Passo a passo para começar a semana com o pé direito
Faça um bom alongamento ao acordar. Tome um banho e, em seguida, uma xícara de café bem forte. Brinque com o seu animalzinho de estimação. Leia a Newz. Pronto, agora já pode começar a semana!
SARS-CoV-2 infecta tecidos orais, aponta estudo
Saúde
Um estudo liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Odontológicas e Craniofaciais (NIDCR) dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) apontou que o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, pode infectar células na boca.
As vias aéreas superiores e os pulmões são locais primários da infecção pelo SARS-CoV-2, mas há pistas de que o vírus pode infectar células em outras partes do corpo, como o sistema digestivo, vasos sanguíneos, rins e boca. Esse potencial de infecção pode ajudar a explicar a amplitude dos sintomas relatados pelos pacientes, como perda de paladar, boca seca e bolhas.
O estudo também aponta para a possibilidade de que a boca tenha um papel na transmissão do SARS-CoV-2 para os pulmões ou sistema digestivo por meio da saliva carregada de vírus de células orais infectadas. É sabido que a saliva de pessoas com Covid-19 pode ter altos níveis de SARS-CoV-2, mas o que os cientistas não sabem é de onde vem.
Em pessoas infectadas e com sintomas respiratórios, o vírus na saliva possivelmente vem em parte da drenagem nasal ou do escarro dos pulmões. No entanto, isso não explica como o vírus entra na saliva de pessoas que não possuem esses sintomas respiratórios.
Os pesquisadores levantaram a hipótese de que pelo menos parte do vírus na saliva poderia estar vindo de tecidos infectados na própria boca. Para explorar essa possibilidade, foram pesquisados tecidos orais de pessoas saudáveis para identificar regiões bucais suscetíveis à infecção pelo SARS-CoV-2.
Uma vez que os pesquisadores confirmaram que partes da boca são suscetíveis ao SARS-CoV-2, eles procuraram evidências de infecção em amostras de tecido oral de pessoas com Covid. Em amostras coletadas de pacientes que morreram devido à infecção, o RNA SARS-CoV-2 esteve presente em pouco mais da metade das glândulas salivares examinadas.
No tecido das glândulas salivares de uma das pessoas que morreram, bem como de uma pessoa viva com Covid-19 agudo, os cientistas detectaram sequências específicas de RNA viral que indicavam que as células estavam ativamente fazendo novas cópias do vírus, reforçando ainda mais as evidências de infecção.
Para determinar se o vírus na saliva é infeccioso, os pesquisadores expuseram a saliva de oito pessoas com Covid assintomáticas a células saudáveis cultivadas em um prato. A saliva de dois dos voluntários levou à infecção das células saudáveis, levantando a possibilidade de que mesmo pessoas sem sintomas possam transmitir SARS-CoV-2 infecciosos para outras através da saliva.
Finalmente, para explorar a relação entre sintomas orais e vírus na saliva, os pesquisadores coletaram saliva de um grupo separado de 35 voluntários do NIH com Covid-19 leve ou assintomática. Juntos, disseram os pesquisadores, os achados do estudo sugerem que a boca, através de células orais infectadas, desempenha um papel maior na infecção pelo SARS-CoV-2 do que se pensava anteriormente.
O estudo completo pode ser conferido aqui.
Tendências de comportamento pós-pandemia
Atualidade
Dando continuidade ao nosso especial da semana, trouxemos mais duas tendências de comportamento esperadas para o mundo pós-pandemia.
Trabalho remoto
O home office vai crescer ainda mais e ocupar o espaço antes ocupado pelo trabalho presencial. As grandes empresas perceberam que essa modalidade reduz os custos que um espaço físico demanda, optando por um modelo mais funcional e prático. As casas estarão cada vez mais adaptadas para o trabalho e a telemedicina vai se consolidar de vez.
Busca por proteção dos dados
Mais uso de tecnologias e dispositivos móveis significa maior preocupação com a segurança dos dados. As plataformas vão investir cada vez mais nessa funcionalidade.
Stropko Irrigator: precisão e versatilidade
Produto
O Stropko Irrigator é um instrumento utilizado para controle preciso de ar e/ou água em qualquer procedimento odontológico (coroa, ponte, restauração, endodontia, periodontia, cirurgia, implante, etc.) que requer irrigação ou secagem durante o processo. É especialmente útil na realização de procedimentos com o Microscópio Cirúrgico Operacional quando a precisão e o controle da irrigação são essenciais.
Vantagens do produto:
Elimina respingos de água;
Pressão de ar regular e suave;
Melhora a micro adesão;
Fluxo preciso e fino de água;
Ergonômico e fácil de usar;
Uso multidisciplinar;
Adapta-se à maioria das seringas dentárias de ar/água.
Saiba mais clicando aqui.
A importância de identificar o perfil do seu cliente
Professor Convidado
Conhecer o perfil do seu paciente te permite adequar todas as ações de marketing, proporcionando uma ótima experiência ao cliente e um bom retorno financeiro.
Não existe negócio bem sucedido se o empreendedor não souber, em detalhes, o que o paciente procura, seus interesses, hábitos e por aí vai.
No texto de hoje, falamos um pouco sobre a importância dessa análise e seus benefícios. Clique na imagem e confira o conteúdo na íntegra.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.