Recarregando energias
A semana ainda tá começando, então calma que o processo é lento! Atende um paciente aqui, ouve uma musiquinha ali, tira 10 minutos de descanso pra ver as Newz do dia e assim seguimos!
Deltacron: estudo confirma variante híbrida na Europa e nos EUA
Saúde
Uma equipe de cientistas detectou a existência de uma nova variante do vírus da covid-19: a Deltacron, uma combinação das variantes Ômicron e Delta. De acordo com estudo, publicado na plataforma medRxiv e desenvolvido por pesquisadores franceses, já existem casos confirmados na Europa e nos Estados Unidos.
Foram identificadas amostras do vírus em diferentes regiões da França. A confirmação veio por meio do sequenciamento genético que comprovou que se tratava de uma nova variante.
Outros casos foram confirmados na Dinamarca, Holanda, EUA e Reino Unido. Porém, um banco internacional de dados recebeu em janeiro deste ano as primeiras amostras da nova variante, o que pode indicar que a disseminação pode ser maior do que acreditamos.
Segundo o estudo, a Deltacron surgiu por meio do processo de recombinação, em que as duas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 podem ter infectado um único paciente simultaneamente. Durante a reprodução viral, o material genético foi trocado, dando origem a uma nova cepa.
"A análise estrutural do pico recombinante [do coronavírus] sugeriu que o seu conteúdo híbrido poderia otimizar a ligação viral à membrana da célula hospedeira", sugerem os autores franceses. A proteína spike (S) — responsável pela entrada do vírus nas células hospedeiras — se origina da Ômicron, indicando, assim, uma boa capacidade de transmissão.
A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, alertou sobre a importância de "esperar por experimentos para determinar as propriedades desse vírus".
Até o fechamento desta edição, a OMS não havia classificado a Deltacron como uma Variante de Preocupação ou de Interesse.
Fonte: MedRxiv e LiveScience
Ministério Público do Rio Grande do Sul firma convênio com o CRO para prestar serviços de saúde bucal à população
Atualidade
Nesta segunda-feira (14), o Ministério Público do Rio Grande do Sul firmou uma parceria com o Conselho Regional de Odontologia do estado para estabelecer uma cooperação mútua que visa prestar um serviço odontológico de qualidade à população.
Segundo o documento, os órgãos se comprometem a atuar de forma conjunta, para uma melhor realização da prática odontológica, de acordo com os princípios ético-legais contidos na legislação em vigor e no Código de Ética Odontológico, na defesa da sociedade e do acesso à saúde pela população.
Os compromissos firmados estabelecem que o MPRS comunicará ao Conselho, sempre que tomar conhecimento, fatos que constituam violação de princípios da ética odontológica, ou postura inadequada na prática da Odontologia. O órgão também está autorizado a acompanhar as vistorias de fiscalização do CRO/RS e receber os relatórios para providências, no intuito de defesa da saúde pública.
Por outro lado, o CRO/RS, quando solicitado, prestará orientação e apoio técnico ao MP, auxiliando na apuração dos fatos decorrentes da má conduta odontológica. O Conselho disponibilizará ainda suas Comissões Técnicas para que prestem informações odontológicas.
Fonte: MPRS
A famosa conexão...
Marketing e Gestão
Como anda a conexão com seu público? Viraram praticamente bff’s ou estão mais distantes que o Brasil e a estabilidade econômica?
Sempre falamos da importância de se manter perto do seu público, criando uma relação, um diálogo aberto e, mais do que isso, fazendo com que ele se sinta confortável com a sua marca.
Essa conexão vai sendo construída aos poucos, mas é muito importante que você preste atenção a cada detalhe, pois eles fazem uma diferença que talvez você nem imagine.
1 – Tenha um posicionamento definido
Primeiro de tudo, nada de ser planta e ficar em cima do muro. Sabemos que no mundo real, sua marca será tratada apenas como “mais uma”. Portanto, deixe suas crenças e valores bem claras para o seu público. Quem se identificar com elas tem tudo para se tornar um potencial cliente, hein?!
2 - Vá além do seu lado profissional
Ok, sabemos que você estará em sua conta de trabalho. Mas isso não significa que você deve falar só de trabalho, como se estivesse no automático, sabe? Mostre seu lado humano! Fale de desafios que enfrentou, mostre uma parte descontraída do seu dia pós expediente...
3 - Dê abertura para diálogos
Seu perfil não deve ser apenas para você falar e seu público ouvir (ou ler, ou ver...). Inicie uma conversa! Peça a opinião dos seus seguidores sobre seus próximos conteúdos, abra uma caixinha de perguntas, interaja muuuito nos stories. Quanto mais próxima de você sua audiência se sente, mais ela se conectará à sua marca.
Se conectar não é difícil! Uma vez que você inicia esse processo, continuá-lo é praticamente automático!
O tratamento periodontal tem efeitos além do periodonto, impactando todo o corpo?
Professor Convidado
A Medicina Periodontal deixa claro as relações da periodontite com diversas doenças, merecendo maior destaque a doença cardiovascular aterosclerótica e o diabetes. O crescente volume de pesquisas nesse caminho trouxe algumas evidências que culminaram em investigações sobre os efeitos do tratamento periodontal nessas doenças. Saiba mais abaixo.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.