pacientes com distúrbios cognitivos a identificar e prevenir doenças através da boca
Saúde
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 600 milhões de pessoas com deficiência grave no mundo. E a Odontologia integrativa veio como forma de garantir os cuidados com a saúde dessas pessoas, já que busca ativar seus mecanismos naturais de prevenção e recuperação.
"Pacientes com distúrbios cognitivos apresentam inúmeros tipos de doenças bucais, e a qualidade de vida destas pessoas está diretamente relacionada ao nível de dor, capacidade mastigatória, além do impacto psicológico da condição bucal que afeta a autoestima de modo substancial", informa a Dra. Ariane Marcela Dias Silveira, graduada no curso de Odontologia pela Universidade São Lucas.
No entanto, ainda é baixo o número de cirurgiões-dentistas especializados no atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais. Esse fato acaba sendo preocupante, principalmente porque a relação entre a saúde bucal desses pacientes com doenças sistêmicas é grande, podendo resultar em uma alta taxa de mortalidade precoce.
O tratamento desses pacientes costuma ser feito no próprio consultório, com o uso de sedativos, ou então em âmbito hospitalar. A aplicação da Odontologia integrativa em pacientes internados também é de suma importância, pois evita infecções e o surgimento de novas doenças, que possam agravar o quadro. "Muitos problemas de saúde dão os primeiros sinais pela boca, que quando identificados precocemente tornam o tratamento mais rápido e menos custoso", alerta a Dra. Ariane.
No Brasil, a Odontologia interativa como as Práticas Integrativas Complementares (PICS), foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPICS), aprovada pela Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reforça o direito ao acesso de forma integral à saúde, em todos os níveis de complexidade, mediante o SUS, de forma igualitária e sem qualquer tipo de discriminação. Nesse sentido, é mais do que necessário o acompanhamento desses indivíduos por um profissional da saúde qualificado, como forma de promover a autonomia, assistência às atividades diárias, inclusão e participação social, melhorando, assim, sua qualidade de vida.
"Durante anos de experiência clínica, vi a real necessidade de incluir esses pacientes que por muitas vezes eram dispensados por outros colegas cirurgiões-dentistas, por receio ou desqualificação para o atendimento. Investi em todo o aparato necessário para realização de um atendimento de qualidade tanto em consultório, quanto em ambiente hospitalar. Contratei equipe qualificada para alguns tipos de procedimentos, e nos destacamos em atendimento odontológico de pacientes especiais ou com algum distúrbio psíquico", conclui a Dra. Ariane Silveira.
Escola de Medicina Dentária Woody L. Hunt inaugura clínica de saúde bucal
Atualidade
A Escola de Medicina Dentária Woody L. Hunt inaugurou, no dia 22 de junho, a Clínica de Saúde Oral Dentária Texas Tech. O espaço funcionará como braço clínico da nova escola de Odontologia da unidade. Na ocasião também comemorou-se os 323.000 dólares doados pela Fundação GECU. O presente irá apoiar o Fundo de Excelência do Reitor e bolsas de estudo para estudantes.
O compromisso da Fundação GECU com o crescimento do campus de El Paso do Centro de Ciências da Saúde da Texas Tech University (TTUHSC), onde a Escola de Medicina Dentária Hunt está localizada, visa ajudar a comunidade ao redor a prosperar. “Nosso objetivo é elevar El Paso por meio de educação, programas comunitários e doações filantrópicas”, diz Crystal Long, presidente e CEO da GECU.
“Todo o campus da TTUHSC El Paso transformou o panorama da saúde em nossa região. Ter um único campus em El Paso que abriga uma escola de medicina, uma escola de ciências biomédicas, uma escola de enfermagem e agora uma escola de odontologia permite que El Paso seja um líder nacional em saúde”, afirma Woody L. Hunt, presidente do Woody and Gayle Hunt Fundação da Família.
A Hunt School of Dental Medicine oferecerá atendimento odontológico a custo reduzido em sua clínica pública de saúde bucal Texas Tech. Serão mais de 60.000 consultas com pacientes anualmente até 2025. A ideia é que os atendimentos sejam oferecidos, principalmente, para alunos, professores, funcionários e suas famílias.
A instalação de última geração é a primeira no oeste do Texas e no sul do Novo México. O local é composto por nove suítes multiuso, duas suítes para necessidades especiais, seis salas de prática do corpo docente, um laboratório CAD/CAM, cinco trajes pediátricos, cinco salas de cirurgia oral e 130 operações individuais de aprendizagem de alunos.
“O investimento contínuo em nossos alunos de instituições financeiras generosas como a GECU são investimentos em nossa comunidade. A Clínica de Saúde Oral Dentária Texas Tech treinará futuros dentistas no ambiente mais avançado, preparando nossos alunos para uma carreira significativa no campo da saúde”, afirma Richard Lange, MD, MBA, presidente da TTUHSC El Paso.
5 posts que todo dentista deve fazer
Marketing e Gestão
A dica que temos hoje é para você, dentista, que está querendo mergulhar no mundo das redes sociais. Estar sempre ativo é fundamental para que o seu público se familiarize com o seu dia a dia e seu conteúdo, mas sabemos que nem sempre é fácil definir quais assuntos são relevantes para um post no feed. Por isso, trouxemos exemplos bem específicos de posts que todo dentista ativo nas redes deve fazer. Confira!
Ormco anuncia o sistema Damon Ultima
Produto
A Ormco anunciou recentemente o sistema Damon Ultima, com braquetes redesenhados e fios integrados que fornecem aos dentistas mais precisão para manuseá-lo e tempo de tratamento mais curto aos pacientes. Isso só é possível por conta da combinação inovadora de um fio retangular de lados arredondados com a ranhura em forma de paralelogramo nos suportes, que tem como objetivo eliminar a folga.
O resultado são dentes movidos com maior precisão e menos força, aumentando o conforto do paciente durante o tratamento.
Para saber mais sobre o produto, clique aqui.
A integração da Odontologia com a tecnologia
Professor Convidado
É de conhecimento de todos que a tecnologia praticamente revolucionou a Odontologia, facilitando e agilizando muitos processos. E tanto os profissionais, quanto os pacientes, têm muito a ganhar com isso.
No vídeo de hoje, trazemos uma discussão muito importante sobre o assunto. Assista!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Inscreva-se em nossa nova plataforma e não perca nenhuma novidade!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.