Tá quente, né? 🌞

Aquela velha tática de puxar assunto falando sobre o clima... Percebeu que eu gosto de conversar com você, né? Então aproveita que hoje eu trouxe os últimos babados da semana. Vem comigo!

Mulher ingere broca durante atendimento odontológico e objeto vai parar em seu pulmão

BiZarrices

Uma paciente de 55 anos teve uma surpresa em sua última consulta ao dentista, que aconteceu no final do mês passado. Iolanda Mariano de Melo Simplício ingeriu uma broca durante uma extração e permanece com ela alojada em seu pulmão até hoje, exato um mês depois. De acordo com o filho de Iolanda, Rohnhalyson Mariano, a mulher vem sentindo fortes dores e já perdeu cerca de 10kg desde o ocorrido.

O caso aconteceu no município de Lajes, no Rio Grande do Norte, e a Secretaria Municipal de Saúde da região deu assistência para a realização dos exames e da cirurgia. No entanto, o procedimento foi desmarcado, pois um dos equipamentos utilizados na cirurgia quebrou. Segundo o filho de Iolanda, o município se ofereceu para custear a operação em um hospital particular.

O professor Laércio Melo, do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, afirmou que esse incidente pode ocorrer em consultórios odontológicos. "A principal causa é a não adaptação entre a caneta de alta rotação, que é o motor que o cirurgião dentista utiliza na realização de procedimentos odontológicos, com a broca. A partir dessa não adaptação, é possível o paciente acidentalmente broncoaspirar esse instrumento", explicou.

No entanto, algumas medidas podem evitar que esse imprevisto aconteça. "A primeira delas é sempre o profissional verificar essa real adaptação entre a broca e a caneta; a segunda é utilizar um lençol de borracha separando essa área que está sendo tratada com a região de orofaringe", informa o docente.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o dentista envolvido no episódio foi afastado e não voltará a atender no município.

Fonte: G1


Prefeitura de Macaé lança cartilha educacional sobre saúde bucal

Atualidade

A Prefeitura de Macaé produziu uma revista em quadrinhos sobre saúde bucal que será distribuída para as crianças da rede municipal de ensino. No último dia 23, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e a primeira-dama, Quelen Rezende, se reuniram com a Coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Beatriz Soares Bittencourt, para definir mais detalhes dessa distribuição.

“A educação envolve o desenvolvimento de diversos setores na vida do escolar, inclusive a saúde bucal, que vamos intensificar o trabalho”, comentou o prefeito. Quelen falou sobre a importância do material em atender as crianças em fase escolar. “A ideia é passar as informações de forma didática e atrativa para as crianças”, ressaltou.

A revista, intitulada “A Turma do Júlio e a Saúde Bucal”, busca trabalhar a saúde bucal de forma lúdica e divertida, principalmente neste momento de pandemia. Ela aborda o trabalho desenvolvido pelos dentistas que vão às escolas fornecer orientações sobre a saúde bucal, orientando no momento da escovação, uso de fio dental, pasta de dente adequada, e dicas para evitar cáries, utilizar o flúor, entre outros pontos.


Power Block: gel bloqueador de oxigênio

Produto

Power Block é um gel hidrossolúvel bloqueador de oxigênio, indicado para recobrir a superfície de restaurações, cimentos resinosos e laminados, durante o processo de fotopolimerização, impedindo a formação da camada não polimerizada inibida por O2.

É indicado ainda para a lubrificação de fios retratores, facilitando sua inserção gengival e evitando lesões nos tecidos moles.

Benefícios:

- Gel de glicerina com alta hidrossolubilidade

- Lubrificante

- Profissional: vem em seringas com ponteira plástica para melhor aplicação

Mais informações no site da BM4.  


Quais as recomendações clínicas em Periodontia para pacientes com diabetes?

Professor Convidado

Está bem estabelecido que a relação entre diabetes e periodontite é bidirecional, ou seja, diabéticos possuem um risco aumentado para periodontite, e a periodontite pode causar ou agravar o diabetes. Assim, são várias as recomendações e cuidados com a saúde bucal envolvendo esses pacientes. Saiba mais clicando abaixo!


Já volto!

A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!


Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.


E aí, gostou do que leu?

Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.