Ser dentista é...
Dar dicas de graça nos rolês. Se segurar pra não responder os stories da fulana que colocou 5kg de creme dental na escova. E os clareamentos duvidosos?! Não é fácil, viu?!
Piercings na boca e saúde bucal: qual a opinião de cirurgiões-dentistas sobre isso?
Saúde
Todo dentista sabe que, quando chega uma pessoa com um piercing nos lábios, dentes ou língua no consultório, respiramos fundo e nos preparamos para fazer a pergunta: “você está ciente dos riscos trazidos por piercings nessa região?”. É sempre importante alertar os pacientes, afinal, muitas pessoas nem imaginam que essas perfurações podem trazer sérios problemas para a cavidade bucal. “Os piercings podem causar uma série de danos e traumas aos dentes e à mucosa oral. Isso depende da localização, tamanho, forma, aplicação e cuidado. Nosso papel é orientar os pacientes que possuem essas joias a manter um acompanhamento periódico e informá-los sobre os meios para prevenção de doenças causadas pelo uso e manutenção errada da peça”, alerta o cirurgião-dentista Wellington Hideaki Yanaguizawa.
Perigos
Ter um piercing é uma questão muito delicada, pois hábitos aparentemente inofensivos podem causar inflamações e evoluir para problemas mais sérios. Raspar ou prender o piercing contra os dentes ou gengivas, e tocá-lo com as mãos sujas pode causar erosões e desgaste do esmalte dentário, além de sensibilidades, cavitações dentárias e retração nas gengivas. Aliás, essa última é um dos problemas mais comuns, principalmente quando uma parte da joia fica na parte interna e a outra na parte externa da boca.
A cirurgiã-dentista Camilla Vieira Esteves alerta que os riscos aumentam com os piercings internos, normalmente colocados na língua, úvula e gengiva. “Os piercings internos podem ser mais danosos, pois aumentam os riscos de traumas e feridas que servirão como porta de entrada para infecções virais e bacterianas”. Outras consequências podem ser língua bífida, sensibilidades e mobilidades dentárias, halitose e lesões inflamatórias crônicas nos tecidos.
E o piercing colado?
Os piercings colados, por sua vez, causam problemas devido à formação de biofilme ao seu redor, podendo levar à cavitação do dente por processo carioso. Se o paciente não redobrar os cuidados com a higiene, removendo essa placa bacteriana, aumentam as chances de gengivite ou periodontite, e de possíveis mobilidades e até perda dos dentes.
E os grillz?
Os grillz são aquelas grades dentárias incrustadas de pedras preciosas, muito vistas em filmes e em alguns rappers. “Chamamos de facetas removíveis, pois elas são adaptadas através de um silicone que se molda ao formato dos dentes. Geralmente, são confeccionadas em ouro, prata ou metal com pedrarias. Por serem feitas de material metálico rígido, o principal problema são as fraturas dentárias com o uso prolongado, disfunções periodontais e infecções oportunistas, como a candidose - um grupo de fungos que pode colonizar a mucosa oral quando não higienizada corretamente. Além disso, se estiver mal adaptado, o acessório pode causar movimentações dentárias, agindo como um aparelho ortodôntico, porém sem planejamento algum”, explica Camilla.
Os grillz e piercings normalmente são feitos de prata, titânio e aço cirúrgico, e alguns pacientes podem desenvolver uma Reação Liquenóide de Contato, doença imunomediada em que o organismo apresenta resposta imunológica ao agente alérgeno. Assim, enquanto o paciente permanecer com o causador dessa reação, efeitos como lesões avermelhadas e linhas brancas (ou ‘Estrias de Wickham’) na mucosa bucal permanecerão, gerando desconforto, dor ou ardência. Portanto, se um de seus pacientes faz uso desses acessórios, é importante alertá-lo sobre os riscos, realizar uma avaliação criteriosa de sua cavidade bucal, além de orientá-lo sobre a forma correta de realizar a higienização, prevenindo problemas futuros.
Dica de livro: Fotografia Odontológica – Marco Masioli
Entretenimento
Se você sente que precisa aprimorar as fotografias odontológicas do seu site, rede social ou qualquer outro lugar onde você expõe o seu trabalho, preste atenção neste livro! O Professor Doutor Marco Masioli decidiu reunir todos os seus conhecimentos em fotografia odontológica, trazendo dicas muito importantes para você se comunicar melhor por meio desses registros.
Segundo o autor, ao serem capturadas corretamente, as imagens fotográficas apresentam diversas finalidades, tais como na documentação e na avaliação de trabalhos executados, no ensino, na comunicação entre profissionais, na orientação aos pacientes, no marketing e, inclusive, na elucidação de demandas legais. É aquele livro para se ter na estante e folhear sempre que pintar alguma dúvida. Um ótimo investimento!
É possível prevenir o mau hálito matinal?
Saúde
O mau hálito matinal é algo bastante comum e que acomete grande parte das pessoas. Ele acontece porque, durante o sono, o fluxo de saliva diminui e o pH de nossa boca torna-se mais ácido, aumentando a concentração de microrganismos nessa região, contribuindo, assim, para o odor indesejado.
Mas é possível prevenir o mau hálito matinal? Sim! Alguns hábitos realizados ao longo do dia podem sim ajudar a evitar o fenômeno pela manhã. São eles:
· Caprichar na higienização bucal após as refeições e, principalmente, antes de dormir, fazendo a escovação correta e utilizando o fio dental em todos os dentes;
· Limpar a língua pelo menos 1x ao dia, removendo a placa bacteriana, principal causadora do mau hálito;
· Ir ao dentista geralmente de seis em seis meses, para realizar limpezas periódicas e descartar outras possíveis causas para o mau hálito;
· Usar um enxaguante bucal sem álcool.
Essas são as dicas básicas que devem fazer parte da rotina de todos os pacientes. Sempre busque reforçar a sua importância durante as consultas, além de estimular a sua prática. Combinado?
Saiba como criar um conteúdo assertivo para cada rede social – parte 3
Marketing e Gestão
Finalizando a nossa série de conteúdos sobre redes sociais, hoje vamos falar sobre duas redes que, muito provavelmente, não foram as primeiras opções pensadas por você para a produção de conteúdo: YouTube e Pinterest. “Mas eu só uso o Pinterest pra pegar referência de decoração pra minha casa e wallpaper pro meu celular!”. Simmm, ela é ótima para isso, mas também é uma plataforma muito boa para divulgar conteúdos sobre o seu trabalho. E o YouTube então... Se liga!
YouTube
O Youtube é, sem dúvida, a maior e mais acessada plataforma de vídeos dos últimos tempos. A rede passa por constantes atualizações, principalmente a respeito de suas políticas internas. Por isso, é de extrema importância se atentar a qualquer mudança na hora de assegurar a permanência de seus vídeos na plataforma.
Para produzir bons conteúdos para o YouTube, a dica é assistir os vídeos publicados na rede para se familiarizar com a linguagem da plataforma, que não aceita má qualidade no visual e muito menos no conteúdo. Além disso, é preciso ter muita atenção com os títulos e descrições dos vídeos. Lembre-se de usar palavras-chave e técnicas de SEO, ok?
Por último, mas não menos importante, aparece o Pinterest! Essa é uma rede muito visual, onde você pode publicar fotos, vídeos e infográficos. O que a diferencia das outras é o fato de funcionar como um motor de busca, assim como o Google. Por isso, foco nas palavras-chave ao compartilhar seu conteúdo! E claro, capriche na identidade visual. Sabemos que lá tudo é bem estético e você não quer ficar um passo atrás por conta disso, né?
Agora que você já sabe as características de todas essas redes, é hora de planejar o seu conteúdo e fazer sucesso na internet. E se você gostou desse formato de série de conteúdos, pode ficar tranquilo que vamos trazer muito mais para a nossa Newz. Fica de olho hein!
Raspador de língua 100% cobre – Holistix
Produto
O produto de hoje é uma dica e tanto para estimular o hábito de raspar a língua em seus pacientes. Afinal, sabemos que é uma prática que ainda não é muito adotada e, principalmente, quando feita sem o auxílio de um bom raspador, torna-se pouco eficiente e não muito agradável de ser feita.
O raspador de cobre da Holistix é antibacteriano e promove uma raspagem eficaz e prática da língua. O material não enferruja, além de ser seguro, sustentável e resistente. Pode ser usado em qualquer momento do dia, mas a marca incentiva o hábito pela manhã, como forma de detox natural, já que durante a noite o nosso corpo elimina toxinas através da língua, formando uma película branca.
Usuários do produto relataram que, ao adotar esse hábito logo cedo, o paladar ficou mais apurado. Outro benefício é a melhora na digestão.
O raspador também está disponível em aço inoxidável. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
Use a criatividade e torne a concorrência irrelevante
Professor Convidado
A maior certeza que temos nessa vida é: nunca vamos viver sem concorrência. E, infelizmente, muitos profissionais desanimam (e até desistem!) por conta disso.
O artigo que trouxemos hoje é justamente para você, profissional, que está precisando ouvir uma palavrinha incentivadora que te ajude a se superar quando o assunto é concorrência. De nada!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.