Qual vai ser seu #tbt de hoje?

Sdds do ex? Da festinha pré-pandemia? De quando a única responsabilidade era não perder o horário do desenho? Bons tempos. Mas no futuro você vai fazer #tbt com o que está vivendo hoje. Pensou nisso?

Publicidade em Odontologia: o que pode e o que não pode

Marketing e Gestão

É fato que, como em qualquer profissão, na Odontologia, os profissionais também podem e devem utilizar a publicidade como forma de captar e fidelizar novos pacientes. No entanto, algumas práticas que são comuns em outras profissões acabam sendo proibidas pelo Código de Ética da Odontologia, sendo consideradas ilegais e imorais. Dependendo da situação, o dentista pode ter até o seu registro cassado.

Abaixo, trouxemos algumas práticas que são proibidas no exercício da profissão, principalmente em redes sociais:

Divulgação de preços e promoções

Anunciar preços e promoções antes de realizar uma avaliação prévia nos pacientes não é permitido. Isso porque não há como saber o valor exato de um procedimento antes de examinar o paciente.

Algumas profissionais também realizam “trocas”, como trocar um veículo por uma harmonização, por exemplo. Pode parecer bizarro, mas é uma prática que vem sendo feita na área de Odontologia. No entanto, é proibida pelos conselhos e por lei.

Associar o nome do profissional à uma técnica específica

Cresce o número de profissionais que vêm associando uma técnica sem comprovação científica e não reconhecida pelo CFO ao seu nome. Essa prática, no entanto, é ilegal. "Hoje, isso está em evidência nos procedimentos de harmonização orofacial, por exemplo. Alguns profissionais, com muitos seguidores nas redes sociais, intitulam uma técnica com o próprio nome para fidelizar o cliente”, informa Juliano do Vale, presidente do CFO.

Além disso, a resolução 196 do CFO permite a divulgação de selfies pelos dentistas e de imagens de diagnóstico e de resultados dos tratamentos, desde que com o consentimento dos pacientes. Porém, imagens de passo a passo não podem ser publicadas nas redes.

O que está permitido?

- Apresentar o currículo;

- Falar de técnicas e procedimentos, desde que reconhecidos cientificamente e regulamentados;

- Utilizar redes sociais e meios de comunicação para publicidade.

Vale ressaltar que, nos casos de pessoas jurídicas, os materiais gráficos devem conter nome, inscrição da clínica no conselho regional, responsável técnico e número da inscrição no CRO.

Punições

As punições para os profissionais que violarem as regras variam de 30 dias de suspensão até cassação do título, de acordo com a gravidade do caso. O dentista que perde seu registro só consegue pedir a reabilitação após um período de cinco anos.

Além disso, quem faz publicidade ilegal pode ter seu nome veiculado em edital público. Assim, a condenação fica em seu registro profissional, atestando a conduta antiética.


UEL está com vagas abertas para residência em áreas da saúde

Carreira

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está com vagas abertas para seus Programas de Residência em Saúde até o dia 10 de outubro. São mais de 140 vagas para os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia (Análises Clínicas e de Farmácia Hospitalar e Clínica), Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial), Multiprofissional em Saúde da Família e Multiprofissional em Saúde da Mulher.

Os resultados serão divulgados em 20 de dezembro de 2021, no respectivo site de cada curso. As matriculas deverão ser feitas de 4 a 10 de fevereiro de 2022, no Portal dos Estudantes de Pós-graduação. Os residentes matriculados iniciarão suas atividades em 1º de março de 2022.

Odontologia

O Edital 029/2021 está ofertando vagas de residência para cinco outras especialidades de Odontologia. As inscrições devem ser feitas no site do PROPPG.

A seleção será realizada nos períodos indicados em cada edital. O resultado final será divulgado nos sites da UEL/Odontologia e PROPPG no dia 21 de dezembro.


Creme Dental Clinpro™ 5000

Produto

O Clinpro™ 5000 é um creme dental com Fluoreto de Sódio a 1,1% que permite ao paciente prevenir em casa o aparecimento de novas lesões de cárie, fortalecendo o esmalte e/ou reparando lesões iniciais. A sua exclusiva formulação com TCP e fluoreto de sódio a 1,1% (5.000 ppm de íons fluoreto) garante maior proteção e maior liberação de flúor para remineralização de lesões em profundidade.

Benefícios

  • Fortalece os dentes e repara lesões cariosas iniciais

  • Baixa abrasividade: maior segurança para o paciente, mesmo em casos de superfícies radiculares expostas

  • Maior proteção: exclusiva tecnologia TCP

  • Sabor agradável de baunilha mentolada

Saiba mais detalhes no site da 3M.


Quais as recomendações clínicas em periodontia para pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica?

Professor Convidado

Doença cardiovascular aterosclerótica é o nome dado a um conjunto de doenças potencialmente fatais, em que ocorre aterosclerose, uma patologia vascular progressiva, com espessamento das artérias e obliteração da luz, diminuindo o aporte sanguíneo. Sabe-se que a periodontite é um fator de risco para o desenvolvimento dessa doença.

No artigo de hoje, a Profª. Drª. Mariana Fogacci traz algumas recomendações clínicas e reforça a importância do profissional dentista incentivar seus pacientes a adotarem hábitos saudáveis. Leia abaixo.


Já volto!

A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!


Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.


E aí, gostou do que leu?

Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.