Só não cai o nosso amor por você! 💖
Depois de um detox forçado de redes sociais, não tem coisa melhor do que acordar e saber que a Newz ainda está com você! Achou mesmo que íamos te deixar na mão? Até parece...
Estudo da Univates e da UFPel analisa o impacto da pandemia de covid-19 nos atendimentos odontológicos do SUS
Saúde
Professores e pesquisadores da Univates e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicaram, recentemente, um estudo que mede o impacto da pandemia de covid-19 no atendimento odontológico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O estudo, que abrangeu 5.564 municípios brasileiros, teve como foco o número de procedimentos odontológicos realizados pelo SUS. Foi feita uma comparação entre as taxas de procedimentos em cada mês de 2020 e de 2019, no período de março a agosto.
Para a análise, foi levada em consideração a legislação definida por cada governo no que diz respeito ao atendimento odontológico, já que muitos estados suspenderam as consultas. “Investigamos se os municípios pertencentes a Estados com decretos de restrição de atendimentos odontológicos teriam menores taxas de atendimentos, mas observamos que os decretos não foram os fatores fundamentais para explicar as mudanças nas taxas”, conta o professor da Univates, Luiz Alexandre Chisini.
O estudo revelou uma diminuição de 55% nos procedimentos realizados em março de 2020, e de 88% ou mais nos meses subsequentes. Os procedimentos preventivos coletivos foram os que sofreram maior queda (cerca de 99%), entre abril e agosto de 2020. Já os procedimentos que geram menos aerossóis, como exodontia, colocação de próteses e emergências, apresentaram menor redução.
De acordo com Chisini, o serviço público de Odontologia foi altamente impactado pelos efeitos da pandemia da covid-19. “A falta de acesso, a demora nos procedimentos eletivos e a falta de procedimentos preventivos coletivos podem resultar em um sistema sobrecarregado pós-pandemia”, comenta. Desse modo, o número de pessoas desassistidas durante este período também foi alto.
“As abordagens preventivas são extremamente importantes e são as mais efetivas e eficazes para controlar as principais doenças, não só as bucais. Com as normativas que restringem o contato social devido à pandemia – e vale ressaltar que elas são de extrema importância –, os tratamentos preventivos praticamente não foram realizados, o que pode agravar ainda mais o quadro de saúde bucal, principalmente nas populações mais vulneráveis. Além de a pandemia afetar a saúde bucal, ela provavelmente afetará mais as pessoas já socialmente marginalizadas e excluídas, agravando ainda mais as discrepâncias que observamos em saúde bucal”, finaliza o professor.
Hospital da USP promove ações de conscientização sobre as fissuras labiopalatinas
Saúde
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP promoveu, na última semana, uma série de ações de conscientização sobre as fissuras labiopalatinas. A iniciativa faz parte da Semana Internacional de Fissura Labiopalatina, realizada em parceria com a Smile Train, maior organização mundial dedicada à causa.
O objetivo das ações é conscientizar, promover inclusão e acolhimento, além de combater o bullying. O tema desta edição foi Todos os sorrisos são lindos, e aconteceram diversas atividades, como brincadeiras, lançamento de podcast, orientações na sala de espera, jogos interativos e ainda a nomeação do hospital como o primeiro Centro de Liderança em Fissura Labiopalatina do Brasil.
“Um reconhecimento desse é o resultado de um trabalho, de uma história. Precisamos lembrar e agradecer a todos que já passaram por aqui e aos que estão hoje, servidores, alunos, professores, e sempre agradecer àqueles que são os mais importantes, o paciente e sua família, que acreditam na nossa equipe”, contou o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).
A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP e ex-superintendente do HRAC-USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, complementou a fala do professor. “O Centrinho, sem dúvida alguma, é um local onde não tem como não se sentir acolhido. Então, desde muito tempo, a sensibilidade, o selo emocional que o Centrinho deixa em todos eu levo comigo na minha vida profissional. O Centrinho tem uma importância fundamental na vida de milhares de pessoas, mães, pais, pacientes, profissionais, pessoas que acreditam num amanhã”.
A fissura labiopalatina afeta uma a cada 650 crianças e tem impacto direto em suas vidas. Os pacientes podem apresentar dificuldades na alimentação e na fala, além de alterações dentárias. No entanto, um dos maiores problemas relacionados à condição é seu impacto na autoestima, principalmente por conta do bullying, que pode se fazer presente na vida dessas crianças. A psicóloga e chefe da Seção de Psicologia do HRAC ressaltou a importância do acompanhamento psicológico não só com as crianças, mas também com seus responsáveis. “A Psicologia no HRAC procura ter uma atuação preventiva em relação a essas questões. Assim, desde a primeira consulta, procura-se acolher os familiares e auxiliá-los no enfrentamento do diagnóstico da fissura labiopalatina, de forma que consigam fortalecer a autoestima e o comportamento de resolução de problemas do filho com fissura. No decorrer dos retornos, estas questões são frequentemente abordadas e, quando necessário, faz-se encaminhamento para psicoterapia”, contou.
Fonte: Jornal da USP
Instagram testa função ‘Pessoas selecionadas’, que permitirá escolher quem verá seus stories
Redes Sociais
Ao que tudo indica, o recurso de ‘Amigos próximos’ vai ganhar um novo substituto. No último dia 29, o Instagram iniciou os testes do recurso ‘Pessoas selecionadas’, em que o usuário consegue selecionar quem terá acesso a cada um de seus stories. Tava demorando, hein?
O teste está acontecendo apenas no Brasil e, de acordo com a plataforma, será liberado aos poucos aos usuários a partir desta semana. A empresa afirmou ainda que o objetivo do novo recurso é dar mais liberdade aos usuários na rede.
"O Stories se tornou o lugar para se expressar e compartilhar momentos do dia a dia. E, algumas vezes, as pessoas não querem compartilhar o mesmo conteúdo com todo mundo. Poder selecionar diferentes grupos de pessoas para compartilhar Stories já era uma demanda que a nossa comunidade vinha nos pedindo há algum tempo", conta a equipe da rede social.
E aí, gostaram da novidade?
Quais as recomendações clínicas em Periodontia para pacientes com diabetes?
Professor Convidado
Está bem estabelecido que a relação entre diabetes e periodontite é bidirecional, ou seja, diabéticos possuem um risco aumentado para periodontite, e a periodontite pode causar ou agravar o diabetes. Assim, são várias as recomendações e cuidados com a saúde bucal envolvendo esses pacientes.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.