Só mais 10 minutinhos...
Pois é esse o tempo que você leva pra ler a Newz. Duvidou? Pode ativar o cronômetro e fazer o teste. Agora você não tem mais desculpas pra não se atualizar logo cedo. Estamos de olho!
Estamos de mudança, hein?
Já começamos a empacotar as nossas coisas e não vamos te deixar de fora, né?! Já se inscreve pra continuar recebendo a Newz em sua caixa de entrada, todas as manhãs, só pra não perder o costume! Clique aqui e venha curtir essa nova etapa com a gente! ♥
Mascar chicletes sem açúcar diminui o risco de cáries?
Saúde
É de conhecimento geral que os chicletes são grandes vilões quando o assunto é saúde bucal. Afinal, são um dos maiores causadores de cáries. Por conta disso, diversas marcas começaram a fabricar chicletes sem açúcar, afirmando que esses novos produtos não seriam prejudiciais para os dentes. Mas será que isso é verdade?
Muitos especialistas divergem quando o assunto é chiclete sem açúcar e saúde bucal. Enquanto uns acreditam que a goma de mascar pode ajudar a prevenir o aparecimento de problemas bucais, outros defendem que a única forma de garantir a limpeza dos dentes é por meio da escovação.
E aí, previne ou não previne?
De acordo com a Associação Americana de Odontologia, mascar um chiclete sem açúcar por 20 minutos após as refeições pode prevenir cáries, já que promove um aumento do fluxo de saliva na boca, além de fortalecer o esmalte dos dentes devido à produção de cálcio e fosfato. Se houver xilitol na composição do chiclete, esses efeitos são ainda maiores, já que esse ingrediente reduz a quantidade de bactérias.
Outra pesquisa realizada pelos cientistas do King's College London Dental Institute, Inglaterra, identificou que mascar chiclete sem açúcar após o procedimento de clareamento dental ajuda a reduzir a sensibilidade.
Apesar dos resultados desses estudos, mascar chicletes sem açúcar não substitui, em hipótese alguma, a escovação dental. Afinal, só ela irá garantir a limpeza completa da região bucal, além de reduzir os riscos de aparecimento de outros problemas bucais.
Momento Odontologia #100: Avanço da ciência deve impactar na prevenção e tratamento da cárie
Entretenimento
A cárie é uma doença bastante complexa e que atinge a maior parte da população. Mesmo com diversos avanços tecnológicos, ainda não existe uma forma de prevenção desta doença somente por meio da Odontologia. O episódio que trouxemos hoje do Momento Odontologia fala sobre a relação entre a cárie e a ciência, e conta com a participação de Regina Guenka Pama-Dibb, professora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP e especialista em prevenção e diagnóstico de cárie.
Para ouvir, clique aqui.
Dores de cabeça podem ser causadas por problemas bucais. Saiba como orientar seu paciente corretamente
Saúde
Ao sentir dores de cabeça, muitos pacientes rapidamente atribuem o incômodo a problemas de vista, enxaqueca ou estresse e, por isso, nem pensam em marcar uma consulta com o dentista. No entanto, muitos não sabem que problemas na região bucal também podem causar esse tipo de dor.
Daniela Borba, dentista especialista em Odontologia do sono, Ortodontia e Ortopedia facial, afirma que a dor de cabeça também pode estar relacionada ao bruxismo, apertamento dentário, má oclusão e a forma como nossos dentes superiores e inferiores se articulam.
Além disso, ela explica que pessoas que perderam dentes ou que possuem dentes mal posicionados acabam fazendo mais esforço muscular para o funcionamento do sistema estomatognático, e isso pode gerar fortes dores musculares na bochecha, lateral da testa, pescoço e ombros.
A dor de cabeça por causas bucais, ou dor referida, associada ao bruxismo tornou-se um problema muito comum na pandemia. A professora Natália Montarroios, 24 anos, percebeu que tinha um quadro grave de bruxismo quando seus parentes começaram a ter problemas para dormir por conta do ranger de seus dentes. “Eles não conseguiam dormir durante a noite por conta do meu bruxismo. Foi aí que considerei a possibilidade de esse ser o motivo das minhas dores de cabeça constantes e duradouras durante o dia”. Natália então foi ao dentista e iniciou o tratamento com placas dentárias, para minimizar os efeitos do bruxismo.
Tratamentos
Os problemas bucais que causam dores de cabeça podem ser tratados de diversas formas, dependendo das características de cada um. Os tratamentos incluem uso de toxina botulínica para relaxamento da musculatura envolvida, placas miorrelaxantes intraorais, acupuntura e fisioterapia. Antes de mais nada, é preciso identificar a causa do problema, para então definir a melhor forma de tratamento.
5 dicas para melhorar a experiência do paciente no consultório
Marketing e Gestão
Mesmo com toda a evolução e informação que existe acerca dos tratamentos odontológicos hoje em dia, muitas pessoas ainda sentem medo ou ansiedade na hora da consulta com o dentista. São vários os fatores que podem desencadear esse receio, mas cabe a nós, como profissionais, oferecer uma experiência agradável e segura para que o paciente sinta confiança no seu trabalho e volte a procurá-lo.
Confira abaixo 5 dicas valiosas para melhorar a experiência do paciente no consultório.
Ambar APS: estabilidade e resistência
Produto
O Ambar APS é um sistema adesivo para esmalte e dentina. Consiste em um adesivo convencional de 2 passos: primer e bond, concentrados no mesmo frasco. É indicado para todas as classes de restaurações diretas com compósitos (classes I, II, III, IV e V) e cimentos ionoméricos fotopolimerizáveis, reparos adesivos em cerâmica e compósitos e cimentação adesiva de peças protéticas em fibra de vidro, cerômero, cerâmica, resina e metal.
Benefícios
● Aumento do padrão de polimerização e diminuição da sensibilidade à umidade;
● Alto grau de conversão, proporcionando maior estabilidade da interface adesiva;
● BPA free;
● Potencial superior de adesão;
● Maior estabilidade e resistência ao filme adesivo;
● Aspecto incolor.
Para saber mais sobre o produto, clique aqui.
Dicas para planejamento de alinhadores Smart Aligner
Professor Convidado
Compreender as limitações e aprender mais sobre um método é essencial para proporcionar o maior conforto clínico possível ao paciente, principalmente quando o assunto é tratamento ortodôntico. Por isso, no vídeo de hoje, os professores Guilherme Capelozza e Fábio Guedes dão várias dicas de planejamento para o uso e a recomendação dos alinhadores Smart Aligner em consultório. Confira clicando aqui.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Inscreva-se em nossa nova plataforma e não perca nenhuma novidade!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.