Que setembro traga boas vibraçõe$!
Mês após mês, cá estamos nós torcendo para que as coi$a$ melhorem e sejamos recompensados. Setembro chegou com aquele aroma de otimismo, cheirinho de primavera no ar... Podemos sentir!
CFO lança manual de fiscalização da Odontologia em Assembleia com presidentes dos CROs
Atualidade
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lançou no último dia 25, o Manual de Fiscalização do Exercício Profissional do Sistema CFO/CROs em Assembleia Conjunta com os Presidentes dos Conselhos Regionais, em Brasília/DF. O manual padroniza as condutas de fiscalização dos Conselhos Regionais de Odontologia em todo o país, como normativa à regulamentação nacional.
O objetivo é garantir maior segurança na atuação profissional da categoria e no atendimento à população, orientando a organização, o desenvolvimento, o monitoramento e a avaliação das ações nos estados. O documento norteia ainda parâmetros mínimos de estruturação e recursos humanos e estimula o aprimoramento técnico-científico da equipe de fiscalização.
De acordo com o presidente do CFO, Juliano do Vale, o Manual de Fiscalização representa o início de um novo momento para a classe, principalmente na relação do Conselho com os profissionais. “A motivação principal de todo esse trabalho de ampliação e fortalecimento da fiscalização do exercício profissional é a busca por melhoria da classe odontológica. Não tenho nenhuma dúvida que no final do primeiro balanço desse programa, desse planejamento nós vamos ter resultados positivos acerca do zelo pela ética profissional e, principalmente, no relacionamento da Entidade com o Cirurgião-Dentista”, afirmou.
O novo método de trabalho completa a regulamentação validada em Plenário com o Plano Nacional de Fiscalização (Resolução 238/2021) e o Programa de Fortalecimento das Atividades de Fiscalização (Resolução 239/2021). Para conferir o Manual de Fiscalização do Sistema CFO/CROs, clique aqui.
Fonte: Ascom CFO
Marketing Odontológico: 5 dicas essenciais
Marketing e Gestão
Descubra quais estratégias funcionam melhor nesse tipo de negócio
Engana-se quem pensa que dentistas não precisam de marketing. Importante para atrair a atenção dos pacientes (ou melhor, clientes) para a clínica em questão, ele também ajuda a conquistar e fidelizar o cliente. Com isso, aumenta o faturamento e dá ainda mais visibilidade ao negócio.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de marketing odontológico que vão te ajudar a trazer mais destaque à sua clínica.
1 – Marque presença nas redes sociais e tenha um site
Hoje em dia, é na internet que os pacientes pesquisam e buscam indicações sobre profissionais antes de realizar qualquer procedimento. Afinal, é mais fácil confiar na indicação de um conhecido do que ir em um dentista aleatório do qual você não sabe de nada, certo?
Portanto, marque presença nas redes sociais por meio de publicações que mostrem o valor do seu negócio. Mostre os procedimentos que realiza, a estrutura de sua clínica, depoimentos de pacientes satisfeitos e os bastidores. Afinal, as pessoas também querem ver o lado mais descontraído de seu trabalho.
Além disso, priorize a criação de um site. Ele traz mais credibilidade e autoridade, além de ser uma forma dos pacientes se informarem melhor sobre sua clínica, seus serviços e procedimentos. Também é um ótimo espaço para você educar sua audiência, por meio de textos de blog. Assim, ela percebe que você não só está preocupado em ajudá-la, como possui autoridade sobre o assunto. E é isso que os clientes buscam.
2 – Respeite o Código de Ética Odontológico
Todas as ações de marketing executadas devem estar em conformidade com as orientações do Código de Ética Odontológico.
Assim, algumas práticas estão vedadas aos profissionais de Odontologia, como:
Cartões de descontos, configurando concorrência desleal;
Crítica a técnicas utilizadas por outros dentistas ou profissionais da saúde;
Menção a especialidades que o profissional não tenha;
Oferecer prêmios ou brindes;
Informar dados de pacientes;
Divulgar preço e formas de tratamento;
Imagens de “antes e depois”.
Dessa forma, é imprescindível que o dentista aja de acordo com os pontos estabelecidos no Código de Ética. Caso contrário, além de ser penalizado e correr o risco de ter seu diploma cassado e ser proibido de exercer a profissão, o dentista perderá totalmente sua credibilidade frente aos clientes e ao mercado.
3- Faça um planejamento de marketing
Essa é a etapa fundamental para que sua estratégia de marketing seja assertiva e traga bons resultados. Portanto, seu planejamento deve conter uma análise da situação atual do seu negócio e uma projeção do que se espera futuramente. Lembre-se de incluir e analisar os dados que você tem à sua disposição, como número de pacientes, estatísticas de redes sociais, etc.
Dessa forma, você consegue traçar objetivos para curto e longo prazo. Por exemplo: deseja aumentar o número de clientes recorrentes? O faturamento? Incluir novos serviços? Em seguida, defina o que será feito para alcançar esses objetivos, como campanhas em redes sociais e otimização dos processos.
4 – Monitore suas ações
Planejar e executar ações é um passo muito importante, mas a análise de cada uma delas é o primordial para o seu negócio. Só assim você vai saber se está indo pelo caminho certo.
Portanto, faça relatórios semanais ou mensais para identificar no que você deve continuar investindo e o que pode ser melhorado.
5 – Preste um atendimento de excelência
Afinal, de nada adianta ter uma estratégia de marketing impecável se o atendimento está deixando a desejar. Portanto, cuide do atendimento de seu cliente desde o momento de agendamento da consulta. Capacite sua equipe para que seja criada uma conexão já neste primeiro contato, fazendo com que o paciente entenda que ele não é apenas mais um número para vocês.
Já na hora do atendimento propriamente dito, seja gentil e cuidadoso, respeitando sempre as individualidades e os limites de cada paciente. Muitos têm medo de dentista por traumas passados, outros podem estar inseguros por causa de determinado procedimento. Logo, mostre para o paciente que ele pode confiar em você e que ele estará seguro em suas mãos. Essa é a chave para que ele tenha vontade de retornar ao consultório e ainda indicar o seu trabalho para outras pessoas.
Conquistar e fidelizar clientes não é difícil, mas é um processo trabalhoso e que envolve muito planejamento e acompanhamento constante de resultados. O marketing odontológico traz uma variedade de opções para alcançar esse objetivo e que, se executadas de maneira correta, trarão o destaque merecido para o seu negócio.
A Do It! Comunicação é especializada em marketing odontológico. Está precisando de um empurrãozinho? Clique aqui e fale com eles!
Retentores intrarradiculares: como indicar com previsibilidade clínica
Professor Convidado
É grande o número de opções de retentores intrarradiculares disponíveis no mercado odontológico, o que faz com que muitos profissionais tenham dúvidas sobre qual é o mais adequado. O artigo de hoje aborda três pontos principais sobre eles: qual, como e por que utilizá-los. Leia o texto completo abaixo.
A involução dos direitos das mulheres no Talibã
Pense Como Uma Dentista
“Estou pensando no meu futuro, minhas filhas, o que acontecerá com elas se me matarem? Duas filhas sem mãe”.
A mulher que disse isso não teve seu nome divulgado por razões de segurança, trabalhou para várias ONGs internacionais. Ela disse que passou dias pedindo ajuda desesperadamente, mas ninguém respondeu.
Como isso pode estar acontecendo em pleno século XIX?
Não podemos ignorar o que está acontecendo no Afeganistão. Com a chegada do Talibã no poder, quem paga o preço de um regime desumano são os afegãos, principalmente mulheres e crianças que são proibidas de algo tão natural como ter sonhos, rir ou falar.
Segundo a crença do Talibã, a mulher merece invisibilidade social, porque o “rosto de uma mulher é fonte de corrupção”.
O problema não é a mulher usar hijab ou burca (ou outras denominações para os lenços), até porque são símbolos religiosos. O problema é quando ela perde o direito de escolher o que ela quer pra sua vida!
Muitas das mulheres escolarizadas e destemidas que passaram a última década construindo suas carreiras estão desesperadamente procurando uma saída, preocupadas com a possibilidade de ser alvo do Talibã.
Nestes dias tenho pensado, rezado e lido muito sobre tudo que vem acontecendo por lá... Por isso, resolvi compartilhar com vocês algumas leis do Talibã e o que podemos fazer, mesmo que distantes, para mudar isso:
• É proibido mulher rir em voz alta ou em situações onde sua voz seja ouvida por outras pessoas;
• É proibido mulher usar maquiagem;
• As janelas de suas casas devem ser opacas para que as mulheres não sejam vistas de nenhum lugar;
• É proibido mulher estudar em escolas e universidades;
• É proibido mulher aparecer em revistas, fotos, vídeos, televisão, rádios ou em qualquer reunião pública;
• É proibido mulher usar banheiros públicos;
• É proibida qualquer outra atividade fora de casa, salvo se estiverem acompanhadas de seu marido, pai ou irmão;
• As mulheres devem andar cobertas dos pés a cabeça, ocultado o rosto e corpo;
• É proibido mulheres usarem roupas coloridas, por serem consideradas sexualmente atrativas;
• As mulheres que mostrarem seus tornozelos serão chicoteadas em público;
• As mulheres que forem acusadas de terem relações sexuais fora do casamento, serão apedrejadas em público.
E ainda tem mais...
Sem dúvida, um grande retrocesso de 20 anos para as mulheres no Afeganistão.
A vida dessas mulheres agora é feita de medo, insegurança e censura. E o que eu posso fazer para ajudar essas mulheres é divulgar e estudar mais sobre as histórias das mulheres no Brasil e no mundo, não me esquecer dessa história das mulheres vítimas do Talibã, repassando informação e sempre lutar sobre.
A rede social é nossa aliada e juntas podemos sim fazer a diferença, mesmo que seja somente por trás de uma tela.
Torcemos para que essas mulheres não sejam mais oprimidas como foram no passado. E se forem, estaremos aqui por elas e falaremos por elas!
Força afegãs!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.