Será que estou vivendo ou apenas existindo?
O despertador tocou e com ele, a tristeza e o sono. Nem as 3 xícaras de café ajudaram a acordar. 15 bocejos por minuto e aquele cochilinho no banheiro. Sabe o que isso significa? A segunda chegou.
Odontologia da NYU instala sistemas cirúrgicos robóticos
Tecnologia
A Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York tornou-se a terceira escola de Odontologia nos Estados Unidos a adquirir, instalar e usar dispositivos robóticos para cirurgias de implante dentário.
Os dispositivos Yomi permitirão que os alunos de pré-doutorado e pós-doutorado aprendam como a tecnologia robótica de última geração, com sua precisão durante a cirurgia dentária, pode aumentar e melhorar a prática clínica e o cuidado do paciente.
O Yomi é o primeiro e único dispositivo cirúrgico robótico liberado para cirurgia de implante dentário pela Food and Drug Administration dos EUA, de acordo com a NYU. O sistema utiliza softwares para planejar procedimentos de implantação dentária e fornece orientações visuais e físicas em tempo real para alcançar o plano. Destina-se a ser usado em pacientes adultos que se qualificam para implantes dentários.
Usando o sistema Yomi, o médico primeiro cria um plano virtual para colocar o implante dentário usando varreduras 3D detalhadas da boca do paciente. O sistema então usa pistas físicas para orientar o usuário ao longo da implementação precisa desse plano, mas também pode ajustar-se dinamicamente para acomodar mudanças no meio do procedimento.
Dentistas do ES vão acionar a Justiça contra precarização do trabalho
Atualidade
O Sindicato dos Odontologistas do Espírito Santo (Sinodonto-ES) vai acionar a justiça para denunciar ilegalidades nos contratos estabelecidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) no âmbito do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).
Serão solicitadas ainda a abertura de concurso público ou processo seletivo, além de indenizações para os profissionais selecionados, como o adicional de insalubridade, suprimido na contratação.
Segundo o Sindicato, o governo do Estado anunciou que haverá um aumento no número de médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros contratados nas unidades municipais de Atenção Primária em Saúde (APS), mas o que ocorre na prática é a contratação de bolsistas para exercerem as mesmas funções desses profissionais. O contrato de bolsas de estudo não oferece nenhum direito trabalhista aos empregados, como férias e 13º.
Outro ponto questionado é o vínculo entre o profissional e a comunidade atendida por ele. O edital ICEPi/Sesa [Secretaria de Estado da Saúde] nº 02/2021 afirma que "estabelece normas para o processo seletivo simplificado para atuação de profissionais bolsistas médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas para o Componente de Provimento e Fixação de Profissionais do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS)". Entretanto, as relações de trabalho são tão precárias que acabam dificultando a formação desse vínculo na prática.
O início
Em novembro de 2020, o Sinodonto notificou o Ministério Público, o ICEPi e o governo do Estado sobre a questão. Em fevereiro, o sindicato levou ao Executivo a questão referente ao valor da bolsa oferecida aos cirurgiões-dentistas. Como não houve respostas, abriram uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho de Colatina e, em março, ocorreu uma audiência de conciliação sem qualquer acordo entre as partes. Após muitas reuniões, não havendo ainda acordo, a mediação foi arquivada, o que levou o Sindicato a optar pelo acionamento da Justiça.
"Em plena pandemia do Sars-Cov2, o que se vê, são profissionais abandonados à própria sorte, haja vista estarem atuando nas unidades básicas de saúde, diretamente com a população, sem qualquer tipo real de viés educacional, mas tão somente, com o claro objetivo de suprir a demanda dos municípios em relação aos profissionais da Saúde", lamenta a presidente do Sinodonto, Rossana Bezerra de Rezende.
Dica de produto: Deactivate Handheld LED Disinfection
Produto
A Xenex, fornecedora global de estratégias e soluções de desinfecção baseadas em tecnologia UV, trouxe ao mercado um dispositivo LED portátil de alta potência projetado para desinfectar rapidamente superfícies em espaços fechados, como salas de exames odontológicos e ambulâncias.
O Deactivate utiliza LEDs de alta potência para criar luz ultravioleta (UV) que, comprovadamente, desativa patógenos, incluindo o SARS-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, sem deixar para trás nenhum resíduo químico. Após a desinfecção, a área está disponível imediatamente para uso.
Testes baseados em evidências realizados no Texas Biomedical Research Institute demonstraram que o dispositivo atinge um nível de desinfecção de 99% contra SARS-CoV-2 em 30 segundos a 1 metro, 99% contra bactérias vegetativas em 1 minuto a 1 metro, e 99% contra esporos bacterianos em 2 minutos a 1 metro.
Para saber mais sobre o produto, clique aqui.
Preenchimento labial – Saiba tudo sobre o procedimento
Professor Convidado
O preenchimento labial já teve seu momento de febre, mas continua sendo muito procurado por famosas e pelas meras mortais. Ele corrige assimetrias, promove contornos mais definidos e elimina rugas ao redor da boca, além, claro, de deixar os lábios mais volumosos e bonitos.
No artigo de hoje, a especialista Dra. Ana Paula Moro Quinteiro fala um pouco mais sobre como funciona este procedimento. Só clicar na imagem acima para conferir!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.