Sexta-feira, sua linda!
Que bom te ver de novo! Semana com feriado é tudo de bom, porque quando a gente aprende a trabalhar de novo, já chega a sexta para lembrar o quanto é bom viver. Felicidade que chama!
Casos de fraturas dentárias aumentam durante a pandemia
Saúde
O novo cenário que surgiu com a pandemia fez com que aumentassem os casos de fraturas dentárias nos consultórios odontológicos. Questões emocionais resultantes dos meses de confinamento fizeram com que as pessoas desenvolvessem, principalmente, quadros de bruxismo.
A doença é a principal causadora de fraturas e desgastes, e tem como principais sintomas dor durante a mastigação, sensação estranha ao mastigar e mobilidade dentária excessiva. O desgaste dentário ocorre devido ao ranger dos dentes, que também pode causar fratura dentária. Este problema pode ser solucionado com restauração ou, em casos mais graves, extração e implante dentário.
Tecnologia
Os avanços tecnológicos de Odontologia facilitam muito os processos, principalmente durante a pandemia. Raio-x panorâmico digital, escaneamento 3D, e outros métodos permitem detectar problemas e fornecer um diagnóstico preciso na hora.
Além disso, esses avanços são muito vantajosos tanto para as clínicas, quanto para os pacientes, pois diminui as idas ao consultório e o tempo das consultas.
5 mitos comuns sobre os dentes do siso
Saúde
É unânime entre os dentistas: os sisos são os dentes que mais geram dúvidas nos pacientes. Preciso arrancar todos os sisos? Eles têm alguma função? O que não faltam são perguntas e mais perguntas. Listamos abaixo as principais.
Todo mundo cresce com os sisos?
Não! Apenas 65% das pessoas apresentarão dentes do siso nascidos ou erupcionados, porém não há garantia de que isso acontecerá com todos os quatro dentes. Em muitas pessoas, apenas um dente do siso nasce. A genética tem bastante influência sobre o desenvolvimento desses dentes.
Os dentes do siso crescem apenas em adolescentes?
Os dentes do siso têm sim maior probabilidade de aparecerem no período da adolescência, mas eles podem aparecer até os vinte e poucos anos. Se os dentes não forem identificados em radiografias até os 25 anos, é possível que não nasçam.
É normal sentir desconforto nos sisos?
Não. Normalmente, o desconforto pode indicar de que algo não está certo com os dentes. Eles podem estar sem espaço para nascer ou pressionando nervos ou outros dentes. Em caso de dor, o ideal é consultar um dentista.
A dor desaparece com o tempo?
Muitas pessoas deixam essa dor de lado, achando que ela passará sozinha depois que os dentes crescerem. Entretanto, a dor pode trazer problemas para a boca dos pacientes. Se os dentes impactados não forem retirados, podem afetar dentes vizinhos, entortar a arcada dentária por falta de espaço, entre outros problemas.
Remover os dentes do siso é doloroso?
Não necessariamente. A extração dos sisos é um procedimento simples e seguro, que pode ser realizada com o mínimo de dor. Porém, isso vai depender não apenas do profissional, como do posicionamento e da sensibilidade de cada dente.
Clareamento dental - Os erros que você mais comete
Professor Convidado
Clareamento dental é aquele procedimento que quando bem feito, traz um resultado maravilhoso, mas quando mal feito, pode trazer problemas sérios para a saúde bucal do paciente.
Pensando nisso, trouxemos este vídeo com os principais erros que os profissionais cometem na hora de realizar o procedimento. Clique na imagem acima e confira.
Dica de livro: Mulheres que Correm com os Lobos - Clarissa Pinkola Estés
Entretenimento
Decidimos mudar um pouco e, para esta sexta, trouxemos uma dica de livro para embalar o seu final de semana. ‘Mulheres que Correm com os Lobos’ é um livro antigo – foi publicado originalmente em 1992 – mas que tem dado o que falar recentemente, muito em função dos problemas sociais enfrentados diariamente pelas mulheres.
O livro busca resgatar uma característica feminina reprimida pela sociedade ao longo do tempo: o aspecto selvagem da mulher, tratado como parte inerente da natureza, que vive em harmonia com o primitivo, com as raízes evolutivas de sua espécie.
A autora Clarissa Pinkola Estés, que além de escritora, é psicóloga junguiana, busca as relações entre alguns mitos e a condição feminina mais primitiva, e as opressões pelas quais as mulheres foram submetidas ao longo do tempo. É proposta uma mudança na sociedade, principalmente nos homens, e, a todo momento, a autora evidencia a importância do autoconhecimento feminino e da luta coletiva na busca pelos direitos das mulheres. É um livro importante para as mulheres, mas principalmente para os homens. Vale a pena!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos segunda-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.