Quem não tem cão, caça com gato
Em outras palavras, tem um jeitinho pra tudo! Achamos uma ótima ideia começar com essa frase, pois sabemos que a motivação resolve dar uma sumidinha às terças. Boa semana!
Medidas tomadas durante a crise de HIV dos anos 80 vêm sendo repetidas durante pandemia
Saúde
As medidas implementadas durante a crise de HIV, ocorrida na década de 80, estão fazendo a diferença novamente, dessa vez no combate à Covid-19. Segundo a especialista em cirurgia oral, Dr. Lauren L. Patton, essas medidas revolucionaram a segurança dos profissionais de saúde, e vêm sendo cada vez mais utilizadas em quadros que envolvem doenças altamente contagiosas.
O uso de batas de manga comprida, a esterilização de instrumentos rotatórios e o uso de óculos de proteção são exemplos de práticas introduzidas nos anos 80. De acordo com a especialista: “Estas medidas protetivas rapidamente tornaram-se efetivas na limitação da transmissão não só do HIV, como de outras doenças”.
Associadas a essas práticas, novas medidas estão sendo utilizadas, como a melhoria na filtração do ar e o uso de coberturas plásticas descartáveis, a fim de dificultar ainda mais a contaminação pelo vírus da Covid-19.
Clínica e dentista terão que pagar indenização por extração de dentes sem consentimento
Mundo
A 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que, tanto a clínica, quanto o profissional responsável pela extração de dentes sem consentimento, deverão pagar indenização à paciente.
A indenização por danos morais foi arbitrada em R$ 20 mil. Como danos materiais, o local deverá restituir a quantia desembolsada pela cliente para o serviço.
A paciente perdeu a função mastigatória e fonética, além de ter sofrido danos estéticos, após a extração de todos os dentes do maxilar superior. Segundo o laudo pericial, houve falha na execução do tratamento odontológico, e o prontuário com termo de consentimento da paciente não foi encontrado.
“O réu – a par de não comprovar o consentimento da paciente para a extração dos dentes – tampouco logrou demonstrar, ônus que lhe cabia, ter observado o protocolo correto para o tratamento ou, ainda, que os danos tenham ocorrido por culpa exclusiva da vítima”, afirmou o desembargador Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho. Que situação!
Cirurgiã-dentista mineira quer ser referência no jiu-jitsu
Esporte
A cirurgiã-dentista Laura Vinhas, de Três Pontas (MG), vem se destacando no jiu-jitsu. Na faixa branca, primeira do esporte, ela obteve ótimos resultados, como o título no Sul-Americano conquistado em dezembro, no Rio de Janeiro.
Foto: Arquivo Pessoal/Laura Vinhas
Ela treinou para lutar na categoria pena, mas como não havia competidoras, ela optou por concorrer na categoria acima, com adversárias mais pesadas. E adivinhem? Ela levou o título!
“Meu objetivo é ser campeã e ser a melhor. Pretendo me dedicar e ser referência no Brasil e no mundo, independente da faixa que eu estiver. Vou me dedicar muito para isso”, contou Laura.
Após o título no Sul-Americano, Laura tem como objetivo disputar outras competições chanceladas pela IBJJF, como o Brasileiro, o Pan-Americano e até o campeonato Mundial.
Foto: Arquivo Pessoal/Laura Vinhas
Rotina de treinos
Para alcançar seus objetivos, a “cirurgiã-atleta” tem uma rotina de treinamentos bem pesada. Ela se dedica ao esporte de domingo a domingo, sendo que segunda, terça, quarta e quinta-feira treina na GF Team, em Varginha (MG). Aos finais de semana, seu foco é nos treinos voltados às competições. Não bastasse todas as atividades, ela ainda pratica musculação cinco vezes na semana.
Mas como ela consegue?
Para se dedicar ao esporte e à profissão, seus treinamentos são intercalados aos atendimentos em seu consultório odontológico. Laura disse que possui uma rotina bem flexível, e que consegue se organizar bem para ter bons resultados em seus treinos e em sua profissão. Estamos bem representadas!
Você mede a saúde financeira do seu consultório?
Professor convidado
Pois saiba que deveria! Afinal, hoje em dia, muito mais do que um especialista na área de Odontologia, um dentista deve ter um ótimo conhecimento em gestão, sabendo lidar com questões administrativas, financeiras e comerciais de seu negócio.
A análise de sua saúde financeira é mais do que fundamental. É por meio dela que é possível verificar a eficiência da gestão, identificando se o negócio é rentável, se os custos condizem com a receita da empresa, se os investimentos realizados geram lucratividade e se a inadimplência está sob controle.
Quer saber a melhor maneira de fazer essa avaliação? Confira neste artigo da OdontZ.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!