Prazer, Newz com Z!
Somos uma newsletter destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
Assim, você terá acesso a todos os nossos conteúdos bem fresquinhos e não perde nenhum deles. Se forem acompanhados de um café, melhor ainda!
Um olho no café, outro na Newz
Todo o nosso material vai para a sua caixa de entrada. Pode ficar tranquilo que você não vai perder nada!
Não encontrou? Dá uma olhadinha no spam. Ele adora roubar uns conteúdos. Onde já se viu...
Cola na Newz que é sucesso!
Acordados, mas não muito
Aos meus inimigos, BOM DIA, sobrevivi. Segundas-feiras são tristes e quem discorda nem fala comigo. O importante é ter fé que essa semana vai trazer menos derrota que a semana anterior. Bora!
É #fake! Mais uma do coronavírus
Saúde bucal
Eis que me deparo com a fake news de que as escovas de pacientes com a Covid-19 podem reter o coronavírus ativo e reinfectá-los. Era só o que faltava né?
A mensagem dizia: “Se você esteve com a Covid-19, é preciso trocar a escova dental que usou no período, porque a saliva contém grande concentração de vírus, e bactérias que podem causar uma infecção secundária”.
Mas graças a Deus, o infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, esclareceu melhor o assunto: “O vírus não resiste a água e sabão. Pasta de dente e água após a escovação são suficientes para neutralizar qualquer partícula viral. Não há possibilidade de a superfície da escova manter o vírus por muito tempo. Bactérias, sim, mas não partículas virais”.
O virologista Romulo Néris, doutorando pela UFRJ, acrescentou: “Apesar dos relatos de reinfecção pelo coronavírus, nenhum deles foi associado a hábitos de higiene pessoal, como escovação”. O que não nos mata nos fortalece, não é verdade?


Tirem a internet dos jovens!
Redes sociais
Não sabemos se é o tempo livre, vontade de #bombarnanet ou os dois, mas os jovens estão indo longe demais na pandemia. A nova moda do momento no TikTok é o desafio de serrar os dentes (sim, você leu certo).
(Imagem: TikTok | Reprodução)
Com o intuito de economizar com dentista (o coração chega a doer), os jovens têm serrado os próprios dentes, para deixá-los alinhados, dispensando assim o uso dos aparelhos, ou então para abrir espaço para as lentes de contato. O desafio começou nos Estados Unidos e, se a Nossa Senhora da Odontologia permitir, não vai pegar no Brasil!
(Imagem: TikTok | Reprodução)
O que dizem os especialistas?
Revirando-se em suas cadeiras, dentistas alertam que o desafio traz sérias consequências para a saúde bucal desses jovens:
· Perda do esmalte do dente, levando a problemas dentários, dor ou sensibilidade
· Possibilidade de desenvolver problemas na fala e mastigação, devido à diminuição dos dentes
· Nervos danificados, resultando em tratamentos de canal ou extrações
· Uso de dentadura aos 40 anos de idade
E tudo isso para economizar. Vê se pode!
Até meu dente, corona?
Saúde bucal
Americanos sobreviventes de Covid relataram, em um grupo no Facebook, perdas de dentes sem sangramento, gengivas mais sensíveis e até dentes ficando acinzentados. Esse fato chamou a atenção de dentistas locais, que levantaram a hipótese do Covid-19 estar associado a esses sintomas. Era só o que me faltava.
Faz sentido?
Dr. David Okano, periodontista da Universidade de Utah em Salt Lake City, afirmou que os problemas dentários existentes podem piorar como resultado do Covid-19, especialmente à medida que os pacientes se recuperam de infecções agudas e enfrentam seus efeitos a longo prazo.
Já William W. Li, presidente e diretor médico da Fundação Angiogênese, fornece uma pista de que pode haver algo acontecendo com os vasos sanguíneos na gengiva.
O novo coronavírus causa estragos ao se ligar à proteína ACE2, onipresente no corpo humano. Assim, diz o Dr. Li, é possível que o vírus tenha danificado os vasos sanguíneos que mantêm os dentes vivos nos sobreviventes do Covid-19; que também pode explicar porque aqueles que perderam os dentes não sentem dor. Também é possível que a resposta imune generalizada, conhecida como tempestade de citocinas, possa estar se manifestando na boca.
No geral, dentistas não viram muitos desses casos, e alguns até rejeitam essas alegações individuais. O importante é ficar de olho e estar atento às possíveis consequências.


Odonto Fashion Week
Moda
Essa vai para as dentistas que não aguentam mais usar o branquinho de todos os dias. Para que ser básica se vocês podem usar um look digno de passarelas americanas?
A Dra. Cherie acabou de lançar uma coleção tão linda, que até quem não é da área de saúde vai querer usar. De nome That's Love, ela traz diversos modelos inspirados no universo da Disney.
Dra. Cherie (@dra.cherie)
E o tecido?
As peças trazem um tecido tecnológico, elástico e super fresquinho, com acabamento antimicrobiano, proteção UV 50+ e cápsulas de aloe vera hidratante, que garante o seu acabamento soft e confortável.
Dá até para ir ao shopping com esses looks, viu?
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as Newz que você precisa pra enfrentar mais um dia de luta (calma que a glória chega). Até mais ver!