Sensação térmica: desespero 🥵
Sentimos calor só de pensar! A gente pede sol e ele vem com força, a gente pede chuva e ela não dá uma trégua... Tá difícil de viver nessa realidade. Se nem o clima está equilibrado, imagina a gente..
Autoteste para covid-19: o que devemos saber sobre seu funcionamento
Saúde
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve liberar muito em breve o autoteste de covid-19. No entanto, se engana quem pensa que essa liberação significará que ele estará disponível de imediato.
O teste ainda precisará passar por uma série de processos. Por exemplo, a Anvisa precisa aprovar cada marca que ficará responsável por essa comercialização no país. Além disso, nos Estados Unidos, o teste custa em média 10 dólares, resultando em um valor salgado para a maioria dos brasileiros. E um ponto fundamental: saber de que forma ele será adicionado às políticas públicas.
Carolina dos Santos Lázari, infectologista do Grupo Fleury e do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP contou mais detalhes sobre o procedimento. "Lá fora, o autoteste costuma ser bancado por universidades aos professores e aos alunos ou por empresas aos seus colaboradores, para ser repetido regularmente ou em caso de sintomas. Mas, aí, a pessoa não é largada para se virar quando enxerga o resultado positivo. Ela já sabe para qual número ligar a fim de receber orientação e ser monitorada."
Como funciona o teste
O procedimento identifica o vírus da covid-19 a partir do momento em que a infecção está em curso no organismo do paciente. Porém, ao contrário do PCR, que vai atrás do material genético do Sars-CoV-2, o autoteste vai em busca de uma proteína do núcleo capsídeo, que envelopa o material genético do vírus.
Para identificá-la, não basta coletar uma gota de sangue. São necessárias as células das regiões que são afetadas inicialmente pelo coronavírus ao entrar no organismo: a mucosa do nariz ou da garganta.
"Alguns pedem que a amostra seja colhida na nasofaringe, quando você tem a impressão de que o cotonete, afundando lá atrás do nariz e no alto, chega a cutucar a alma", brinca a médica. Outros testes não exigem que o objeto seja inserido além do que seu dedo alcançaria no local.
Como realizar o teste corretamente
O swab deve ser introduzido e girado, no mínimo, cinco vezes. É a garantia de que sua ponta esfregue bem a mucosa e recolha as células necessárias.
O kit de autoteste contém ainda uma solução, na qual você irá mergulhar o cotonete após a raspagem. "Nesse instante, o fundamental é dar uma boa sacudida, como se fosse fazer um shake", aconselha a médica. "Você deve agitar bem para que as células, que ficaram presas na extremidade do swab se desgrudem e caiam no líquido”.
É esse líquido que promoverá a separação das proteínas do Sars-CoV-2, evidenciando a presença do vírus. Após aguardar o tempo indicado na bula, basta pingar algumas gotas do líquido no dispositivo e esperar de dez a vinte minutos para obter a resposta final.
Na maioria dos kits, o dispositivo de autoteste é uma placa, com uma superfície destinada a receber a solução. Em seu interior, há uma fita, feita de papel filtro, que absorve o líquido com as células. Se as substâncias reagentes identificarem a presença das proteínas das células, significa que você realizou a raspagem corretamente. Assim, surgirá um traço ao lado da letra “c”, de controle.
Caso o traço não apareça, significa que você deve recomeçar o teste e realizar a coleta novamente, com um novo kit.
Quando o indivíduo estiver infectado, aparecerá um traço visível ao lado da letra “p”, de positivo.
A importância da data
Antes de mais nada, é fundamental relembrar como o Sars-CoV-2 age em nosso organismo de acordo com o tempo. Uma vez que a pessoa é contaminada, o vírus vai se espalhando e se replicando pelo seu organismo um ou dois dias antes do aparecimento dos sintomas. Uma vez que eles aparecem, o pico ocorre no segundo ou terceiro dia. A partir daí, a carga do vírus vai diminuindo, podendo chegar a menos da metade após o quinto dia.
Nesse sentido, o autoteste é similar aos demais modelos: ele deve ser feito no período correto. "O resultado de um autoteste, assim como o de qualquer outro teste de antígeno, já fica comprometido depois do quinto dia, quando a quantidade de vírus se torna insuficiente para ele. [...] Há o risco, então, de a pessoa seguir com rotina, acreditando em um resultado falso negativo."
Se a pessoa não apresentar sintomas, o autoteste pode ser realizado, desde que ela saiba o dia exato em que se encontrou pela última vez com o indivíduo infectado. "Seria preciso considerar cinco ou seis dias de incubação do Sars-CoV-2 — embora, para confundir, tudo indique que ômicron só fique incubada uns três ou quatro dias — e somá-los àqueles três dias", afirma Carolina Lázari.
Assim, o recomendo é realizar o autoteste entre cinco e sete dias depois.
Fonte: Uol
Baiacu precisa ir ao dentista por conta de crescimento excessivo de dentes
BiZarrices
O baiacu Goldie precisou passar por uma cirurgia dental, pois possuía uma condição rara que o impedia de se alimentar. O crescimento anormal de seus dentes, segundo o veterinário Daniel Calvo Carrasco, aconteceu devido à aversão de Goldie por alimentos mais rígidos, indispensáveis na dieta dos baiacus já que ajudam no desgaste de seus dentes.
Por conta disso, o peixinho estava perdendo peso e corria risco de passar fome. Então, ele teve que passar por um procedimento cirúrgico urgente, em que teve seus dentes superiores cortados pela metade. Goldie foi sedado pelos profissionais, que adicionaram o fármaco em seu aquário. Em seguida, foi retirado da água e envolvido em uma toalha molhada, para que se mantivesse úmido.
Tudo isso foi feito para que Goldie não inflasse, resposta comum do animal em situações de perigo. Ele ainda recebeu água com oxigênio por meio de um tubo durante todo o procedimento.
A cirurgia durou cerca de uma hora e foi um verdadeiro sucesso! Agora, Goldie pode comer - e sorrir – sem problemas.
Fonte: SWNS
Para não errar nunca mais!
Marketing e Gestão
Atire a primeira pedra quem nunca se deparou com aquela pessoa que está postando conteúdo no formato errado no Instagram... Cá entre nós, ficamos até com a impressão de que ela está pagando mico na internet, não é mesmo?
A grande verdade é que nem todo mundo está por dentro dos formatos da plataforma e, para não ter mais erro, trouxemos um post mostrando cada um deles. Para salvar, anotar em post its e deixar na mesa de trabalho. Olha só!
Tudo começa pelo bio do Instagram!
Pense Como Uma Dentista
O primeiro mês do ano está acabando e minha pergunta é: você conseguiu iniciar sua página profissional no Instagram? Já começou a divulgar seus resultados e todo o conteúdo que vai ajudar e atrair seus pacientes?
Para quem já começou, parabéns, mas leia esse artigo até o final que você vai aprender uma coisa que vai fazer toda a diferença na sua página profissional! Para quem ainda não começou, comece pelo início, e comece certo! Existem alguns pontos que podem parecer sem importância, mas que fazem toda a diferença para que as pessoas entrem na sua página e se interessem por aquilo que você está falando. A SUA BIO!
Separei 4 pontos importantes:
1- Descrição da bio: deve ter o objetivo da sua página, ou o seu propósito bem claro, para que na haja dúvidas.
2- Foto da bio: de frente e nítida. Você precisa ser reconhecido! Nada de foto de perfil, de óculos escuros, na penumbra... Isso atrapalha muito a primeira conexão!
3- CTA (Call to action, ou em português, “chamada para ação”): é o “comando” daquilo que você deseja que seu seguidor faça. Ex: “Marque sua consulta”; “Entre em contato”; “Envie um WhatsApp”, etc.
Quando uma pessoa entra na sua página, ela quer saber o que fazer e qual a forma mais fácil de se conectar com você. Dê isso a ela! Deixe esse movimento intuitivo, mostre a ela, através do CTA, qual é o próximo passo que ela deve dar!
4- O seu contato: quem desejar, precisa conseguir falar com você!
Isso é fundamental, pois venda é emoção. Seu contato deve estar visível e, de preferência, clicável.
E para você que leu até aqui, vou dar mais uma dica fundamental para uma boa bio:
5- Sua localização: nunca deixe de colocá-la, pois ela faz toda a diferença. Saber se você está no mesmo bairro ou na mesma cidade é sempre muito importante.
Bom, espero que tenha conseguido ajudar você a ter uma bio mais forte e assertiva. Agora mãos à obra e bora ajustar essas informações!
Vamos com tudo, rumo a um 2022 de muito sucesso! 🚀
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.