Só fala comigo depois do café!
Já deixo de sobreaviso, porque acordar cedo e de bom humor já é difícil, em uma segunda-feira então, impossível. Primeiro o café, depois uma horinha pra despertar e aí sim, quem sabe, role um bom dia!
Anvisa inclui Odontologia em plataforma de autorização para importação de canabidiol
Atualidade
A Odontologia agora faz parte da lista de especialidades da plataforma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com autorização para importar medicamentos que contenham canabidiol.
Anteriormente, não havia a opção de incluir o registro profissional de cirurgiões-dentistas no formulário eletrônico para a importação do medicamento. “Estávamos no limbo. Como o paciente não tinha a opção de incluir o CRO do dentista, a sensação que se passava era de que aquilo não parecia certo. Isso nos deixava muito angustiados e os pacientes questionavam essa situação”, explica o cirurgião-dentista Guilherme Martins.
Em outubro de 2021, o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal protocolou uma inquirição junto à Anvisa para regulamentar essa questão. De acordo com a resposta, a regulamentação era de responsabilidade do Conselho de Classe.
Neste mês, a decisão foi acatada, representando uma importante vitória para os profissionais de Odontologia.
A cirurgiã-dentista Endy Lacet, uma das responsáveis por levar a demanda para o CFO, comenta o feito e destaca outra necessidade da categoria: “Essa foi uma vitória muito grande, mas é apenas o primeiro passo. O objetivo principal é, de fato, a regulamentação dentro da RDC e, essa ação foi um reconhecimento público da agência mostrando que o profissional de Odontologia sempre teve, e tem, autonomia para prescrever os derivados da cannabis [...]. Galgamos ainda o direito de prescrever tanto os importados quanto os produtos nacionais, isto é, a RDC660/22, que foi atualizada agora, trata apenas dos medicamentos estrangeiros. Queremos então, que a classe também possa prescrever os medicamentos vendidos nas farmácias nacionais, que entra na normativa da RDC327/19, que caracteriza apenas os “profissionais médicos”. O próximo passo é atualizar esta normativa também.”
Na Odontologia, o CBD vem sendo indicado para o tratamento de bruxismo, dor orofacial, neuralgia de trigêmeo e síndrome da ardência bucal. Segundo Guilherme Martins, o uso da substância traz inúmeros benefícios para os pacientes, principalmente aos que apresentam reações aos anti-inflamatórios tradicionais. “Buscamos a sinergia dos medicamentos para promover um resultado mais vantajoso ao paciente. A cannabis é mais uma arma nesse rol de procedimentos. Tem paciente que não se dá bem com anti-inflamatórios convencionais, a cannabis pode substituir esses medicamentos sem efeitos colaterais”, conta.
O tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, também se pronunciou sobre a decisão. “A gente entende que a busca por novas terapias e por novos medicamentos deve ser uma constante na profissão de saúde. E essa busca deve ser feita sempre com bastante responsabilidade e embasamento científico. No nosso entender – aqui eu falo em nome do Conselho Federal de Odontologia e do presidente, doutor Juliano do Vale – a partir do momento em que a medicação tem uma indicação para a odontologia, e tem um embasamento científico, é muito interessante que o profissional conheça e faça uso dessa medicação.”, afirma.
Mais um mecanismo de tratamento eficiente e seguro para os nossos pacientes!
Fonte: Sechat
Unidades de Saúde Fluviais atendem mais de 30 mil pessoas em Santarém
Saúde
Na última quarta-feira (6), as regiões de rios de Santarém receberam três Unidades de Saúde Fluviais, que realizaram atendimentos clínicos, exames, procedimentos odontológicos, entre outros serviços de saúde.
O projeto foi criado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceira com o Projeto Saúde e Alegria (PSA) e com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Ao todo, 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e psicólogos realizaram os atendimentos. Estima-se que as embarcações alcançaram mais de 30 mil pessoas.
Referência nacional
Atualmente, Santarém é referência nacional na promoção de saúde por meio das unidades fluviais. O barco hospital surgiu em 2006, com o Abaré I. A partir dele, outros barcos passaram a ofertar os mesmos serviços em outras regiões do país, além de terem se tornado política pública federal na Amazônia e no Pantanal.
A estrutura dos barcos é adaptada à realidade da Amazônia, e são oferecidos serviços como consultas, exames laboratoriais, vacinas de rotina, emissão de cartão do SUS, consultas odontológicas, entre outros.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou sobre a importância de fazer parte de um momento histórico para a população ribeirinha. “É um momento de muita alegria, é mais um avanço, uma conquista muito grande. Não foi fácil conseguir concluir o Projeto Abaré II, mas deu certo, foi concluído e está pronto pra fazer a primeira viagem. Estamos reforçando cada vez mais a política de atendimento à população ribeirinha. É uma política pública que deu certo e passou a ser não só de Santarém, mas de outros estados.”, destacou Nélio Aguiar.
Fonte: PMS.
Dentista é condenado a indenizar paciente que teve rosto deformado após implante dentário
BiZarrices
Uma paciente de Venda Nova do Imigrante (ES) entrou com uma ação judicial contra um dentista após ter seu rosto deformado por conta de um implante dentário mal executado.
De acordo com a mulher, ao final do procedimento, percebeu que os pinos do implante estavam aparentes e os dentes, afastados da gengiva. O dentista afirmou que o resultado seria uma “questão de sorte”.
Após um tempo, ela decidiu procurar o profissional novamente em busca de soluções. Foi quando ele sugeriu que o procedimento fosse refeito, resultando em um pino mal inserido - que perfurou a camada óssea - e na perda do implante.
A paciente contou que foi até o dentista inúmeras vezes para tentar solucionar o caso, mas, em todas elas, o profissional não ofereceu nenhuma solução para o ocorrido.
O juiz da Vara Única de Venda Nova do Imigrante analisou o caso e afirmou que era de obrigação do dentista aplicar a melhor técnica para alcançar o resultado desejado pela paciente. A análise da perícia técnica concluiu que a causa do incidente foi a má execução do tratamento.
Assim, o dentista foi condenado por danos morais, devendo pagar à paciente indenização de R$ 10 mil, além do valor correspondente a um novo tratamento odontológico.
O advogado do dentista afirmou que ele irá recorrer da decisão.
Fonte: A Gazeta
Esqueça os estereótipos!
Marketing e Gestão
Tudo bem admirar e se inspirar na marca x ou y, mas, em hipótese alguma, deixe isso se sobrepor à sua autenticidade!
Assim como acontece com as pessoas, as marcas também têm sua essência, aquela característica que a torna única e a diferencia das demais. E quando você decide imitar o que outra empresa fez só porque deu certo, você abre mão disso tudo, sabia?
Por isso, saiba separar cópia de inspiração, fuja dos estereótipos e procure ressaltar o que há de mais especial em sua marca e transmiti-lo para o público. É isso que faz a diferença!
Seu site não está trazendo os resultados esperados?
Patrocinado
Se você já tem um site para a sua empresa, ponto positivo! Pois ele te dá maior visibilidade, credibilidade e ainda funciona como uma importante fonte de informações para os seus pacientes. No entanto, será que a página está garantindo tudo isso mesmo?
Afinal, diversos pontos devem ser levados em consideração para construir um site realmente efetivo e que atenda a todas as necessidades de quem o acessa. Você pode não saber quais são eles e nem a melhor forma de fazer isso, mas está tudo bem. Porque a Do It! One sabe e adoraria compartilhar tudo isso com você, além de fazer todas as otimizações que seu site precisa!
Ah! E se o seu negócio está começando agora e nem passa pela sua cabeça contratar uma agência de marketing, fica tranquilo. A Do It! One foi feita especialmente para os micro e pequenos empreendedores, o que significa baixo custo e resultados lá em cima!
Conheça melhor a empresa visitando o site. Vamos tirar esses planos do papel?
Qual a relação entre a Periodontite e as doenças pulmonares?
Professor Convidado
A ideia de que a infecção oral periodontal poderia aumentar o risco de pneumonia bacteriana, por aspiração das bactérias orais para o pulmão, foi proposta pela primeira vez por Scannapieco em 1992. A partir disso, diversos estudos se desenvolveram posteriormente sobre o assunto.
Quer saber mais sobre essa relação?
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos na quarta-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.