Saudades de emendar um feriado...
O #tbt de hoje nos transporta para uma realidade que só deve acontecer de novo ano que vem. Isso mesmo! 2022 chegou com tudo, menos com feriado pra gente emendar. Dá até um aperto no coração! 💔
Cientistas desenvolvem esmalte dental artificial mais resistente que o natural
Atualidade
Um grupo de cientistas chineses criou um esmalte dental muito similar ao esmalte natural dos humanos, só que mais forte e mais resistente. A ideia é utilizá-lo futuramente como forma de prevenção aos problemas bucais, como cáries e sensibilidade.
O estudo publicado na revista Science, realizado por pesquisadores da Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, utilizou nanofios de hidroxiapatita, o cálcio naturalmente encontrado em nossos ossos e, claro, nos dentes. Além de simular a dureza do esmalte natural dos dentes, o componente também ajuda a manter a viscoelasticidade.
"O esmalte do dente artificial foi projetado para imitar de perto a composição do material natural, copiando as formas e tamanhos dos componentes encontrados biologicamente e a organização de suas interfaces", afirmam os autores do estudo.
Para o estudo, os pesquisadores revestiram diversos materiais com o produto sintético. Sua aceitação pelo organismo, inclusive, permite que ele seja utilizado também como proteção para marca-passos ou ossos quebrados, por exemplo.
No entanto, o produto ainda está em fase de testes e não há previsão para que comece a ser utilizado em humanos.
Confira o estudo na íntegra, clicando aqui.
Fevereiro Roxo: a importância dos cuidados bucais em pacientes com lúpus, fibromialgia e Alzheimer
Saúde
A campanha do Fevereiro Roxo tem como objetivo voltar a nossa atenção aos cuidados com os pacientes portadores de lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer. Antes, essas doenças eram tratadas somente por especialistas de uma determinada área. Hoje, no entanto, os profissionais de Odontologia também possuem um papel importante no diagnóstico e tratamento dessas patologias.
“A equipe da saúde bucal está cada vez mais atenta à prevenção com o intuito de abranger temas correlacionados e, ao mesmo tempo, fazer com que os usuários e seus familiares entendam que a saúde começa, num todo, pela boca. Quando estamos com a saúde bucal em dia, o tratamento das mais diversas doenças se torna mais fácil”, afirma Júlia Santana, servidora da SMS que trabalha como apoio técnico em prevenção bucal.
De acordo com a dentista, é preciso fornecer orientação não só aos pacientes, como aos seus cuidadores e, principalmente, compreender as necessidades dos portadores das doenças. “Além das suas necessidades orgânicas, é importante compreender também suas angústias. Esses pacientes fazem parte das pessoas que devem receber atendimento diferenciado. Essa campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre três doenças incuráveis e com altos números no Brasil. Cada um dos transtornos tem suas peculiaridades, mas todos requerem atenção e cuidados que podem, inclusive, diminuir as dores e desconfortos de seus respectivos sintomas”.
Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer causa alterações no comportamento do paciente, que pode se apresentar agitado ou deprimido. É primordial interpretar esses sinais e fornecer a orientação adequada aos cuidadores em relação à saúde bucal, como técnicas de escovação, e também sobre a alimentação. Se um paciente rejeitar alimentos, por exemplo, pode ser um indício de que ele está com dor de dente. Nem sempre os sinais serão claros e é importante ficar atento e investigar possíveis sintomas.
Lúpus
O lúpus, por sua vez, contribui para a diminuição da saliva, podendo causar lesões bucais, úlceras e cáries. Além disso, alguns fatores atuam como gatilhos da doença. São eles: exposição solar desprotegida, infecções, tabagismo e questões emocionais.
Assim, é fundamental que o dentista alerte o paciente sobre esses possíveis gatilhos, de forma a manter a doença controlada e minimizar os impactos na qualidade de vida.
Fibromialgia
Os sintomas da fibromialgia envolvem uma série de transtornos, o que contribui para a dificuldade no diagnóstico da doença. O paciente pode apresentar alterações no sono e no humor, indisposição, fadiga, depressão, etc.
Além disso, é comum que relatem dores no masseter, na região temporal e cervical, além de boca seca, por conta dos medicamentos antidepressivos, e ardência bucal. Em alguns casos, é indicada a realização de fisioterapia na região orofacial como forma de minimizar os sintomas.
Assim, os dentistas podem e devem fortalecer a campanha, atuando ao lado de outros profissionais e oferecendo um atendimento multidisciplinar, para garantir mais qualidade de vida aos portadores dessas doenças.
Chegou a hora de incluir conteúdos superficiais em sua estratégia de marketing!
Marketing e Gestão
Isso mesmo que você leu! Ao contrário do que você - e muita gente – pensa, conteúdo superficial não quer dizer conteúdo fútil. Muito pelo contrário! Hoje em dia, as pessoas estão sempre aceleradas, correndo contra o tempo e dificilmente vão parar para ler um conteúdo longo e cheio de termos complexos. É aí que você entra, oferecendo um conteúdo superficial para atrair os seus pacientes.
Ainda não estamos falando a mesma língua? Só conferir o post a seguir!
Existe relação entre a Periodontite e a doença de Alzheimer?
Professor Convidado
As pesquisas sobre a Doença de Alzheimer (DA) vêm sendo focadas na busca de fatores de risco modificáveis para a doença, uma vez que atualmente apenas fatores de risco não-variáveis foram identificados. A relação entre a periodontite e a DA vem sendo investigada nesse contexto. A seguir, confira detalhes sobre os resultados encontrados.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.