Para a tristeza das inimigas: voltei! 😚
Eu disse que não iria te abandonar... Minha manhã não tem a menor graça sem a sua companhia para colocar as fofocas em dia. E como não nos vemos há 2 dias, o que não falta é fofoca. Senta que lá vem!
Os desafios enfrentados pela população LGBTQIA+ na busca por atendimentos odontológicos
Saúde
Kauanny Vieira, 34 anos, só conseguiu iniciar seu tratamento odontológico 12 anos depois de começar seu processo de transição de gênero. O motivo? A falta de acompanhamento especializado para pessoas transgênero e, principalmente, o preconceito enfrentado dentro – e fora – dos consultórios.
Segundo especialistas, a dificuldade de acesso à assistência gratuita, a ausência de protocolos para o atendimento de pessoas trans e outros fatores sociais são as causas principais da falta de cuidados bucais na população LGBTQIA+. O fato é preocupante, tendo em vista que o uso de hormônios sem prescrição médica pode ser prejudicial à saúde bucal.
Kauanny conta que procurou atendimento pelo Sistema Único de Saúde há alguns anos, mas desistiu após sofrer preconceito, infelizmente uma situação recorrente para homens e mulheres transsexuais e travestis. De acordo com a paciente, os cuidados com a saúde bucal se tornaram uma emergência devido ao avanço no processo de transição de gênero. Atualmente, Kauanny faz tratamento em uma clínica particular, mas o acompanhamento é frequentemente interrompido devido à falta de recursos financeiros.
O professor e especialista em Saúde Coletiva e mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Luiz Eduardo de Almeida, explica que, enquanto para pessoas cisgêneras a ida ao dentista pode ser desconfortável por conta de exames e procedimentos dolorosos, para pessoas trans e travestis, a visita ao especialista é um desafio que começa antes mesmo da chegada ao consultório, por conta do preconceito.
Luiz Eduardo vem desenvolvendo a pesquisa "O Impacto da Saúde Bucal na Qualidade de Vida da População LGBTQIA+" em seu doutorado, investigando as alterações bucais presentes em pessoas da comunidade LGBTQIA+ e as consequências desses problemas em seu meio social.
De acordo com o especialista, no Brasil existem poucas pesquisas sobre o tema, mas é possível afirmar que o uso de drogas lícitas ou ilícitas, experiências traumáticas, ISTs e DSTs, o uso não receitado de hormônios e a ausência de acompanhamento médico estão entre os motivos que mais afetam a saúde bucal de pessoas trans e travestis.
Luiz aborda ainda a questão de a boca ter um aspecto biossocial, que raramente é considerado. "Não é só um órgão que serve para a comunicação e alimentação. Ele carrega subjetividade e também a história de cada um. É pela boca que as pessoas amam no beijo. A boca é também um órgão sexual. Por isso, os dentistas precisam, durante o atendimento, olhar as questões sociais e as barreiras que aquela pessoa quebrou para chegar ao consultório, e não estigmatizar pacientes trans relacionando o corpo delas aos problemas de saúde que carregam”.
Em 2020, a Prefeitura de São Paulo lançou o Protocolo de Atendimento a Pessoas Transexuais e Travestis no Município, com um capítulo inteiramente dedicado à Odontologia, incentivando um atendimento mais acolhedor e humanizado à essa população.
Fonte: Terra
Conselho Regional de Odontologia do Ceará abre concurso para contratação imediata e formação de cadastro
Carreira
O Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE) publicou o edital referente ao seu concurso atual, com cargos para ensino médio e superior completos.
Serão quatro vagas para contratação imediata, três delas para o cargo de Fiscal, destinadas aos candidatos com ensino superior em Odontologia.
A outra vaga é para Agente de Fiscalização, e os inscritos devem possuir ensino médio completo.
De acordo com o edital, a avaliação para os cargos será da seguinte forma:
Agente de Fiscalização (ensino médio)
10 questões de Língua Portuguesa;
10 questões de Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional e Conhecimentos Matemáticos;
20 questões de Conhecimentos Específicos
Fiscal (superior em Odontologia)
10 questões de Língua Portuguesa;
10 questões de Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional e Conhecimentos Matemáticos;
30 questões de Conhecimentos Específicos
Após as provas objetivas, será realizada ainda uma avaliação psicológica.
As inscrições estarão abertas até o dia 17 de abril, por meio do site do Instituto Consulpam. Para conferir o edital, clique aqui.
Conheça os cursos da UNA-SUS relacionados à Saúde Bucal
Educação
Uma pesquisa realizada pela Aliança para um Futuro Livre da Cárie (ACFF) apontou que 100% dos adultos no mundo apresentam ou já apresentaram quadros de cárie, enquanto 600 milhões de criança também são acometidas pela doença.
Logo atrás das cáries, segundo a pesquisa, vem a doença periodontal, que pode causar complicações que vão muito além da saúde bucal, afetando o organismo como um todo e podendo agravar casos de doenças cardiovasculares, pulmonares, renais e, na diabete, dificultar o controle glicêmico.
Foi pensando nisso que a UNA-SUS disponibilizou cinco cursos on-line sobre saúde bucal, destinados a capacitar os profissionais de saúde acerca das possíveis complicações que problemas bucais podem trazer para o nosso corpo.
Confira mais detalhes abaixo.
Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde – UFPel
O curso traz casos clínicos interativos focados no desenvolvimento do raciocínio clínico e no aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais, como crianças, adultos, gestantes e idosos. Temas como prevenção e controle de cárie, doença periodontal, câncer bucal e doenças sistêmicas com acometimento bucal são abordados.
Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas - UFMA
O conteúdo do curso aborda a organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência no cotidiano da assistência odontológica e das demandas espontâneas, entendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde.
Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde - UFMA
A capacitação busca compreender a produção do cuidado em Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, bem como identificar as especificidades no manejo da pessoa com deficiência dentro da APS.
Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas - UFMA
Aborda o acompanhamento de gestantes e puérperas, a inserção da assistência à saúde bucal na Rede Cegonha, na perspectiva da compreensão da estruturação dos serviços e da assistência odontológica, bem como o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde voltado para essa linha de cuidado.
Cuidado em Saúde Bucal da Pessoa com Doença Infecciosa Transmissível - UFMA
A qualificação tem como objetivo garantir que os profissionais que atuam em saúde bucal estejam aptos a reconhecer sinais e sintomas sobre os principais agravos infectocontagiosos endêmicos e epidêmicos relevantes no Brasil com repercussão bucal, assim como as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde para orientação aos usuários.
Se interessou por algum deles? Só clicar e aproveitar! 😉
CFO lança cartilha para proporcionar atendimento mais inclusivo aos pacientes com Síndrome de Down
Atualidade
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lançou a cartilha “Síndrome de Down: acolhimento às diversidades em ambiente odontológico”, visando expandir o olhar do profissional dentista para além da Odontologia no atendimento aos pacientes com necessidades especiais.
O objetivo é conscientizar a categoria, para que ofereçam um tratamento mais humanizado, fortalecendo o vínculo entre o cirurgião-dentista, o paciente e seus responsáveis-cuidadores, além de ressaltar a importância de um trabalho integrado a uma equipe multidisciplinar.
O lançamento da cartilha marcou o 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale: “Na prática, enfrentar os desafios para a promoção da saúde bucal em pacientes com essa condição é um ato de amor à vida. Por isso, o acompanhamento com o Cirurgião-Dentista desde a primeira infância e no transcorrer da vida é fundamental para a manutenção da saúde bucal do indivíduo com Síndrome de Down”, afirma.
Para acessar a cartilha, clique aqui.
Fonte: Ascom CFO.
Será que você está calculando o preço dos seus tratamentos da forma correta?
Marketing e Gestão
Nem todo mundo tem facilidade na hora de precificar o seu serviço. É comum surgirem dúvidas e acabar se atrapalhando no meio dos cálculos.
Mas calma, que essa tarefa não é um bicho de sete cabeças! Foi pensando justamente em você que decidi trazer o post abaixo, com dicas valiosas para te ajudar neste cálculo. Mão na massa (e na calculadora)!
Retentores intrarradiculares: como indicar com previsibilidade clínica
Professor Convidado
É grande o número de opções de retentores intrarradiculares disponíveis no mercado odontológico, o que faz com que muitos profissionais tenham dúvidas sobre qual é o mais adequado. O artigo de hoje aborda três pontos principais sobre eles: qual, como e por que utilizá-los. Leia o texto completo abaixo.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos sexta-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.