Quer um conselho?
Tire uma boa noite de sono, só se preocupe com coisas relevantes, pare de dar tanta moral pro crush e não se esqueça de beber bastante água. Chega de deixar pra amanhã o que pode ser cumprido hoje!
Profissionais de Odontologia ajudam na vacinação contra a Covid-19 em Curitiba
Saúde
Os profissionais de Odontologia da Rede Municipal de Saúde de Curitiba estão ajudando na campanha de vacinação contra a Covid-19. Cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal estão participando do atendimento à população e aplicação de vacinas. Foram treinados cerca de 250 profissionais de Odontologia.
“Como o atendimento da saúde bucal hoje está concentrado nas emergências, profissionais da Odontologia estão trabalhando em outras frentes de combate à pandemia, e agora também no apoio à vacinação”, destaca Viviane Gubert, coordenadora de Saúde Bucal da SMSC.
Com isso, parte da equipe de enfermagem foi reforçar o atendimento em Unidades de Saúde e UPAs, em funções que não poderiam ser desempenhadas pelo pessoal de Odontologia. “É muito importante essa dobradinha profissional entre Odontologia e enfermagem, assim conseguimos reforçar equipes em todos os locais e garantir uma vacinação acelerada”, diz Valquíria Cordeiro, enfermeira da coordenação do Pavilhão da Cura.
O cirurgião-dentista Paulo Francisco Arant Martins, que já estava trabalhando na linha de frente, saiu do consultório pela primeira vez para realizar outras tarefas na Unidade de Saúde de Vila Verde. “Passei por todas as funções, desde apoio na divisão do fluxo de pacientes na unidade até monitoramento de oximetria, mas vir à vacinação está sendo uma experiência maravilhosa, principalmente por receber tanto carinho”, afirma.
Aposentadoria especial é a melhor escolha para dentistas?
Carreira
A aposentadoria especial é um benefício previsto na legislação previdenciária concedido aos segurados que trabalham expostos a agentes nocivos (químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes) que possam ser prejudiciais à sua saúde.
Para que seja concedida, deve ser cumprida a carência de 180 contribuições ao segurado que tenha trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos, exposto a condições prejudiciais à sua saúde.
No caso dos médicos e dentistas, o tempo de exposição habitual, permanente, não ocasional ou intermitente a agentes nocivos é de 25 anos. Após a Emenda Constitucional n.º 103, de 13/11/2019, a idade e o tempo de contribuição também podem vir a ser considerados.
Entretanto, é comum que o INSS não conceda a aposentadoria especial aos dentistas que trabalham em consultórios. Essa discussão, normalmente, acaba sendo levada aos meios judiciais.
Vale ressaltar que o médico ou o dentista que trabalhou a vida toda nessas atividades não pode continuar trabalhando nessas mesmas funções após o recebimento da aposentadoria especial. O STF entende que se ele obteve a aposentadoria especial deve aposentar-se naquela função, podendo até trabalhar em outras atividades, mas jamais naquela função em que o próprio segurado afirmou que estivesse exposto a agentes nocivos.
Existe alguma alternativa?
Sim! O segurado pode requerer a conversão do tempo especial em comum, o que poderá majorar o valor do benefício comum, permitindo que o profissional continue a exercer as suas atividades, mesmo em consultório particular, sem configurar infração à lei de benefícios.
Entretanto, a partir de 13/11/2019, passou a ser vedada a conversão do tempo especial em comum. Com isso, apenas os profissionais vinculados ao INSS até 13/11/2019 (e que exerceram atividades especiais neste período) podem optar por essa alternativa.
Carestream Dental apresenta gerador de raios-X portátil e sem bateria
Produto
A Carestream Dental estreou o CS 2400P, um gerador de raios-X portátil e sem bateria, graças ao sistema de recarga rápido e conveniente.
Sistema de carregamento
Ele possui um sistema de carregamento sem bateria que faz com que ele esteja pronto para usar a qualquer momento. O aparelho pode ser carregado completamente em apenas 90 segundos.
Qualidade de imagem
Os parâmetros de exposição do CS 2400P são projetados para serem semelhantes aos de um gerador convencional, de modo que a qualidade da imagem não é influenciada pelo tamanho compacto do produto.
Maior atenção aos pacientes
Ele permite que o operador fique próximo ao paciente durante todo o procedimento, dando maior controle de imagem e posicionamento. Assim, os pacientes se sentem mais confortáveis e não precisam aguardar vários minutos durante um exame.
Saiba mais clicando aqui.
Lesões cervicais não-cariosas
Professor Convidado
As lesões cervicais não cariosas consistem na perda de tecido duro dental, localizada na região da junção cemento-esmalte, e são frequentemente encontradas na prática odontológica, resultando em problemas estéticos e de hipersensibilidade dentária e podem atingir até 85% de algumas populações. Essas lesões são multifatoriais, porém acredita-se que as cargas oclusais e os esforços mastigatórios estejam presentes na sua etiologia.
No artigo de hoje, falamos sobre os desafios, consequências e outros fatores associados às lesões não cariosas. Para conferir, clique aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.