Sorria, hoje é seu dia! 🦷
Você é especialista em colocar sorrisos na boca dos pacientes, mas hoje é o nosso dia de te fazer sorrir. Preparamos até uma edição especial... Feliz Dia do Dentista!
Curiosidades sobre a Odontologia
O mundo da Odontologia é uma verdadeira caixinha de surpresas. A profissão, que se moderniza cada vez mais e oferece um campo de atuação gigantesco, carrega muitas curiosidades – e bizarrices – por trás de sua história. E tem dia melhor do que o Dia do Dentista para compartilhar isso com você?
Cáries no Egito Antigo
Alguns crânios encontrados no Egito Antigo continham vestígios de cáries. Na época, acreditava-se que as lesões eram causadas pela ingestão de vegetais fibrosos e pães duros. Já a dor de dente era causada, segundo os egípcios, por pequenos vermes ou demônios que invadiam os dentes e cavavam seus tecidos.
Cocaína foi o primeiro anestésico
Lá no comecinho da Odontologia, não existiam anestésicos. Por isso, as extrações eram feitas rapidamente, para minimizar o sofrimento dos pacientes. Mas em 1860, Nieman utilizou o primeiro anestésico, que era, nada mais, nada menos, do que cocaína.
Em 1905, Ein Horn sintetizou a procaína, empregada até hoje.
Fio dental pré-histórico
Um suposto fio dental foi encontrado entre os dentes de homens pré-históricos. O fio dental que conhecemos hoje foi inventado em 1815, pelo dentista Levi Spear Parmly. Na época, ele era feito de seda.
Dentaduras feitas com dentes de... cadáveres
As primeiras dentaduras eram bem diferentes das que conhecemos hoje, já que eram feitas com dentes de cadáveres, por volta do século 19. Esse fato ficou conhecido principalmente na Batalha de Waterloo. Foram retirados os dentes de 50 mil mortos para a fabricação de próteses, carinhosamente apelidadas de “dentes de Waterloo”.
As próteses criativas da antiguidade
Antigamente, como não existiam tratamentos para dentes com cárie, a solução era arrancá-los e colocar uma prótese em seu lugar. E, convenhamos, os humanos pré-históricos eram muito criativos!
Eram utilizados dentes de animais, inlays em pedras semipreciosas, dentes esculpidos em osso ou marfim, amarrados com fios aos dentes que sobravam. Também eram usados diversos tipos de enfeites: foram encontrados mais de 50 tipos em próteses.
O maior dente humano do mundo
Em 2018, um dentista croata extraiu um dente de cerca de 3,72 centímetros. Rapidamente a notícia chegou ao Guinness Book, que incluiu o dente na lista de maior dente do mundo! Imagina a extração...
Outras curiosidades...
Até o século 18, os pacientes eram amarrados à cadeira durante os procedimentos;
Durante muitos anos, os barbeiros que cuidavam dos dentes das pessoas;
A escova de dentes mais antiga do mundo foi encontrada em uma tumba egípcia com data de 3 mil a.C.;
Para extrair os dentes, os incas utilizavam uma resina corrosiva e aplicavam um golpe de estaca para arrancá-los.
Você conhece a história da Odontologia?
Cá entre nós, a Odontologia é uma profissão muito interessante. A prova disso são as curiosidades acima, que demonstram que algumas ideias, à primeira vista mirabolantes, criadas por algumas pessoas para cuidar dos dentes, deram certo e foram aperfeiçoadas até chegar às técnicas de hoje. E conhecer a história da nossa profissão é fundamental para entendermos o porquê de algumas práticas e comportamentos.
Vamos fazer uma pequena viagem no tempo e conhecer um pouco mais sobre a história da profissão?
As primeiras referências à Odontologia
As primeiras citações sobre cuidados bucais datam de períodos antes de cristo (a.C.). Em uma escavação no Paquistão, foram encontrados nove indivíduos com cerca de 11 dentes que receberam cuidados cavitatórios. Infelizmente, não havia nenhum vestígio do material utilizado.
Já no Egito, foram encontrados manuscritos relatando dores de dente e feridas gengivas no ano de 3.700 a.C. O primeiro “dentista” a ser citado por lá foi Hesy-Ra.
Foi também no Egito que foi desenvolvida a primeira pasta de dentes, entre 3.000 e 5.000 a.C. Ela era feita de mirra, pedra-pomes, cinzas e cascas de ovos.
As primeiras soluções para dor de dente
Os antigos tinham diversas teorias curiosas para explicar a dor de dente. Uma delas era de que as cáries eram causas por pequenos vermes, semelhantes às larvas de insetos. Logo, para combater esse “mal”, eram realizados rituais religiosos.
Em Roma, Andrômaco, médico do imperador Nero, utilizava a teriaga, um antidoto para venenos, para tratar dor de dente. Seu princípio ativo era o ópio, que controlava a dor e dava a sensação de bem-estar.
As extrações dentárias da antiguidade
Na antiguidade, cáries e dores de dente eram tratados por meio da extração, que era realizada por barbeiros, sem anestesia e em local público. A cirurgia era realizada com um “pelicano dental” e, mais tarde, uma “chave dental”, nosso fórceps de hoje em dia.
Em 1700, surgiram novos instrumentos, como as chaves de Garangeot e alavancas rudimentares.
O termo “dentista” foi introduzido na França, por Guy de Chauliac, em 1363. Ele foi o primeiro a usar ligaduras intermaxilares em fraturas e a recomendar que os dentistas fossem os profissionais responsáveis pela extração dos dentes.
O grande salto da Odontologia
No início do século 18, surgiu o pai da Odontologia Moderna, o francês Pierre Fauchard. Ele publicou, em 1728, o “Tratado dos dentes para os cirurgiões-dentistas”, que descrevia a anatomia oral, sintomas de patologias bucais, técnicas para remoção de cáries, restaurações e transplantes dentários. Um grande salto para a Odontologia.
No Brasil, de 1746 a 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou responsável pela prática odontológica que aprendeu com seu padrinho. Segundo relatos da época, ele “Tirava com efeito, dentes com a mais sutil ligeireza e ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”.
Em 1820, o francês Doutor Eugênio Frederico Guertin, formado pela Faculdade de Odontologia de Paris, obteve licença para exercer a profissão no Rio de Janeiro. Em 1819 ele publicou o primeiro livro de Odontologia do Brasil: “Avisos Tendentes à Conservação dos Dentes e sua Substituição”.
Diversos outros dentistas estrangeiros vieram para o Brasil, trazendo novos conhecimentos do exterior para ensinar e aplicar no país.
O ensino da Odontologia no Brasil
O primeiro curso de Odontologia do Brasil foi fundado em 1884, em um decreto assinado por D. Pedro II. Inicialmente, o curso era vinculado às faculdades de Medicina do Rio e da Bahia. A separação ocorreu apenas em 1933.
Em 1947, o curso de Odontologia passou a ter duração de 4 anos na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A primeira turma de dentistas brasileiros se formou em 1951.
Os primeiros consultórios odontológicos
As primeiras cadeiras odontológicas foram utilizadas no período de 1790 a 1812. Elas não possuíam iluminação própria. Assim, a sala deveria ter boa iluminação e a cadeira, colocada próxima à janela. Em 1892, foi lançada uma cadeira inovadora, com movimentos realizados por manivelas.
Em 1872, a S. S. White Company lançou o primeiro motor elétrico. Em 1884, nasceu a anestesia tópica. Logo após, as anestesias injetáveis foram sendo descobertas.
E tudo isso foi só o começo! Ano após ano, surgiram novas técnicas e instrumentos, como forma de auxiliar no trabalho do dentista e proporcionar melhores experiências ao paciente. E isso continua até hoje! Não é à toa que a Odontologia carrega tanta história e avanços.
O Conselho Federal de Odontologia montou uma agenda com eventos, que abordarão as mais diversas especialidades, e que acontecerão não só no dia de hoje, como nesta semana, em comemoração à data. Clique aqui e acesse!
A Newz de hoje foi uma pequena homenagem aos nossos queridos leitores dentistas, que exercem uma profissão tão digna e importante. Parabéns a todos vocês, responsáveis por tantos sorrisos!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.